domingo, 20 de setembro de 2015

ENTREVISTA 10 - DR. EUFRASIO FALA SOBRE SUA ASCENSÃO

Afirmei que o secretário de Estado de articulação política do governo Flávio Dino, Jornalista Márcio Jerry, terá que enfrentar, e resolver, muitos problemas se efetivamente estiver imbuído no intuito de articular uma única candidatura objetivando que as chamadas oposições de Bacabal marchem unidas em torno de um único nome a ser escolhido para disputar o pleito de 2016.

Mostrei que um desses problemas a ser resolvido será baixar a guarda do opinioso médico oftalmologista Luis Eufrásio Ribeiro Filho, pré-candidato do SDD, partido comandado no Maranhão pelo também secretário de Estado Simplício Araújo.

Ainda vivendo o puerpério político, para usar um termo médico, Eufrásio Filho se posta como de fato o é: um homem novo na política que quer fazer política de um modo novo. Como ele mesmo diz "eu não sou de acordo com a união com figuras mal conceituadas ou viciadas da política. Posso até sair como candidato de um partido só e sem a necessidade de apoio governamental, nestes modos, mas com a honradez sempre."

Pois bem, Jerry e Eufrásio tiveram um primeiro encontro em São Luís. Dia, horário e local são apenas detalhes. E esse encontro nada teve de amistoso, muito pelo contrário. Depois de uma breve conversa, que serviu como uma espécie de apresentação, o secretário de articulação falou ao pré-candidato que uma união de forças é um fato essencial para assegurar a vitória em Bacabal, e, que isso demanda abnegação e aceitação.

Texto de Abel Carvalho

A foto acima sintetiza bem o que foi a reunião marcada pelo diretório municipal do Partido Solidariedade, em Bacabal, para empossar diretores, atrair novos filiados e tratar questões relacionadas à seara política local. Nela se fizeram presentes praticamente todas as lideranças partidárias que fazem oposição ao governo Zé Alberto: Nonato Chaves (PRB), Jansen Penha (PDT), Liduína Tavares (PDT), Alberto Brito (PSB), Florêncio Neto (PHS), e o médico oftalmologista Dr. Eufrásio Filho (SDD) que reiterou seu propósito de disputar em 2016 a eleição para prefeito de Bacabal.
Correspondendo a expectativa dos organizadores, o evento realizado na AABB, na tarde de sábado (12), recebeu um considerável número de pessoas e, obviamente, as mazelas do município deram o tom dos discursos, como do presidente estadual do Solidariedade, Simplício Araújo (secretário de Estado de Indústria e Comércio) que não poupou críticas a administração municipal.
Dos nomes que até aqui se apresentam como pretensos candidatos, o de Dr. Eufrásio tem sido um dos poucos, senão o único a se recusar sentar na mesma mesa de negociação com figuras que, apesar de também engrossarem o coro oposicionista, têm ficha criminal longa e suja, como os dois mais recentes ex-prefeitos de Bacabal, e isso tem contado pontos importantes a seu favor, até porque não é, nunca foi, e nunca será condizente se auto proclamar contra e indignado com práticas de corrupção estando misturado com os corruptos, mesmo que a alegação seja somar votos 

Texto de Sérgio Mathias.

O Blog do Zé Lopes esteve presente no ato do Partido Solidariedade e conversou com o pré candidato a prefeito de Bacabal, Dr. Luis Eufrásio Ribeiro Filho.


01 - Blog do Zé Lopes – O seu primeiro teste, a sua primeira prova de fogo aconteceu na AABB, no sábado, dia 14, quando o senhor foi recebido por uma multidão, por toda a imprensa bacabalense e no seu primeiro discurso como pré-candidato, já emocionou. Conte-nos sobre essa largada.

Dr. Eufrásio – Foi um bom começo, um primeiro discurso público aos 53 anos de idade e  falando sobre os problemas  públicos que afligem nossa cidade, apesar de causar uma grande ansiedade no que poderia ser falado, foi o primeiro passo de uma aprendizagem onde a verdade pura e sem demagogias deve ser o foco  em toda trajetória de vida

02 - Blog do Zé Lopes – A sua pré-campanha já nasceu grande, o senhor se filiou ao Solidariedade, partido que mais cresce no estado e agora vem, a cada dia, ganhando espaço e notoriedade como pré-candidato a prefeito de Bacabal. A sua ascensão já incomoda e o senhor já foi até chamado por políticos da situação para uma conversa, já discutiu com lideres por não aceitar a união de pessoas, digamos assim, fichas sujas e ganha cada vez mais adeptos, muitos que não podem aparecer, ainda. Como o senhor está alinhavando esse tecido de muitos lados?

Dr. Eufrásio - Os bons sempre serão bem vindos, os maus que se arrependeram de verdade mostrando através de atos atuais a real transformação poderão ser aceitos a partir do conceito divino do perdão para todos que assim  agirem em nome da bondade suprema,    ou sigam seus caminhos como maus e  fazendo alianças com  os bons ou maus que os deseje.      isto vale para todos os cidadãos candidatos ou eleitores.

03 - Blog do Zé Lopes – Na apresentação da diretoria do Solidariedade, uma multidão lotou as dependências da AABB e o que deu para notar foi a maioria esmagadora de jovens, pessoas de famílias tradicionais e até aqueles que mostram o descontentamento com a atual política bacabalense. Como o senhor encara esse desejo de mudança?

Dr. Eufrásio - A insatisfação com os nossos representantes atuais é muito ampla, não é uma certeza só minha. portanto, os cidadãos (ãs) trabalhadores(as) e honrados  da nossa comunidade estão com maior  consciência politica - social e dispostos a escrever uma nova história, caso contrário, a tendência é tão somente a continuidade de reclamações nas esquinas . nos anos que sucedem as eleições, um falatório medroso e sem uma ação de combate efetivo aos desmandos do ontem e do hoje. os mais jovens e os verdadeiros homens e mulheres do bem já começam a tremular a bandeira da esperança por dias melhores para nossa cidade.

04 - Blog do Zé Lopes – Logo na sua primeira aparição em público, na sua primeira reunião, um fato inédito aconteceu na vida política/partidária de Bacabal, o senhor conseguiu botar na mesma mesa, toda a oposição. Como o senhor pretende manter essa oposição lhe dando apoio?

Dr. Eufrásio - É uma tarefa muito difícil de ser concretizada, na verdade, o que estamos fazendo é participando de reuniões mensais com alguns partidos de oposição ao governo municipal e tentando chegar na época das eleições com um  ponto comum a todos , sem negociatas e com posições firmes em relação aos conceitos de lealdade,honestidade e com o real combate a prática corruptiva e imoral que atualmente impera no meio político tradicional.

05 - Blog do Zé Lopes – Sabemos que a política é suja. E o senhor bate na tecla de que é preciso modernizar. A sua forma de trabalhar é, como o senhor diz, nova. Que novidade o senhor pretende mostrar na campanha que se avizinha?

Dr. Eufrásio – 1) Não comprando voto de qualquer eleitor ou cabo eleitoral., (01 (hum) real já será muito caro um voto assim, pois quem se vende é tão bandido quanto quem os compra.  2) Não fazendo gastos excessivos , não fazendo  empréstimos com os  agiotas de plantão. pois, sinceramente eu acho que quem gasta muito numa campanha  é porque está com a verdadeira intençao de roubar depois ,e assim, desde já , assinando um atestado de ladrão futuro.    3) Não realização de comícios faraônicos  somente para impressionar , o que já configuraria uma fraude e enganação. pretendemos fazer caminhadas e palestras de conscientização nos bairros.   4) Agir numa provável campanha da maneira como sempre agimos na vida, com a verdade, humildade, honestidade, honradez , dignidade e sempre sem vaidades pessoais.

06 - Blog do Zé Lopes – A sua pré-candidatura é a que mais cresce na cidade, isso é público e notório, a gira em torno de uma população descontente. Com a ascensão do seu nome, virão as fofocas, os boatos na intenção de desestabilizá-lo. O senhor está preparado para essa sabatina que com certeza virá?

Dr. Eufrásio - Tenho plena consciência de que isto poderá ocorrer,pois os adversários são muito poderosos financeiramente além de que são detentores do poder atual.  mas, também sou sabedor de que não existe nenhum ato em toda minha vida que possa ser imputado como malévolo ou de instinto ruim.  Além disso, tenho a  certeza absoluta de que aqueles cuja fé é seu escudo e  crêem em deus como salvador de todos nunca temerão, está escrito no salmo 91.  o mal nunca poderá nos atingir, mas. tão somente nos conceitos e  nas mentes dos próprios maus. 

07 - Blog do Zé Lopes – Em uma matéria postada pelo jornalista Abel Carvalho diz:  Eufrásio Filho se posta como de fato o é: um homem novo na política que quer fazer política de um modo novo. Como ele mesmo diz "eu não sou de acordo com a união com figuras mal conceituadas ou viciadas da política. Posso até sair como candidato de um partido só e sem a necessidade de apoio governamental, nestes modos, mas com a honradez sempre."Como o senhor define os políticos que so atrasaram a cidade, não cumpriram suas promessas e hoje, alguns estão inelegíveis?

Dr. Eufrásio - A história de qualquer cidadão é sempre escrita com seus atos, e com o tempo fica perpetuado suas estórias , fica o nome.   o maior bobo humano sabe o que diz , o que faz ou sempre fez, a não ser aqueles que não têem a mínima capacidade mental, e estes, não estão na política.

08 - Blog do Zé Lopes – Há um grande movimento por parte da diretoria do Solidariedade, para filiações. A que patamar o partido quer chegar em Bacabal?

Dr. Eufrásio - O horizonte , sem o sêlo da safadeza, é o limite.

09 - Blog do Zé Lopes – A frase que mais se ouve nas rodas bacabalenses é que a sua pré-candidatura pegou e pelo movimento na reunião que passou, deu pra ver que pegou mesmo. E agora?

Dr. Eufrásio - Passo a passo , pé no chinelo, em terra firme e com humildade vamos continuar o nosso trabalho de conscientização popular do nosso nome no seio de todos os bairros e povoados de nosso município, enfatizando sempre que a nossa pré candidatura possa se transformar na certeza de uma candidatura para as próximas eleições em Bacabal. 

10 - Blog do Zé Lopes – Essa pergunta todo repórter gostaria de lhe fazer. Se as bases governamentais não lhe der apoio, o senhor sairá sozinho?


Dr. Eufrásio - Em verdade, em verdade, vos digo ! com todo respeito e admiração à citação bíblica anteriormente descrita, nem só de pão vive o homem, e jamais eu me lançei pré candidato com interesse em apoio governamental, o que pouco me importa tal apoio, se tiver será bem aceito caso ocorra dentro das normas da moralidade, se não tiver vou continuar minha caminhada com a cabeça erguida e felicidade no coração.   a minha querência não é de poder financeiro ou politico, mas, sim, de aumento da conscientização da maioria dos cidadãos (ãs) de nossa cidade. só assim contribuiremos para que os nossos irmãos, co-irmãos, amigos,não amigos,  filhos/descendentes  tenham uma oportunidade de um futuro melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário