sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

PEC DE ROBERTO COSTA PODE SOLUCIONAR PROBLEMAS DA AL

 

Na última sessão de 2022 da Assembleia Legislativa do Maranhão, foi aprovada, por unanimidade, na tarde de ontem, quinta-feira (22), o Projeto de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do deputado estadual Roberto Costa (MDB), que amplia a possibilidade de atuação dos deputados estaduais em cargos e funções para além da esfera estadual.

A partir de agora, o artigo 39 da Constituição Estadual do Maranhão passa a vigorar com a seguinte redação:

“Não perderá o mandato o deputado investido no cargo de ministros de Estado; de secretário de Estado, do Distrito Federal, de prefeitura de capital, de interventor municipal ou chefe de missão diplomática, secretário-executivo de Ministério ou equivalente; dirigente de autarquia, fundação pública, agência, empresa pública ou sociedade de economia mista ou administrador regional pertencentes à Administração Pública Federal ou Estadual”.

A PEC pode solucionar até mesmo a eleição para a Mesa Diretora da AL. É que existe um convite para que o atual presidente da Casa, Othelino Neto (PCdoB), assuma a Rebras (Representação Institucional do Maranhão em Brasília).

No entanto, existiam dois impedimentos para isso. O primeiro era transformar a Rebras em uma Secretaria Ordinária e a segunda era justamente o receio de correr o risco de perder o mandato, caso assumisse um cargo fora do Maranhão.

É bem verdade que Othelino Neto tem negado essa possibilidade, mas o convite segue feito para o atual presidente da AL, que abdicaria da disputa da Mesa Diretora e podendo assim também acompanhar o mandato da esposa, Ana Paula Lobato, que atualmente é vice-prefeita de Pinheiro-MA, mas a partir de fevereiro deve assumir o Senado Federal. Ana Paula é a primeira suplente de Flávio Dino, que assumirá o Ministério de Justiça e Segurança Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário