sábado, 14 de dezembro de 2013

O DIREITO USA SUSPENSÓRIO - RETROSPECTIVA


Dr. Bento Vieira
          Ele é filho de dona Benta, que nós chamávamos carinhosamente de vovó Benta. Irmão de Marlene, Maísa, Meló e Cascoré (em memória), esse negro, que nasceu na Rua Rui Barbosa, na casa onde mora boa parte da sua família e onde todas as noites ele reúne seus amigos para uma conversa regada a um bom café, ele mudou a idéia de negro em Bacabal. Esse cidadão é Bento Vieira. De uma infância difícil, ele vendeu picolé, pirulito, bolo e com esse dinheiro, ajudava na receita da casa. Teve como seus melhores amigos, Fedeu a Fogo, Cabelo e Tabil, responsáveis por belas histórias que fazem parte da sua própria história, 

Bento em toda sua trajetória, reciclou o lixo das inverdades e se impôs, mostrando que o negro bacabalense, também podia ser doutor, também podia ser alguém, já que os forasteiros que invadiram a cidade, na época, nos tratavam com sentimentos de pena e nossas mães, submissas por inexperiência, aceitavam o que os brancos diziam e nós negros, acuados em nosso próprio reduto, tínhamos que ouvir o celebre adágio : “boa romaria faz, quem em sua casa vive em paz” e nos sobrava apenas as oficinas para aprendermos um ofício e éramos discriminados pelos próprios negros. Bento quebrou a barreira do preconceito, dos bailes na União, clube de pretos mas que execrava pretos. Um dos marcos na vida de Bentão, é o fato de antes mesmo de passar no vestibular, já tinha um cursinho, ensinava todas as matérias e conseguia um índice de aprovação invejável. 

Bento pescou para alimentar a família, jogou bola, empinou papagaios, pegou passarinhos, capinou quintais, jogou pião, andou de bicicleta, levou surras de dona Benta, saiu de Bacabal e virou o famoso Dr. Bento. Formado em Veterinária, ele foi dono de uma grande loja de artigos para fazendeiros, largando para se dedicar ao Direito, curso que lhe tornou um dos melhores e mais respeitáveis advogados do estado, o monstro sagrado do direito penal. 

Dr. Bento Vieira se aventurou na política e seu discurso é duo, muitos aceitam outros o acham radical, mas seu tino de ajudar as pessoas, de ser amigo dos amigos, vai muito além das profissões, ele é um exemplo seguido por muitos discípulos, inclusive dentro de casa, como é o caso de Bruno, seu filho e Bentinho, seu sobrinho, que também se aventuram no mundo da advocacia. 

Esse Dr. Bento, é perfeito em tudo que bota para fazer, é líder de audiência em um programa de televisão, tem um cursinho que, pelo alto índice de aprovação em vestibulares e concursos, é referência no Maranhão e hoje se tornou um grande empresário no mundo do entretenimento com um parque aquático que leva o nome da sua querida mãe. Lembro-me. Certa vez quando Dr, Bento comprou uma lancha, uma certa pessoa falou com ar de reprovação:

- Porra meu, o Bento comprou uma lancha e agora só quer aparecer!
E Dr. Bento Respondeu cheio de orgulho:
- O meu tempo de vender bolo já passou.

Quem está atento as novidades, vê o nosso artista fazer uma ponta no filme "A Caçada ao Tesouro e o seu empreendimento, é o ambiente natural para a maioria das cenas. 

E salve Bento, esse abençoado Dr. Bento, dono de uma linda história que só a literata vida, foi capaz de escrever... e em muitos capítulos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário