quinta-feira, 27 de março de 2014

VEREADOR ROGÉRIO SANTOS QUER IMPLANTAÇÃO DE UM CAPS AD EM BACABAL



Além da aprovação unanime o requerimento de Rogério Santos recebeu elogios dos vereadores Manoel da Concordia, João Garcez Filho e Reginaldo do Posto. Rogério agradeceu ao apoio, ao usar a tribuna, explicando sua atuação e participação nesse movimento não deveria se limitar a participação em palestras realizadas em escolas e associações de moradores na sede e zona rural, mas, sim na defesa de uma politica de enfrentamento ao combate as drogas que se traduz efetivamente com a implantação do centro.Ativo militante em causas sociais em Bacabal o vereador Carlos Rogério Santos Silva (PPS) fez tramitar, e teve aprovado de forma unanime, na última sessão da câmara municipal, proposição pessoal que requer a imediata implantação pela administração pública da cidade, de um centro de atenção psicossocial álcool e drogas (CAPS AD).
Na justificativa de sua proposição o vereador explicou que “pela falta de uma política de combate é crescente o número de usuários de drogas na cidade de Bacabal e o município não dispõe de uma unidade de recuperação de dependentes. O CAPS AD é uma unidade de saúde especializada em atender os dependentes de álcool e drogas, dentro de diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do paciente em liberdade, buscando sua reinserção social. Desta forma, o CAPS AD oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua”.
Rogério Santos destacou ainda que “o apoio da família é fundamental neste processo, então semanalmente, são realizadas pelas psicólogas, um grupo para atendimento aos familiares de pacientes, palestras onde são esclarecidas dúvidas, anseios e dado o suporte que a família necessita”.
Sobre o funcionamento do centro ele justificou que “o CAPS AD possui uma equipe multiprofissional formada por dois psiquiatras, duas psicólogas, uma médica clínica geral, uma assistente social, uma terapeuta ocupacional, uma farmacêutica, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um professor de educação física, uma professora de artes, além da equipe administrativa. Na unidade são oferecidas atividades recreativas, educativas e profissionalizantes, como aulas de artesanato, mosaico, pintura em tela e tecido e produção de bijuterias. Além disso, se realizam caminhadas e atividades na piscina, proporcionando mudança de comportamento e, consequente, melhora na qualidade de vida dos pacientes. Ainda, são realizadas palestras educativas pela equipe de enfermagem, psicoterapias de grupo e, quando necessário, sessões de psicoterapia individual”.
A clientela, finalizou Rogério Santos, são crianças, adolescentes e adultos com dependência química causada por substâncias psicoativas.


Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário