quarta-feira, 25 de novembro de 2015

INSATISFEITA, A BASE GOVERNISTA ESVAZIA SESSÃO DA AL E NÃO VOTA PRIORIDADE DO GOVERNO

plenariovazio
A base governista na Assembleia Legislativa esvaziou o plenário na sessão de ontem e impediu, com a manobra, a apreciação do Proje to de Lei nº 235/2015, de autoria do Poder Executivo, protocolado na Mesa Diretora da Casa em regime de prioridade.

O projeto, que precisa ser apreciado em dois turnos, trata do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2016-2019 do Estado. O texto já conta com parecer favorável da Comissão de Orçamento, Finanças e Fiscalização do legislativo, mas precisa passar pelo plenário.

A manobra, segundo fontes de O Estado, ocorreu por conta da insatisfação de parte da base governista com o tratamento dado por parte do Governo do Estado em relação às demandas individuais na Assembleia.
Os deputados reclamam que o Governo autorizou o pagamento de apenas 1/3 das emendas parlamentares, o que teria provocado a mobilização em bloco da base.

Logo após ter sido iniciada a Ordem do Dia, os deputados começaram a deixar o plenário.

Contagem – Ao notar a mobilização da base governista, o primeiro secretário da Mesa Diretora da Casa, Edilázio Júnior (PV), que é membro da oposição, solicitou a contagem do quórum.

O primeiro vice-presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), que presidiu a sessão, autorizou então a verificação por parte da Mesa. Depois de constatar o número insuficiente de parlamentares na sessão, ele determinou a suspensão dos trabalhos por 5 minutos, para que os deputados que estavam em seus gabinetes retornassem ao plenário.

A estratégia, contudo, não deu certo. Em decorrência da ausência do número mínimo de deputados, o projeto – que tramita em regime de prioridade, como havia solicitado o Poder Executivo em protocolo -, não foi apreciado.


Rogério Cafeteira (PSC), líder do governo na Casa, tentou apenas rebater dois pontos específicos apontados pela oposição, mas desistiu ao perceber a manobra da base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário