quinta-feira, 14 de março de 2024

EXPANSÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS É DESTACADO PELA SENADORA ELIZIANE GAMA

 


A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) destacou, nesta  quinta-feira (14), o lançamento pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva do plano de expansão da rede federal de ensino técnico, com a criação de 100 novos campi do IFs (Institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia) pelo País.

“O Nordeste é a região que recebe o maior número de novos Institutos federais. E os meus cumprimentos ao Maranhão, que recebeu quatro implantações”, comemorou a parlamentar, ao acrescentar que as cidades de Chapadinha, Colinas, Balsas e Amarante irão sediar novos campi do IF.

“Para três municípios nós fizemos a indicação ao presidente Lula depois de provocados pela equipe do governo federal”, completou.

Eliziane Gama lembrou que Lula foi aluno de escola técnica e sabe da importância do ensino técnico para o fortalecimento e mudança da realidade social e educacional do Brasil.

“Em 2002, o Brasil contava com apenas 140 escolas técnicas. Hoje, nós temos, a partir das várias ações feitas pelo presidente Lula, o equivalente a 782 estabelecimentos. A Região Nordeste brasileira foi uma das mais beneficiadas: foram apresentados e implantados 38 novos campi na Região Nordeste do Brasil”, disse a senadora.

A ampliação dos IFs alcançará todas as unidades da federação e vai gerar 140 mil novas vagas, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio. O objetivo do governo é aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica e criar oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis. Serão investidos R$ 3,9 bilhões em obras nos institutos federais, por meio do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Eliziane Gama lembrou também da postura do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, em relação a prioridade que deve ser dada à educação.

“Ele dizia que a maior arma, a mais poderosa, para a mudança do mundo é a educação. E é exatamente isso que o governo federal está fazendo”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário