domingo, 10 de dezembro de 2017

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - PUNÇÕES E BIÓPSIAS



1.Quais são os tipos de biópsia?

Aspiração por agulha fina (FNA, por sua sigla em ingles, fine needle aspiration): Um tipo de biópsia de mama não-cirúrgica na qual uma pequena agulha é usada para extrair amostras de células do nódulo mamário. Se esse nódulo for um cisto (como um saco cheio de fluido), a remoção do fluido cessará, ocasionando um colapso do cisto. Se o cisto for sólido, as células podem ser usadas para exames posteriores.

Biópsia central: Similar à FNA, mas uma agulha maior é usada, visto que o tecido mamário é removido, em vez de uma pequena amostra das células. Apenas uma amostra do nódulo é removida, e não ele por inteiro. Os tipos de biópsias centrais incluem a com ultra-som guiado e a estereostática.

Biópsia central com ultra-som guiado: Nessa tecnologia obtém-se tecido mamário sem cirurgia, com o uso de uma agulha. O ultra-som auxilia a confirmação do local correto, utilizando ondas sonoras refletidas do tecido mamário, para que o lugar exato da anormalidade seja o alvo da biópsia. O ultra-som pode distinguir diversas lesões benignas, como cistos com fluidos e lesões sólidas. Exemplos de tecidos podem ser coletados pela agulha.

Biópsia estereostática: Esse tipo de biópsia centraliza a área a ser testada na janela de um instrumento próprio para esse exame. A mamografia que usa o chamado filme SCOUT são tiradas para que o radiologista possa examinar o tecido mamário. Usando anestesia local, o radiologista faz uma pequena incisão na pele, onde uma agulha de biópsia esterelizada é colocada para retirar o tecido mamário que será submetido ao exame. Figuras computadorizadas ajudam a confirmar o exato local que a agulha será colocada e amostras de tecidos são retiradas pela agulha. É comum tirar múltiplas amostras de tecidos (de três a cinco).

Abertura de biópsia por excisão: É a remoção cirúrgica de todo o nódulo, no qual o tecido será estudado num microscópio. Se um pedaço de tecido mamário normal é retirado, então a biópsia poderá servir como parte do tratamento do câncer (remoção do tumor canceroso).

2.Quais são os cuidados necessários depois da biópsia cirúrgica?

Deve-se começar usando um sutiã especial e curativos no local da biópsia, após o procedimento, que poderão ser removidos depois de dois dias. Pequenas fitas ou possíveis pontos continuarão sobre a incisão e não devem ser removidos por conta própria. Eles serão retirados na próxima consulta. Pode ser pedido solicitado ao paciente que aplique medicação ou gelo na região da biópsia ou troque as bandagens em casa. Seu médico lhe dirá sobre como tomar banho e cuidar dos curativos. Será dado a você uma receita para analgésicos, que podem ser usados após o procedimento. Mas você também pode comprar na farmácia um outro analgésico se você achar que suficiente. Não tome aspirina ou produtos contendo aspirina nos primeiros três dias após o procedimento. A área da biópsia pode ser preta ou azul logo depois do procedimento, mas isso deve passar após alguns dias.

Por Dr. Otávio Pinho Filho
 

Um comentário:

  1. el cáncer de pulmón a menudo pasa desapercibido en sus primeras etapas. a medida que se desarrolla la enfermedad, se desarrolla una tos persistente y empeora la tos crónica. incluyen dolor de pecho, dificultad para respirar, ronquera, líquido sanguinolento expulsado de las vías respiratorias y episodios frecuentes de bronquitis o neumonía. a veces, el primero era dolor de huesos, dolores de cabeza, mareos, estaba tan enojado y cansado de mi vida hasta que leí sobre la medicina herbal dr itua en blogspot, realmente pensé que era una estafa cuando lo contacté por primera vez, tan poco tiempo lo pienso y Compré la medicina a base de hierbas que tomé durante tres semanas y me curé por completo. Su tratamiento es tan único. Nunca pensé que podría estar libre del cáncer de pulmón. Pero no solo este cáncer de pulmón que este gran hombre puede curar. me dijo que puede curar enfermedades como... cáncer colorrectal, cáncer de vejiga, cáncer de próstata, cáncer de riñón, cáncer de pulmón, cáncer de piel, glaucoma, cataratas, degeneración macular, enfermedad cardiovascular, enfermedad pulmonar, próstata agrandada, osteoporosis, enfermedad de alzheimer , demencia. cáncer de útero, leucemia, vih/sida, cáncer de ovario, cáncer de sangre, infertilidad masculina/femenina, linfoma de burkitt - no hodgkin. tumores bronquiales, tumores cerebrales, cáncer de las vías biliares, cáncer de huesos, cáncer vaginal, virus del herpes, hechizo de amor, hepatitis ,él es un gran médico herbolario. Aquí su correo electrónico de contacto::: drituaherbalcenter@gmail.com/. www.drituaherbalcenter.com

    ResponderExcluir