sexta-feira, 22 de setembro de 2023

O SEXTO MARANHENSE INDICADO AO STF

 


O atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), é um dos favoritos para ser indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para o Supremo Tribunal Federal (STF) em substituição a ministra Rosa Weber, que em outubro deixará a corte.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, Flávio Dino não será o primeiro indicado ao STF.

Blog do Zé Lopes fez um levantamento e confirmou que se Dino for realmente indicado, será o sexto maranhense a receber indicação para o STF.

No período conhecido como Primeira República, que vai de 1889 a 1930, o maranhense Costa Barradas, foi o primeiro a assumir a função de ministro no STF. Ele foi indicado em 1891.

Já em 1894, outro maranhense assumiu a função, dessa vez por indicação de Floriano Peixoto. Trata-se de Pindaíba de Matos.

O terceiro maranhense indicado ao STF foi João Pedro. Ele ocupou a cadeira de ministro de 20 de janeiro de 1897 a 2 de novembro de 1910.

O quarto maranhense elevado à função de ministro do STF foi Viveiros de Castro. Ele ocupou cadeira na mais elevada Corte do país entre 3 de fevereiro de 1915 a 14 de abril de 1927.

O quinto e último maranhense a ocupar a função de ministro do STF foi Carlos Madeira. Ele ficou no posto de 19 de setembro de 1985 a 17 de março de 1990. Madeira foi indicado pelo então presidente José Sarney (MDB). Vamos esperar a decisão de Lula para saber sse realmente Dino será o sexto maranhense indicado ao STF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário