quarta-feira, 19 de outubro de 2016

QUADRINHOS, CHARGES, MONTAGENS E HUMOR

Charge em alusão ao comicio nde encerramento da campanha de Zé Vieira.  Wesley Safadçao, o fenÇomeno

Desde criancinha gostava de ver revista em quadrinho e semp´re preferia os personagens mais hilários como Recruta Zero, Zé Carioca, Irmãos Metralhas, Chico Bento, Bolinha, figuras que fazem parte não só da minha criancice, mas de toda uma vida.
As revistas em quadrinho, além de facilitar muito o gosto pela leitura, era objeto de troca, principalmente nas portas dos cinemas, nas bancas que fazíamos nas calçadas e objeto de coleções.
Na minha adolescência colecionava uma revesta chamada MAD, era só sátiras, piadas e tinha personagens fantásticos como Spy X Spy, dois espiões que se digladiavam.
 
Tomado pelo fascínio dos quadrinhos, cresci lendo um monte de revistas como Tex. Ken Parker, Fantasma, Mandrake, Zorro,Tio Patinhas e muitas da minha geração e até hoje guardo algumas no meu acervo.
Comecei a trabalhar escrevendo para jornais e me lembro de uma charge, não me lembro o ano, mas foi o último campeonato tanto de Zico pelo Flamengo como para Roberto Dinamite pelo Vasco, os dois times perderam e foram desclassificados e a charge era os dois lado a lado, de costas e o chargista conseguiu nos seus perfeitos traços, deixar na visão de quem olhava, o cansaço e a velhice dos dois. Já procurei na internet essa charge, não encontrei.
Virei fã de charges e tenho amigos chargistas como o renomado Érico Junqueira Aires que também é músico e compositor, meu parceiro em algumas canções.
Hoje, a computação gráfica, os aplicativos, as ferramentas e programas específicos, facilitaram, e muito, a vida desses artistas,na montagem, colagem e com muito bom humor e muita criatividade, deixa no rosto de quem aprecia a arte, um sorriso bem acentuado.
Nessa política foi o que mais se viu nas redes sociais, principalmente em grupos de WatsApp. Muitas de puro mau gosto, outras engraçadas, outras inteligentes.
O bom dessas belezuras é que em um simples toque, uma mudança de rosto, o significado muda radicalmente. Charge nada mais é don que uma história em quadrinmho em um só quadrinho e de fácil entendimento.
,Eu  selecionei algumas charges  e montagens de artistas como Josa  de Bacabal, Paul Getty de Pedreiras e de outros artistas que fizeram e continuam fazendo sucesso nesse período.
Os Campeões das charges, colagens e montagens
 


 .+++++++++++++++++++++++++++++++++
Essa charge é para a cidade de santa Inês, o secretário de Cultura Daffé e seu assessor Moisés Nobre, contratados pelo prefeito derrotado Ribamar Alves.

Essa charge é para a cidade de Pedreiras quando da volta do prefeito Totonho Chicote que havia sido afastado pela justiça e a saída de Fástimas V]eira que havia assumido

Nenhum comentário:

Postar um comentário