sábado, 2 de março de 2024

VEREADOR VENÂNCIO DO PEIXE SUGERE A DIREÇÃO DO SAAE REDUÇÃO DE GASTOS DA AUTARQUIA COM A INSTALAÇÃO DE SISTEMAS DE ENERGIA SOLAR EM SEUS POÇOS ARTESIANOS


Por Abel Carvalho

Da assessoria - Demonstrando que "o comum, quando se trata sobre o SAAE em nossa cidade, é sublinhar que a autarquia arrecada mais de 1 milhão de reais mensalmente. Essa é a regra. É a regra, também, nunca se arguir as despesas que essa extensão da gestão municipal tem. E tem despesas, e muitas despesas, que nunca são levantadas", o vereador venãncio da Silva Costa, o Venâncio do Peixe (PDT), solicita, no Requerimento nº 04/2024, aprovado na última sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Bacabal, que o diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE/Ba), Almir Carvalho Rosa Júnior, envide todos os esforços no sentido da instalação de sistemas de painéis solares fotovoltaicos (energia solar), em todos os poços artesianos sob a gestão e controle do órgão, inclusive os existentes na zona rural do Município.

Venâncio do Peixe estende o pedido  ao prefeito Edvan Brandão de Farias (PDT), e ao assessor jurídico do município, advogado Emílio Carvalho, para que a referida matéria seja tratada nos ditames da lei e da discricionariedade da administração pública municipal.

Mostra o parlamentar, em sua justificativa, que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o município de Bacabal possui população superior a 100 mil habitantes, e que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal (SAAE/Ba) exerce, com exclusividade, todas as atividades administrativas e técnicas que se relacionem com os serviços públicos de água e esgoto no município, conforme Lei Nº 89, de 8 de setembro de 1965, data da sua fundação e do início da construção de todo o sistema, composto pela Estação de Captação, Rede de Adução, Estação de Tratamento, reservatórios, e, da atual Rede de Distribuição do centro da cidade, assim como da maioria dos ramais domiciliares, além dos poços artesianos, uma vez que a gestão é integrada rio/aquífero na bacia do Rio Mearim.

Mostra também, que a principal delas é a conta de energia, que muitos dissabores causa aos seus gestores em razão do seu volume e grandeza. e que, em razão disso propõe e sugere a implantação do sistema de painéis solares fotovoltaicos, a conhecida energia solar.

Mostra ainda, que a energia solar gera uma economia que varia de 50% e 95% na conta de luz. O investimento feito para instalação de placas solares acaba sendo pago pelo dinheiro economizado com a redução de gastos. No Brasil, ainda existe a vantagem da quantidade de energia que pode ser gerada devido à grande disponibilidade dos raios solares que podem ser captados pelos painéis solares. Outro ponto positivo é que o uso da energia solar oferece diversos benefícios ambientais, uma de suas vantagens é a capacidade de renovação e a redução das emissões de gases de efeito estufa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário