domingo, 23 de outubro de 2016

A VIA CRUCIS DE ZÉ VIEIRA - ATRÁS DA LINHA VERMELHA


O que ocorre na verdade, é que os dois grupos mais votados já estão em plena campanha, cada um a cada dia se dizendo vencedor, mas, os dois sabem que não serão prefeitos em decorrência da eleição passada. Agora, o negócio é não perder os adeptos de cada grupo.
Dr. Luiz Eufrásio Ribeiro Filho
Passei alguns dias sem tocar no assunto Zé Vieira, a máxima da politica de Bacabal. Como sou membro de muitos grupos de WatsApp, apesar de pouco interagir, sempre antes de dormir vou abrindo um por um, lendo o que me interessa e deletando.
Esta semana, o que me fez voltar ao assunto, foram as chamadas feitas no grupo de WatsApp Bacabal On Line pelo apresentador de TV e administrador do grupo Tony Silva, anunciando para esta quinta feira, dia 20 de outubro, um acontecimento que iria mudar a vida politica de Bacabal. Juro que fiquei preocupado, pois, pra mudar a vida politica de Bacabal no momento, só se cair uma bomba e acabar com tudo. Correu na cidade a hilária noticia de que o Deputado Carlinhos Florêncio traria o diploma de Zé Vieira em mãos. Só em Bacabal mesmo!!!
Como factoides se alastram como rastilhos de pólvora e o povo, mais do que enganado, cai nessa esparrela de boatos, que sem dúvida nenhuma, são arquitetados pelas  cabeças pensantes, tanto de um lado como de um outro, pois nessa divergência do judiciário, ninguém sabe ainda o que vai acontecer e se tiver uma nova eleição os dois lados estão na mente da população.
Qualquer coisa que se move é um alvo. Uma liminar derrubada no TCU – Tribunal de Contas da União, pelos advogados de Zé Vieira, causou um frisson danado entre os eleitores de Zé Vieira e na imprensa aliada. A conotação que foi dada era que Zé Vieira tinha sido deferido. As manchetes dos blogs vieiristas eram taxativas. O que muita gente não sabe é que o TCU não tem nenhum poder sobre o judiciário, o TCU trata do administrativo e essa liminar só vai somar como defesa no julgamento final no Supremo Tribunal Federal. Então, tudo dantes como no quartel de Abrantes.
“Ainda acho que terão novas eleições, não sei quando, dependerá de quando houver o julgamento do TSE (trânsito em julgado) e antes disso assume o presidente da câmara dos vereadores eleito em 1º de janeiro de 2017. Pode esperar, assim está na lei. Só não ocorrerá se o TSE mudar o entendimento da lei, que prevalecerá (criará jurisprudência para todo o Brasil e acho que a corte não se deixará cair no descrédito”, opina o advogado Dr. Luiz Eufrásio Ribeiro Filho.
Em uma conversa com o jornalista e blogueiro Abel Carvalho, ele afirmou que por enquanto tudo continua do mesmo jeito, Roberto Costa prefeito eleito  Zé Vieira indeferido com recurso.
O fato real é que Zé Vieira perdeu por 6 X 0 no TRE e entrou com Embargos Protelatórios e esses embargos devem ser julgados pelo próprio TRE. Em paralelo ele está tentando derrubar as condenações que tem. “ Ele derrubou três liminares, mas todas terão seus méritos julgados não sei quando. Ainda tem mais uma ou duas condenações no STJ que tem que derrubar. Depois disso ainda tem uma tal de Noticia de Elegibilidade. Tem muita água pra rolar até dezembro, ou janeiro, ou fevereiro ....diz o jornalista Abel Carvalho.
Já para o advogado Dr. Clemisson Cesário, a nova decisão dá uma grande esperança para o Zé Vieira. “Fazendo uma analise de forma genérica, pois não tenho acesso ao processo de Zé Vieira, mas o TSE acenou para esses prefeitos que tem crime de improbidade, nos dois requisitos, tanto no enriquecimento ilícito, que é o mais difícil de ser comprovado, como o desvio do erário público, esse mais fácil para o MP. Se conseguirem comprovar que o Zé Vieira, tanto enriqueceu ilicitamente, como o desfalque no erário público praticado em sua gestão, é que ele será impedido de ser diplomado, do contrário, ao que tudo indica, se o processo judicial dele só for essas três contas no TCU e esse crime de improbidade for julgado igual ao primeiro, Zé Vieira vai ser diplomado” Explica o advogado Dr. Clemisson.
São tantas as opiniões, divergentes por demais.
“Penso que não há outra hipótese senão ter nova eleição” reitera advogado e blogueiro Dr. Rogério Alves .
Conversando com um desembargador amigo meu, ele foi categórico em afirmar que Bacabal não terá uma nova eleição e que Roberto Costa será diplomado.
De forma mais democrática, o também advogado Dr. Bento Vieira Sobrinho, finalizou “ O que está acontecendo é que as interpretações dos artigos estão conforme as paixões”
- E por que será que o Dr. Bento Vieira, depois de bater muito no prefeito Zé Alberto, agora anda de braços dados, dando entrevistas e defendendo o homem a ferro e a fogo?
- Eu sei, mas isso é assunto para outro artigo.
Um bom domingo na todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário