sexta-feira, 14 de outubro de 2016

HOJE É ANIVERSÁRIO DE SELMA DELAGO

 
Quem está trocando de idade no dia hoje é a belíssima Selma Delago. Uma das artistas mais completas da Musica Popular Produzida no Maranhão. ela, a cada dia que passa, vem se tornando a nossa maior expressão. Poetiza, compositora, letrista, instrumentista, uma das mais premiadas artistas maranhenses, essa mãe de Fernanda e Karina Delago comemorará a data com amigos e familiares e o que não vai faltar é música de primeira.
PRA RELEMBRAR

Não é novidade pra ninguém que a auto-estima da musica produzida por maranhenses anda muito em baixa. Se pegarmos a ponta do fio dessa meada, retrocederemos a uns bons 10 anos atrás onde as toadas “Esqueça” de Zé Raimundo Gonçalves e Oberdan Oliveira na voz de Vovô da Favela para o Boi Pirilampo e “Se não existisse o sol” de Zé Inaldo na interpretação de Chagas para o Boi da Maioba, foram as últimas composições que fizeram sucesso na tão badalada Musica Popular Maranhense.
Sem nenhum interesse das rádios, longe das grades de programação, a nossa resistente produção agoniza e se arrasta, mas se mantém ali, esperando uma política cultural para acontecer. De uns tempos pra cá, pouca coisa se viu ou se ouviu de interessante  dentro da nossa MPM, e se formos acentuar esse fato, veremos logo o declínio de bandas como Manu Bantu, Tribo de Jah, Legenda e outros cantores que antes lotavam casas, praças, teatros, quadras, hoje não o fazem mais, e, alguns até estão correndo para outras áreas como a pintura e a literatura. Se as nossas rádios não tocam as nossas músicas, quem vai tocar? quem vai nos conhecer?

 
Dentre todos esses entraves, a Musica Popular Brasileira Produzida no Maranhão tem a grata surpresa de revelar agora, a compositora Selma Delago e a satisfação de poder mostrar parte pequena de sua obra, em seu primeiro CD, “Fiz um samba pra você”, na belíssima voz de Fernanda Garcia.

 A COMPOSITORA

Longe dos convencionais jargões emocionais e batidos, Selma Delago, além de uma excelente compositora, teve a imensa coragem de se lançar no mundo musical com o samba, ritmo de figuras carimbadas e sem muito investimento e notoriedade em novos autores. 

Independente, ela trilha um caminho iluminado pelas cores verde e rosa, matizes que fazem parte do seu intimo inspirador e o amor, a decepção, o tempo, a saudade, a solidão, a sintonia com o bom, com o belo, com o emocionante e até com a tristeza da perda, faz de Selma Delago a mais nova e surpreendente aquisição que a nossa música tanto precisava.

Ainda sem muita execução nas rádios locais, a música desta irrequieta Selma Delago já ultrapassou fronteiras e barreiras, já quebrou tabus e o maior festival de sambas do Brasil, o EXPOSAMBA, já lhe garantiu notoriedade em várias edições e em grandes centros musicais como o Rio de Janeiro e São Paulo, ela já é bastante conhecida pelos maiores ícones do gênero..


Selma Delago, pouco a pouco vem se tornando conhecida no Brasil e em eventos estaduais de renome como o “FESMAP” – Festival de Música de Pinheiro, “Onde Canta o Sabiá”  Mostra Musical do SESC, Festival de Marchinhas do SESC, Festival de Toadas de Santa Inês, dentre outros, ela vem abrilhantando com seu talento e sua música. Ultimamente foi produzido por ela e pela musicista e compositora Carol Cunha, um novo CD com canções de vários gêneros e muitas participações especiais, entre elas Tom Cleber e Cesar Nascimento. Essa diversidade musical é que faz de Selma Delago a maior revelação da atualidade do nosso cancioneiro.

Se o Maranhão não mais revela ninguém no cenário musical, esse verbo agora ganha outra conjugação, ficou no pretérito pois agora Selma Delago é o presente em ascensão e do lado direito da arte de compor com maestria, só precisa ser mais tocada nas rádios, só precisa ser mais ouvida pois em termos de compor com qualidade, ela está entre os maiores e melhores compositores do país e fazendo sambas para o mundo, Selma Delago vai botando todas as cartas sobre a mesa.
A Selma Delago nossos votos de muitas felicidades, paz. amor e muito som.
parabéns

Nenhum comentário:

Postar um comentário