quinta-feira, 2 de abril de 2015

NHÁ BÁ NOS DEIXA AOS 95 ANOS






“Chama Nhá Bá pra contar
Estória de pescador
Limpe o terreiro sinhá
Invoque o santo sinhô
Acende a vela, queime o defumador
Esquenta o couro
Que hoje vai ter terecô”

Trecho de um samba enredo da Escola Salgueiro da Trizidela de Bacabal quando completou 25 anos. Autores – Zé Lopes e Perboire Ribeiro.

Preta velha, alegre, divertida, bastante conhecida na nossa cidade. Bacabal perdeu uma das suas figuras mais folclóricas.

Se alguém perguntar quem era Sebastiana Lima, com certeza ninguém saberia responder, mas se alguém perguntar quem é Nhá Bá, uníssona, a cidade responderia, essa eu conheço.

Nascida em 20 de janeiro, data em que se comemora São Sebastião, Nhá Bá nos deixa aos 95 anos. Dona de uma historia de luta, como é a história de todos os pretos de sua época, ela fez  da sua própria história, um belíssimo enredo que foi cantado na passarela do tempo. 

Lider do bairro onde sempre viveu, a Trizidela, foi por muitas vezes flagelada pela violência das águas que faziam subir o rio Mearim na frialdade dos invernos e que passa levemente em frente a sua casa, na rua Edna Araújo.
Ademas Galvão - historiadora
Nhá Bá era patrimônio, não só da Trizidela, mas da cidade. Nhá Bá traz no seu seu segundo cognome um Bá, o que inicia o nome de sua querida cidade onde viveu e morreu. Nhá Bá é Bacabal.

A pedagoga e historiadora Ademas Galvão, amiga de Nhá Bá, reclama  da falta de uma política cultural que resgatasse a história das personalidades que fizeram essa terra acontecer. “Nhá Bá era uma grande figura. É uma pena que nossa cidade não tenha documentos que resgatem essa memórias. Estamos perdendo a cada dia, pessoas importantes que poderiam contribuir com essa memória oral”, Lamenta Ademas.

Nhá Bá se despede de sua terra em um momento difícil, seu bairro se tornou um símbolo de violência, mas a sua memória ficará em nossos coraçõese toda a sua alegria repousará no fundo, bem no fundo do coração desse imenso rio.
Descanse em Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário