domingo, 6 de setembro de 2015

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE PARA O FERIADÃO



Estamos vivendo mais um período de feriado prolongado, muitos exageros são cometidos neste período. Por conta das festas o consumo de álcool é muito grande, o sono é muito restrito ou até mesmo inexistente para alguns, a exposição ao sol é exagerada e o corpo de alguns entra em colapso pela carga de atividade física imposta para um corpo sem preparo.
Cuidados básicos de saúde precisam ser observados, pequenos exageros são facilmente contornados, mas grandes exageros deixaram seqüelas ao corpo sofrido de muitos. Abaixo você vai encontrar dicas simples para este período.
- Cuidado com o consumo de álcool, muitos dizem que o álcool é diurético, pois logo após começar a beber já começam a freqüentar o banheiro. Na verdade ele promove desidratação, ainda mais associado ao período de verão que promove uma maior sudorese.
- Hidrate-se constantemente, não vale beber um grande volume de água em um determinado período e depois passar o restante do dia sem ingerir água.
- A água não pode ser substituída por sucos, refrigerantes ou chás estimulantes (mate, preto, verde, branco, amarelo e vermelho), nem mesmo a água de coco pode ser considerada um substituto da água, o único substituto são chás (camomila, erva doce, cidreira, maracujá, abacaxi, etc), mas estes devem ser consumidos sem doce ou adoçados com adoçante de sucralose ou stévia.
- Talvez seja incoerente com este período, mas o sono é fundamental para termos uma boa qualidade de vida, o sono durante o dia nunca ira substituir o sono noturno. Quanto mais cedo você for dormir melhor será para o seu organismo, mas assim que acabar este feriado vá para cama cedo, a ciência já comprovou que podemos recuperar o sono de noites mal dormidas.
- Cuidado com a exposição ao sol, ele é fundamental para a saúde, mas pode causar sérios problemas a curto e a longo prazo. Uma exposição exagerada ao sol sem proteção pode provocar queimadura de graus variados. E sabemos que uma exposição ao sol sem proteção pode favorecer o risco futuro de câncer de pele.
- Com relação à atividade física seria ótimo se você tivesse feito um preparo físico anterior, mas agora proponho uma prática sistemática de atividade, começando com caminhadas leves, nos primeiros dias elas ajudarão a colocar o corpo no ritmo normal. E a longo prazo ajudarão a recuperar o peso ganho neste período.
- O consumo de frutas é importante neste período, pois oferece carboidrato que confere energia para o corpo funcionar e evita a intoxicação do fígado pela bebida alcoólica.
Depois que o feriado terminar, faça a escolha por uma vida simples é a melhor dica que poderia trazer para você.
Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário