quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

PELOS BLOGS DE BACABAL



PDT SAI FORTALECIDO DAS URNAS

Por Abel Carvalho

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) realizou, nesta quarta-feira (14), a diplomação de Julião Amim (PDT) como deputado federal eleito nas eleições de outubro de 2014.

A diplomação do candidato da Coligação Todos pelo Maranhão 2 (PDT, PTC e PROS) se deu em razão do reprocessamento do resultado do 1º turno das eleições 2014, realizado na última segunda-feira (12), em cumprimento à decisão monocrática do ministro Dias Toffoli (presidente do Tribunal Superior Eleitoral) proferida na Ação Cautelar 1935-81.2014.6.00.0000.

O diploma foi entregue pelo desembargador Froz Sobrinho (presidente do TRE-MA), que estava acompanhado de representantes do Ministério Público Eleitoral.


CAIXA PRETA: "QUANTO MAIS ABRIMOS AS GAVETAS E ARMÁRIOS DO PODER, MAIS FICAMOS INDIGNADOS", DIZ FLÁVIO DINO

Por Sérgio Mathias

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), fez um desabafo na conta que mantém no Twitter, contra o clã Sarney, que dominou a política no estado nos últimos 50 anos. Sem citar nomes, ele escreveu. "Quanto mais abrimos as gavetas e armários do poder, mais ficamos indignados. Não havia governo, era mera aglomeração de interesses privados".

A antecessora de Dino no governo do Maranhão, a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), renunciou no dia 10 de dezembro passado, a pouco mais de 20 dias para transmitir o poder ao adversário político.

Dino também escreveu no Twitter que só há um meio para garantir a implementação de políticas públicas no estado. "Aos que nos perguntam como vamos financiar nossas políticas, respondo: pondo fim às tenebrosas transações, é possível avançar", afirmou o governador maranhense.

Logo que assumiu, o governador Flávio Dino suspendeu duas licitações preparadas na gestão Roseana Sarney que previam a compra de R$ 1 milhão em gêneros alimentícios para as residências oficiais do Estado em 2015.

As concorrências públicas já tinham realizadas ao final dos mandatos de Roseana Sarney, mas a homologação das licitações não tinha ocorrido e Dino determinou à sua equipe que passe um pente-fino nesses e em outros contratos das gestões anteriores.

 

Na revisão das duas licitações, a Casa Civil do governo do Maranhão vai avaliar se há excessos nos gêneros alimentares previstos nas compras. Preliminarmente, a avaliação é que será necessário fazer um redimensionamento dos contratos, mas ainda não está descartado até mesmo o cancelamento deles, caso fique constatado que os gastos ultrapassam as reais necessidades de consumo


MAIS DE 600 MIL CONDUTORES PODERÃO SER BENEFICIADOS COM O AUMENTO DO DESCONTO DO IPVA


Por Randyson Laércio

O aumento do desconto para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano poderá beneficiar mais de 600 mil proprietários de veículos. Quem pagar o tributo em cota única até o dia 31 deste mês terá um desconto de 10%, o dobro do que era praticado no ano anterior. A medida foi determinada pelo governador Flávio Dino à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

O gestor da assessoria de desenvolvimento institucional da Sefaz, Fernando Resende, considera o pagamento antecipado um ganho para o contribuinte, principalmente para aqueles que possuem mais de um veículo. “Quem tiver o recurso financeiro até o dia 31 de janeiro compensa efetuar o pagamento na forma de cota única, ainda mais se for proprietário de dois ou mais carros”, explicou.

Apesar de o desconto de 10% começar a ser praticado a partir desta terça-feira (13), o contribuinte que pagou o imposto como cota única antes desta data tem direito à restituição de 5% do valor pago. Os dados da Sefaz revelam que pelo menos 1.200 pessoas serão ressarcidas. A secretaria informará posteriormente a forma como será feita a restituição aos contribuintes.

Quem não optar pelo pagamento antecipado até o dia 31, ainda poderá fazê-lo em cota única, mas sem o desconto, ou parceladamente, em até três vezes, conforme calendário de pagamento do tributo e placa do carro. Em caso de proprietários que possuam mais de um veículo, a Sefaz recomenda atenção especial aos prazos para evitar transtornos no pagamento do IPVA.

O Maranhão possui uma frota de aproximadamente 1,35 milhão de veículos. Estão isentos do pagamento, veículos com mais de 15 anos de uso e aqueles que possuem imunidade constitucional, como os utilizados pelos órgãos públicos, além de veículos dos corpos diplomáticos, táxi e ônibus urbanos.

Formas de pagamento

O contribuinte pode efetuar o pagamento em qualquer agência do Banco do Brasil, apenas com a informação do número do Renavam para o caixa da agência do BB. Se o contribuinte emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE) no site da Sefaz, o IPVA e demais despesas do licenciamento podem ser pagas nos estabelecimentos correspondentes do Banco do Brasil.

Já para os correntistas do BB, o pagamento também poderá ser feito por meio de débito em conta corrente ou por meio da utilização dos canais de autoatendimento.  A emissão de extrato do débito também pode ser obtida nos terminais de autoatendimento do BB, na opção Extrato do Renavam, digitando o número do Renavam.

OPERAÇÃO REALIZADA PELO DELEGADO JADER ALVES TIRA DE CIRCULAÇÃO CASAL ACUSADO DE TRÁFICO DE DROGAS


Por Falando Sério Bacabal


Uma operação realizada na cidade de Aragunã, onde foram conduzidos por tráfico de drogas Joelyton Teixeira Meireles vulgo “Guelzinho”, e sua esposa Cleisiane dos Santos Mendes vulgo “Cleisse”, residentes na Rua das Flores, s/n, o casal estava comercializando drogas.

Na residência foram apreendidas 60 pedras de crack, duas porções de Maconha, R$ 252,00 (Duzentos e cinquenta e dois) reais,  em cédulas diversas, 01 tablete, 03 celulares e algumas joias amareladas.


Segundos informações lá seria o principal ponto de venda de drogas da cidade. Participaram da equipe o Delegado Jader Alves, os investigadores Sizino, Mex, Rafael, Evaldo e Samea.


VAZOU: FOTOS INTIMAS DE SUPOSTA EX DE CHAPADINHENSE CAUSA POLÊMICA NAS REDES SOCIAIS

Por Cabo Brito

Uma polêmica vem tomando conta das redes sociais e aplicativos de compartilhamento de imagens e informações, como o whatsapp. Um chapadinhense supostamente vazou fotos íntimas duma ex-namorada e o fato ganhou repercussão em Chapadinha e região. 



O jovem em questão já é conhecido por algumas polêmicas. A vítima manteve com ele um relacionamento tempos atrás. Suas imagens foram compartilhadas e estão em milhares de celulares em Chapadinha e região.

Em sua página na rede social facebook, a jovem mostrou-se firme com o episódio, agradecendo os elogios as suas belas curvas e apoio de pessoas que repudiaram a ação do ex. Ela polemiza ao taxar o ex-companheiro de "moleque" e "gay incubado".



PREFEITO PADRE JOZIAS REÚNE EQUIPE PARA AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO 

Por Louremar Fernandes

O prefeito de Peritoró Padre Jozias realizou na manhã de terça-feira (13), a primeira reunião de 2015 com todos os secretários municipais. Na ocasião foi realizada uma ampla avaliação do ano de 2014 e o planejamento para o ano que se inicia. O prefeito Jozias fez uma explanação das dificuldades e dos avanços obtidos e destacou mais uma vez como ponto crucial os débitos deixados pela gestão anterior. 

Padre Jozias anunciou também diversas ações, projetos e obras que beneficiarão o povo de Peritoró. Também chamou atenção para o atual momento: “Estamos vivendo um momento difícil não só para Peritoró, mas para todos os municípios brasileiros, onde é necessário adotar medidas criativas e econômicas para superar a crise, mantendo os serviços essenciais em pleno funcionamento.” Finalizou o prefeito, que também solicitou de sua equipe uma maior harmonia entre si e a comunidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário