Todo mundo já ouviu pelo menos uma vez na vida a afirmação “informação é poder”. Isso vale para muitas áreas, inclusive para a área médica. Os exames de diagnóstico por imagem surgiram com a evolução técnica, científica e tecnológica da medicina, e são ferramentas criadas para dar aos médicos, e a todos os profissionais de saúde, justamente isso: poder, informação, e conhecimento.
Antigamente, apenas os sintomas e sinais do pacientes eram levados em consideração para o tratamento.
Hoje, é possível analisar diretamente as estruturas afetadas, enxergar como a doença as afeta, planejar o melhor tratamento, acompanhar sua evolução, e planejar intervenções cirúrgicas de forma precisa através dos exames de diagnóstico de imagem.

O que são os exames de diagnóstico por imagem?

Os exames de imagem, através de diferentes tecnologias, nos permitem a visualização de estruturas internas do corpo de forma não invasiva, segura, rápida, e barata, oferecendo poucos riscos e efeitos colaterais, e sendo bastante acessíveis para os serviços de saúde.
Imagine se toda vez que você precisasse ver como está o seu pulmão, por exemplo, o médico tivesse que abrir o peito? Ou fazer o tratamento “no escuro”, sem saber de fato o que está acontecendo. Felizmente é possível tirar um raio-X do pulmão e já planejar o tratamento.
diagnóstico por imagem tem crescido muito nos últimos anos, com técnicas e aparelhos cada vez mais modernos, precisos, de alta definição e com menores riscos para o paciente, permitindo o diagnóstico precoce de diversas doenças importantes, e aprimorando o tratamento dessas condições.

Importância do diagnóstico por imagem

Se tivéssemos que resumir a importância do diagnóstico por imagem, poderíamos usar os seguintes pontos:
  • O diagnóstico por imagem ajuda no diagnóstico precoce de diversas doenças;
  • É uma forma precisa e não invasiva de visualizar estruturas internas do corpo;
  • É barato e resulta em redução dos custos em saúde, por permitir um tratamento adequado no tempo certo;
  • O diagnóstico por imagem leva ao melhor tratamento possível para o paciente, pois provê maiores informações sobre a sua condição. 
    Por Dr.  Otávio Pinho Filho