sexta-feira, 4 de setembro de 2015

COLUNA DO ZÉ LOPES - ONDE VOCE VAI PASSAR O SEU FERIADÃO






Não tem brasileiro que não curta um feriado, principalmente um prolongado, e o ludovicense é um iluminado, pois  ganha mais o dia 08 de setembro, dia em que se comemora aniversário de São Luis.

A poetiza e compositora Sema Delado vai curtir em casa
Crise à parte, o que não falta é opção para um bom deleite nesses dias de sol, verão, praia, brisa e expectativa de muita curtição. O clima já é de partida e chegada e a coisa parece que vai funcionar em forma de escambo: Quem é do interior vem para a capital e quem é da capital vai para o interior. É, mas só parece.

Apesar do feriadão, quatro dias de folga, sem contar que a galera já enforca a sexta, tem muita gente que preferiu a tranquilidade do lar e o aconchego dos seus para comemorar essa folga, como é o caso da poetisa e compositora Selma Delago que vai ficar na Ilha curtindo a família. O professor Arquimedes também preferiu ficar na Ilha e preparar um churrasco para degustar com esposa e filho. O jornalista Joel Jacinto irá aproveitar esses dias para descansar, assim como o gerente financeiro do Banco do Nordeste, Herbert Luis.

Sempre bem morena, bronzeada, a professora de educação física e colunista social Carmem Lopes, decidiu permanecer em São Luis e curtir uma bela praia com alguns amigos. Sem fugir da sua rotina, nas noites irá para a igreja Comunidade Viva fazer suas orações. Tomando rumo diferente, o blogueiro e estudante de Direito, Louremar Fernandes vai visitar as belezas que só Carolina tem, e o político Nivaldo também estará naquelas bandas,  mais precisamente na Chapada das Mesas, Riachão, Carolina.

A antropologa e Escritora Ademas vai a Pindaré
Mas tem outros destinos preferidos por celebridades que fogem ao calor e ao sol escaldante que hoje paira sobre os dias maranhenses. O Poeta e ex-vereador Paulo Campos, o radialista Zé do Forró e o médico Dr. José Manoel, por exemplo,  irão aproveitar o frio da Serra do Ipu, no Ceará, para curtir o feriadão regado a  um bom vinho. Se depender da inspiração do poeta maior, o Paulo Campos trará de lá obras mágicas.. 

A antropóloga,  pedagoga e escritora Ademas Galvão, acompanhará seu primo, o advogado  Ademar Galvão que vem de Belém- Pará, até a cidade balneária de Pindaré onde será   comemorado os 80 anos do senhor Odilio, pai de Ademar.   A professora Irismar Facundes viajará para o interior, mais precisamente para Junco do Maranhão onde visitará amigos regado a um bom papo e a uma cervejinha.

Já pra outras bandas, o engenheiro em informática Ezrael Nunes irá com a família para a cidade de Turiaçú para o sitio do sogro onde vai ter muita festa a base de peixe assado na brasa. O advogado Dr. Geraldo Brasil irá com seu filho caçula Pedro Fernando pescar no Wang Park, em São Luis,  também fará voos de ultra-leve no Cavu e fechará o feriadão lendo um bom livro.


Sem muitos planos, o assessor politico Hermano Nogueira irá ficar no conforto da sua mansão em Bacabal, na sua varanda à beira da piscina curtindo a familia. Karime Branco, sua esposa, está preparando uma bela festa. 

Muitas das pessoas que contactei não quiseram dizer pra onde iriam nestes longos dias de úteis inutilidades ou de inúteis utilidades, mas uma coisa é certa, se formos colocar na ponta do lápis, ou melhor, nos números da folhinha, sexta-feira, sábado, domingo, segunda e terça. E haja folga, e haja preguiça e haja lugares bons pra se viver esses dias. 

Eu, por exemplo, ficarei em casa e já reservei um livro do Gabriel Garcia Marques e um de Fernando Sabino para ler no feriadão e nos intervalos vou ouvir uma boa música africana de Salif Keita, Baba Mall, Lokua Kanza e separei para rever os filmes Papillon, Alcatraz e Um Sonho de Liberdade. Também tenho uma garrafa de um bom wisk.

Livros separados por Zé Lopes
E você, onde vai passar seu feriadão e fazendo o que?

Professor Arquimedes e esposa Tunica - Churrasco em casa
Jornalista Joel Jacinto - Descansar no feriadão
Nivaldo - Feriadão na Chapada das Mesas
Carmem Lopes - Praia e igreja
Louremar - Carolina
Paulo campos - Ipu - Ceará
Dr. Zé Manoel - Ipu- Ceará
Zé do Forró - Ipu - Ceará
Ademar Galvão e Esposa - De Belém para São Luis, Bacabal e Pindaré
Irismar Facundes - Junco do Maranhão
Ezrael Nunes - Turiaçu
Hermano Nogueira - Aconchego do lar
Karime Branco - Piscina e festa
Zé Lopes - Posso te fazer uma surpresa

Nenhum comentário:

Postar um comentário