terça-feira, 2 de dezembro de 2025

O FIM DA AUTO ESCOLA

 


Agora é oficial. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, no dia de ontem, segunda-feira (1º), uma resolução que acaba com a exigência de aulas em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A norma entra em vigor após publicação no Diário Oficial da União, prevista para os próximos dias.

O Governo Federal entende que a mudança tende a ampliar o número de condutores habilitados e reduzir a quantidade de motoristas sem formação adequada, estimados atualmente em 20 milhões em todo o Brasil.

Com a nova resolução, as aulas teóricas continuam existindo, mas sem uma carga horária mínima pré-definida. As aulas poderão ser feitas: presencialmente; de forma remota ao vivo; ou por videoaulas gravadas.

Além disso, a mudança mais drástica é o fim da exigência de que as aulas práticas aconteçam exclusivamente em autoescolas. Agora, surge a figura do instrutor autônomo, que poderá atuar mediante autorização do Detran. Também houve redução da carga horária mínima: de 20 horas para apenas duas horas de prática obrigatória.

A ideia de diminuir os custos é válida, mas seria melhor e menos arriscada diminuir as taxas que o condutor precisa pagar para tirar a habilitação, do que efetivamente tirar a exigência de que as aulas práticas ocorram em autoescolas.

Se já não bastasse o risco do fim das autoescolas e um consequente desemprego, o receio é cada vez mais tenhamos motoristas menos preparados nas ruas e avenidas das cidades brasileiras.

Será que os próximos motoristas vão querer contratar pessoas capacitadas para dar aulas? Esse valor pago para esses profissionais seria de fato bem menor do que o atualmente pago em autoescolas? Será que os veículos que serão utilizados para as aulas práticas serão de fato adaptados para essas aulas com segurança? parece uma decisão extremamente arriscada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário