sábado, 25 de abril de 2015

CONHEÇA OS RISCOS DE USAR ANTICOAGULANTES ANTES DE CIRURGIAS DENTÁRIAS



Se o procedimento envolver corte e sangramento, evite a medicação.
Tomar aspirina para dor de cabeça pode ser um procedimento normal para você. Porém, caso posteriormente realize um procedimento cirúrgico, deve ficar de olho: anticoagulantes podem aumentar o tempo de sangramento e, até mesmo, levar à morte por embolia.

A coagulação sanguínea é uma sequência de reações químicas com o objetivo de formar um coágulo - proteção fibrina, ou seja, uma proteína. Procedimento do metabolismo humano para eventuais sangramentos do corpo humano, esse comportamento acaba reparando um ferimento.

Os anticoagulantes, por sua vez, são substâncias usadas para prevenir a formação de trombos - coagulações sanguíneas dentro das veias. Eles inibem a coagulação sanguínea por meio da ação sobre certas proteínas presentes nesse processo, tanto as inibindo quanto as inativando.

Por isso, é fundamental ficar atento às medicações que toma, principalmente, se for realizar uma visita ao dentista. “Se for um procedimento que envolva cortes e sangramento, como uma extração dentária ou a instalação de implantes, problemas de coagulação sanguínea podem aumentar o tempo de sangramento e até levar a hemorragias”, alerta a cirurgiã-dentista, Ana Paula Tokunaga. 

A autora dos blogs “Medo de Dentista” e “OdontoDivas” diz que é essencial informar ao dentista se tem algum problema sanguíneo ou, então, se toma alguma medicação que altera a coagulação ou tempo de sangramento. Esse é o caso do ácido acetilsalicílico, conhecido popularmente como aspirina. “Desta forma, se for preciso, o medicamento deverá ser suspenso pelo médico que o prescreveu alguns dias antes da cirurgia odontológica”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário