domingo, 26 de abril de 2015

BACABAL, FÉ MENINA, MULHER FÊMEA SIM SENHOR

Mazé Bringel


Nenhuma cidade no Brasil vive tão ativamente a política sucessória municipal como Bacabal. Envolta a tantas mazelas, a cidade se descobriu fragilizada e agônica, ruminando a babugem depositada em cocheiras familiares, onde membros, pensando apenas no seio da referida, tentam enfiar goela abaixo, suas mentiras para uma população fragilizada, decepcionada e até descrente de que alguma coisa boa possa acontecer até o final dessa gestão.

Liduina Tavares
Levado pelos acontecimentos, todos ruins, ou pelo não acontecimento, muitos bacabalenses, bacabalizados, aventureiros, forasteiros e afins,  montaram acampamento e divulgam seus nomes na intenção de comandarem  o destino da cidade como prefeitos. Um direito que assiste ao cidadão regularizado.

A impostura política vista a olhos nus deixa no semblante da população um certo desequilíbrio e o fiel da balança tende sempre para duas pré-candidaturas, os Florêncios e Roberto Costa, tendo como força em ascensão o nome do Dr. Eufrásio, que surgiu como um elemento surpresa a já aparece empiricamente colado com os dois.  José Clécio também é um nome que ganha adeptos. Apenas esses se pré-lançaram e estão em campanha, uns estão observando de longe e outros, são mera especulação. Zé Alberto é candidato natural a reeleição.

Jamilly Suzart
O que a cidade e também os políticos midiáticos do momento, não atentaram ainda, é para o silencio cheio de vozes que habita o meio político feminino bacabalense, mulheres que, unidas, podem determinar o sujeito de uma cidade em que todos os predicados se confundem e depois se confirmam em uma conjugação infinitivamente pessoal, e, até familiar: Zé Alberto - Zé Alberto Filho; Carlinhos Florêncio – Florêncio Neto; João Alberto- João Marcelo – Roberto Costa. E os demais?   



É flagrante o poder político que

exerce certas mulheres bacabalenses e que não estão sendo lembradas ou procuradas para conversas e fortalecimento de bases. 


Patricia Vieira
Ex-vereadora, competentíssima, municipalista, a senhora Maria José Bringel é, sem sombra de dúvidas, uma líder que, apesar de recuada, tem muito pano pras mangas e tem em sua própria manga, a carta certa para uma campanha vitoriosa. É uma voz de  muita extensão e visão apurada como a de uma agia. . 

Dentro desse conceito, a ex-deputada e líder, Graciete Trabulsi, também se mantém atrás dos holofotes e destemida guerreira, desbravadora como sempre foi, é uma aliada de “responsa”, uma celebridade com atitudes firmes e detentora de uma grade fatia de votos, principalmente por ter um vasto conhecimento com o povo da zona rural e por ter  acesso livre nas associações comunitárias. Ela tem o carisma que agrada ao caboclo e a força arrasadora de um trator.

Doralice veloso
Ex- vereadoras, as professoras Liuduina Tavares e Maria Suares, carregam em seus “diários de classe”, as anotações para o que se convencionou chamar de “politicamente correto” e trazem em seus apontamentos , as ações dignas de uma gestão séria e comprometida  e dentro dos seus projetos, quando no poder, desempenharam suas funções com responsabilidade e hoje estão muito mais maduras e preparadas para compor qualquer base que tenha como objetivo a vitória.Elas tem a palavra e as atitudes convincentes que agradam o povo.


Mônica Loiola
Irmã do prefeito e ex-vereadora Doralice Veloso, é secretária municipal e tenta ajudar com a experiência adquirida ao longo dos anos. De fora, mas ligadas na politica vigente, a ex-vereadora e filha dos ex-prefeitos Coelho Dias e Raimunda Loiola, esposa do vereador Peri, Mônica Loiola e a ex-vereadora e esposa do ex-vereador e ex-deputado estadual Elijo Almeida, Ute Almeida, elas estão de olhos bem abertos para a atual gestão e com a experiência de muitos anos no poder legislativo, tem muito a ensinar. Um bom diálogo com elas, é certeza de uma boa largada. Elas tem a experiência de um faquir.

Já testadas politicamente por seus esposos Zé Vieira e Dr. Lisboa, Patricia Vieira e Jamilly Suzart, respectivamente,  embora não tenham conquistado a vitória, mostraram que juntas podem fazer a diferença, e mesmo sendo trunfos dos seus maridos, por estarem punidos pela Justiça Eleitoral, portanto inelegíveis, no ocaso das negociações, elas serão o peso e a medida.

Ute Almeida
Despontando como a grande promessa, a pedagoga Marilena Gaioso foi a grande e grata surpresa da eleição que passou, chegando a estar vereadora até as ultimas urnas, perdendo por pouco e ficando na suplência. Com esse sucesso reconhecido, ganhou a confiança do governador Flávio Dino e hoje é a comandante regional da nossa educação.

As atuais vereadoras Natália Duda e Regilda Santos, ainda não deram provas de competência, por isso fazem parte de um time que está sendo rechaçado pela população, os fatos comprovam, a conivência com a falta de respeito como vem sendo tratado o nosso município. Elas sempre levantam para não aprovar investigações de denúncias. Elas sentam em cima da verdade.

Graciete Trabulsi
Diante de todos esses altos e baixos, a voz, a força, a inteligência, a sapiência, a ação e até a incompetência, fazem parte dessa política feminina que ora se arrasta em Bacabal, essa cidade que tem que ser resgatada, principalmente por seus filhos.

Hoje Bacabal está completa, não de progresso, mas de toda uma energia que emana de suas guerreiras mulheres. Fé Menina, melhores dias virão e tu serás aquela cidade de um passado recente e de um futuro brilhante. O presente está atolado no esterco do gado. Cabe a nós te trazer pra vida.

Marilena Gaioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário