terça-feira, 10 de novembro de 2015

BACABAL - CONFESSO QUE VI, OUVI E ATÉ VIVI

Zé Lopes
Depois de longo e quente período sem chover, aproveitando uma carona do oftalmologista Dr. Eufrásio, fui a Bacabal deixar as peças do meu Fiatzinho que está sob a responsabilidade do mecânico Willian e resolvi passar o fim de semana. 
Dr. Eufrasio
Entre tantas mazelas e antagonismos, acabei sendo ator, longe de ser o principal,  de várias peças encenadas na imensidão de uma cidade teatro, literalmente teatro, onde os inúmeros palcos desprovidos de qualquer  iluminação, espalhados aleatoriamente, viraram alvo de uma plateia cansada, descontente, arrependida, revoltada e acima de todo, esperançosa. Mas esperança em que? Em quem? Andei, conversei com pessoas, vi, ouvi, vivi e muitas vezes quis até falar,  mas achei melhor ficar calado.

Descobri uma coisa: Bacabal não sabe quem quer, mas com toda certeza, já sabe quem não quer. Quem ama Bacabal está fora da política, por isso a cidade está largada, abandonada ao acaso, ao destino, agonizando a passos largos e olhos nus.

Cheguei  por volta das 18;00h, falei com os meus familiares e fui direto no Salão do Neto, dar a arrumada no cabelo e na barba. O assunto era política, o asfalto que estão botando nas ruas. Foi Flavio Dino ou Zé Vieira? Esse asfalto é a uma emenda de Zé Vieira e é coordenado por ele.

Terminei de me embonitar e saí com Willian. A cidade totalmente parada. Fomos em vários bares, todos fechados, apenas a AABB garantia  um bom publico por causa da Copa Ouro. Enquanto isso, três homens muito bem vestidos e fortemente armados,  invadiam a Caixa Econômica Federal , rendiam os guardas e roubavam mais de  hum milhao de reais, alem de deixar toda a agencia estilhaçada.

Dr. Bento Vieira
Procurando o que fazer, encontrei o advogado e apresentador de televisão, o Dr, Bento Vieira, sentado na esquina da Rua Magalhaes de Almeida, perto do Colégio Nossa Senhora dos Anjos onde aproveitamos para falar de tudo um  pouco, lá encontrei o amigo Nilson Fazenda, Clariano e tambem Zé lago. Lá recebi o convite do apresentador Dr. Bento Vieira para ir ao seu programa no sábado.
Clariano
De lá fui até a AABB onde encontrei vários amigos. O radiologista Jefferson, o blogueiro Sergio Mathias, o apresentador Carlos Borromeus, os advogados Dr. Clenilton, e Dr. Jefferson Santos, o coordenador da Copa Ouro, Aulio, Gabriel, Delcio, as professoras Nagila e Janete Waléria. 

Dr. Cleilton, Serginho mathias e Zé Lopes
                                                                                                                    Aulio
Gabriel
Crooner da banda Ostentação
Crooner da banda Ostentação
Nagila
Rosarinha
Janete
Delcio
Silvana
Adicionar legenda
Dr Jefferson e Zé Lopes
Francisca e Zé Lopes
Zé Lopes e Braz

Destaque para Adson que na sexta-feira completou  52 anos e comemorou com a esposa Sâmia e a cunhada Joana. Foi uma festa muito bonita. O casal tem tres belas filhas Bruna, Brenda e Beatriz
O aniversariante Adson e sa esposa Sâmia
mia, Adson e amigas
 Joana

Da AABB segui para conhecer o Bar do Lula no Bairro DAreia. Muíta gente. Demorei  um pouco e fui matar a fome como nos velhos tempos; Bode no leite de coco na rodoviária.  Janete me acompanhou
Cuca 
Crooner da banda Lula

De lá pra casa. Sábado pela manhã depois de  um bom sono, levantei e fui dar uma olhada no velho quintal. Tomei  banho e fui fazer um lanche na Casa do Suco, lugar onde encontrei Dr. Lisboa e conversamos rapidamente. Tamencontrei meu grande amigo Pereirão.
Zé Lopes e Dr. Lisboa
Pereirão
Como guardo as tradições dos antigos, fui visitar alguns amigos. Comecei pelo casal Abel e Claudinha, de lá passei pela casa do meu amigo, o cantor e compositor Dió, que anda meio desiludido com a atual administração e principalmente com a cultura. Ele me levou pra ver a Praça Firmino Neto toda depredada. A mesma coisa acontece com a praça São José, a praça do Bolo.
Dió ostrando a Praça qebrada
Praça do bolo e rinas
A parte mais triste desta minha estada em Bacabal foi chegar na residência da minha amiga, a fomentadora cultural e poetisa Joselina Silva e Parga Leite, a popular Dona Bebê, e encontrá-la cega, vitima de  um acidente em seu jardim. Rezo para Deus e Santa Luzia lhe devolva a visão. Que ela se recupere rápido.
Zé Lopes e Dona Bebê
As 13 h estava na TV dando a entrevista para o Dr, Bento Vieira dentro do programa Parlamento onde falamos apenas de cultura, musica e literatura. 
Zé Lopes no Prograa Parlamento
De lá fui para a residência de Janete Valéria onde aconteceu a festa do grande maestro Victor Paraíba pelo recebimento do Título de Cidadão Bacabalense.
O novo bacabalense Victor

Aí foi festa.  Grande numero de artistas se fizeram presentes. Paul di Anka, Carol, Antônio Carlos, Zé Lopes, Abel Carvalho, Iudson Cassio, Alisson Sambinha, Perboire Ribeiro, Telinho, Marcelo Duarte, Morgana, Thayrine e o som rolou até tarde.
Zé Lopes e miri
Pal e Antônio Carlos
Pal e Carol
Victor, Carol e Telinho
Victor e marcelo  
Victor, Perboire e Telinho
marcelo, Toninho,l Sabinha, Waschinton   
marcelo, Perboire, Zé Lopes, Telinho 
Victor e Toninho
Pal, Thairine
Panorama
Pedro Neto, Perboire,é Lopes e Victor
A belissia Tetê
Pedro Neto, Zé Lopes e Perboire
Panorama 2 
Panorama 3 
Adicionar legenda
Waschinton, Iudson e Zé Lopes
Zé Lopes e a bela Iris
Panorama  

Também copareceram para prestigiar Victor (ex-Paraiba) agora Bacabal, Walterlino, Léa Valdilena, Irismar Facundes, Marcelo Facundes,Tetê,  a poetiza Iraide MartinsMiri, Eliane Santos, Jefferson, Professor Pedro Neto. o reporter Ray Lima

E em sua fala, o novo cidadão bacabalense fez questão de frisar os nomes dos musicos Dionézio, Dionízio e Jacinto como os maiores incentivadores do seu sucesso, aos quais foi dedicado o titulo. Vitor está prestes a ganhar  outro presente, é que sua esposa Walmária está chegando esta semana da China onde fez sua especialização, com isso, seu filho Enzo, que está com a sogra, tamm voltará ao convívio.

Victor Bacabal
Além de muita cerveja gelada, a festa foi  movida a uma suculenta feijoada preparada por Janete e uma galinhada preparada por Bibiça.

O certo é que ganhei de  um casal de idosos que hospedei na minha casa quando perdera a consulta e tiveram que esperar para o dia seguinte, tucupi, farinha de puba e coco babaçu. do meu amigo Pascoal ganhei a pimenta no leite de coco, de Dr. Efrásio ganhei   um saco de manga rosa e alguns kilos de linguiça caseira apimentada. Minha despensa e minha geladeira agradecem.
Tucupi
Coco Babaç
Farinha de puba
Pimenta no leite de coco
manga rosa
Linguiça caseira

 Na Night

Jefferson, anete e Zé Lopes
Na night
Na night
Na night
Na night
Na night
Sambinha 
Na night
Na night
Na night
Na night
Na night
Na night
Na night
Na night
Na night
Na night
Na night

Nenhum comentário:

Postar um comentário