domingo, 21 de agosto de 2016

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - LINFOMA


ENTENDA O QUE É E COMO IDENTIFICAR O LINFOMA


O linfoma é um tipo de câncer que afeta os linfócitos, que são células responsáveis por proteger o organismo contra infecções e doenças. Este tipo de câncer desenvolve-se nas ínguas que se encontram na axila, virilha, pescoço, estômago, intestino e pele, levando à formação de caroços que causam dor.

Existem 2 tipos de linfoma, o Linfoma Hodgkin, que é muito pouco frequente e, o Linfoma Não-Hodgkin, sendo uma doença mais comum nos idosos, a partir dos 60 anos. A único diferença é na forma das células do câncer, sendo que ambas doenças se desenvolvem de maneira semelhante.


PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS


Os sintomas mais comuns incluem:

1.   Ínguas inchadas, que provoca caroços no pescoço, perto da clavícula, na axila, no abdômen ou na virilha;
2.   Febre constante;
3.   Suor noturno;
4.   Cansaço;
5.   Coceira;
6.   Mal-estar;
7.   Suor noturno:
8.   Perda do apetite;
9.   Emagrecimento sem causa aparente.

Além disso, o linfoma pode gerar outros sintomas como tosse, falta de ar e dor no tórax

Entenda o que é e como identificar o LinfomaO QUE FAZER EM CASO DE SUSPEITA


Caso surjam vários destes sintomas é recomendado consultar um clínico geral para fazer exames de diagnóstico como o exame de sangue ou uma biópsia ao tecido, para avaliar se existem células afetadas e confirmar ou não a doença, iniciando o tratamento adequado.

Após isso, se for confirmado o diagnóstico, é ainda indicado fazer outros exames como raio X, tomografia, ressonância magnética ou ultrassonografia, pois observar o tamanho do linfoma, as região afetadas e o seu grau de desenvolvimento.


COMO É FEITO O TRATAMENTO


O tratamento deve ser indicado por um hematologista ou um oncologista e depende do tipo de linfoma, do estádio em que se encontra a doença, da região afetada, da idade e do estado geral do doente.

O tratamento pode incluir quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula, sendo que o linfoma Hodgkin tem mais chances de cura do que o linfoma Não-Hodgkin e, os melhores resultados são alcançados quando a doença é descoberta e tratada precocemente.
Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário