terça-feira, 1 de setembro de 2015

HOJE É ANIVERSÁRIO DE Dr. LUIS EUFRÁSIO


“Quero chegar na minha sepultura com a história de quem nunca se acomodou, nunca roubou, nunca deixou de pensar ,estudar, falar ou tentar a melhor síntese da sua consciência”

 - Segunda porta à direita, sala 13,  segunda porta à direita, sala 13, repete incansavelmente durante todo o dia a loiríssima Ana Cuba, secretária assistente de Dr. Eufrásio, um dos oftalmologistas mais requisitados e um dos mais conceituados do nosso país. – Não tem mais vaga esse mês para consulta com o Dr. Eufrásio, repete ao telefone e direto ao paciente dezenas de vezes ao dia, a secretária atendente Flávia. Registrado com o nome de Luis Eufrásio Ribeiro Filho, esse filho do comerciante Luis Eufrásio e da dona de casa Cleonice Silva Ribeiro, é incansável, inquieto, cumpridor de seu dever e está sempre procurando em colher novos aprendizados. Humano ao pé da letra e ás mãos da palavra, com vistas grossas para a injustiça, para os desmandos e para atos ilícitos, Dr. Eufrásio tem o dom da palavra e não poupa nenhuma para detonar qualquer errado de plantão. Casado com a enfermeira Sheila Veloso da Silva, funcionária do Hospital Socorrão II em São Luis-Ma, pai de Aarão Luiz da Silva, estudante da 7ª série no Colégio Reino Infantil, São Luis-Ma, Dr. Eufrásio trabalha no Instituto de Olhos São Luis ,situado na  Av. Silva  Maia   419  centro - São Luis- Ma.


Eufrásio foi menino da roça, da tropa de burros, destino cigano, viajante contumaz, seguidor de seus pais, aventureiros por convicção e por necessidade.  Livre, ele teve uma Infância  de felicidade plena e inquestionável. Nasceu em Bacabal-Ma, no dia  01/09/1962 , de lá foi morar no povoado  Centro do Josias,  onde  seu pai , um Cearense arretado e  trabalhador tinha um  pequeno comercio e uma roça. Depois  que o  comércio acabou, sua família se mudou para o povoado Turí (hoje Araguanã) pra botar  novas roças, de lá para o povoado Santa Tereza do Paruá, também para  cultivar novas  roças.  Como esse tempo era só brincadeira, banho de igarapé, passarinhadas, pescarias e pequenos mandados do campo, não dava para estudar, pois  nestes  interiores não tinham escolas  e  Eufrásio só cursou a 2ª série em torno dos 10 anos de idade e como sua professora só tinha estudado até esta série não podia ensinar outras mais avançadas. daí então ficou só brincando. Eufrásio estudou a 1ª serie no povoado "Centro do Josias", na época  município de Monção,   hoje  município de Zé Doca, a 2ª série  no povoado Santa Tereza do Paruá ,na época  município de Turiaçú e hoje município de Presidente Médici, a  3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª série, 1º e 2º ano científico no Colégio de Nossa Senhora dos Anjos, onde, devido deficiência  nas condições financeiras familiares foi agraciado por uma bolsa de estudo em todos estes anos e o 3º ano cientifico no Colégio Moderno, em Belém do Pará, com ajuda de familiares mais abastados. Sem negar suas raízes e com todo esse nomadismo, dá pra ver a sua inquietude e o seu constante gosto por aprender coisas novas. 

Eufrásio sempre considerou a sua vida maravilhosa e a  sua mente buliçosa nunca o deixou ficar quieto. Em Bacabal, quando criança foi vendedor  de dindin, bolo, milho assado, passarinho, bilhetes de loteria, jogo do bicho, empacotador de fumo e depois já mais adulto foi garimpeiro de Serra Pelada (inspirado por seu avô, januário Boca Rica)  e  bancário do Banco do Brasil, de onde ainda guarda saudades.
Ele adora pescaria ,  estudar, pesquisar, ver  coisas diferentes da sua rotina de trabalho, só pra mudar, bolinar, transgredir os conhecimentos e pensamentos .
No seu entendimento, a constância leva ao emperramento, mas aceita as opiniões contrárias como verdades dos outros, não absolutas e quase nunca  do seu convencimento. Eufrásio é tudo isso .

Parabéns pelo seu aniversário




Nenhum comentário:

Postar um comentário