domingo, 10 de abril de 2016

QUANDO TUDO É IMPORTANTE

CHEIRO

Nas minhas caminhadas matutinas, bem ao amanhecer, para evitar tomar muito sol (aqui em São Luís 7 horas da manhã, o sol já está a pino), gosto de fazê-las para "degustar" o aroma, o perfume das flores (muitas vezes ventiladas pelo ar que vem do mar), dos capins, das pessoas perfumadas indo para o trabalho, e muitos outros cheiros!
Um carro que desce a rua "exala" aquele cheiro de oficina mecânica, cheiro de estrada (lembrando viagem), até o restaurante contribui para este meio ambiente "soltando" o cheiro de comida preparada, carne afogada na cebola roxa, e vamos que vamos!
Nada como desfrutar de uma viagem para o interior, poder vislumbrar aquelas paisagens de coqueirais sentindo o cheiro de castanha de caju torrando ou da aproximação de churrascarias ou bares assando algo para comer, que têm aquele "odor" característico e convidativo.
Tem lojas que a gente conhece pelo cheiro e não é raro alguém antes de tomar algum "líquido", cheirá-lo antes, ou quando vai comer saladas e frutas dar uma "guaribada" olfativa para ver se não tem nada estragado cheirando azedo.
Os cães farejam tudo antes de comer, aliás, o cachorro que se preza usa de seu olfato até para identificar "humanos" amigos e inimigos, e, também para rejeitar algo que lhe incomoda ou partir para o ataque!
Assim como identificamos os cheiros agradáveis, também "captamos" aqueles indesejáveis, que faz nojo a quilômetros de distância.
O cheiro "desperta" a fome, incentiva o paladar, a insalivação, faz a gente ficar com a boca cheia d'água...
Pense estar num aglomerado, numa torcida de futebol, atolado num ônibus superlotado e alguém "soltar" um mal cheiro ou estar com o desodorante "vencido", aquele "sovaco" fedorento.
Mal cheiro, por ser mais abundante, exala para tudo quanto é lado, dá para sentir-se mal, alguns até vomitam.
A higiene pessoal é fundamental, seja na escovação dos dentes, banho diário, lavando as "partes" íntimas, locais considerados estratégicos do mal odor, do cheiro ruim.
Cheiro de cebola, de enxofre, e, existem ainda cheiros desagradáveis os mais variados possíveis, que incomodam.
Cheiro de cigarro, bafo e cheiro de pinga, camisa suada, esgoto, garapa azeda...
(Certa vez quis embarcar num avião da Gol com um alho descascado comprado no Mercado Central de Belo Horizonte. E o troço cheirava longe. No aeroporto foi uma luta embarcar com ele, os atendentes recusavam liberar seu transporte, até que, aquele que estava despachando as malas, deu várias voltas com um plástico adesivo na maleta que levava o "fedorento, liberando-o no momento em que eu estava já desistindo).
Cheiro de bebê, aquele talquinho super cheiroso. Cheiro de roupa nova, de roupa lavada, de carro novo...faz a gente se sentir nas alturas, num paraíso...
De cabelo cheirando shampoo, e de corpo cheiroso saindo do banho...
O cheiro de perfume espalhado no ambiente quando alguém faz aquela "borrifação" e está saindo de casa...
E tem aquele duplo sentido do cordão cheiroso...
No cheiro vem muita inspiração, tem a banda de axé Cheiro de Amor, Aqui no Maranhão tem uma peça "Tá bom, Cheirosa!).
Tem planta cheiro verde, e tem cheiro que faz inebriar, o da arruda queimada, flambada na cachaça, na frigideira.
Cheiro de frango frito, frango assado, picanha na brasa, lombo de porco no forno...carne no churrasco.
Cheiro de peixe costuma causar aborrecimento e constrangimento...incomoda muito.
Mas tem o cheiro ruim de arroz queimando ou de alguma coisa que passou do ponto e está torrando no fogão...
O cheiro tem seu lado carinhoso, o cheiro nordestino, aquele que vem junto do abraço, o cheiro no gangote, o cafuné (é normal alguém chegar até a gente e dizer "-posso lhe dar um cheiro"?).
Tão importante quanto o gosto e outros sentidos, considero o cheiro o mais destacado, o mais importante, sem ele a vida não tem graça. O faro é indispensável!
Um cheiro!!!(outra mania carinhosa que o nordestino inventou para o lugar do "tchau", mais brasileiro por sinal)!
Um bom cheiro pra vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário