ECONOMIA: CONHECENDO OS AGENTES ECONÔMICOS INDIVIDUAIS, A PRODUÇÃO, O PROCESSO
PRODUTIVO E A FUNÇÃO DE PRODUÇÃO...
Por Claudson Alves Oliveira (Dodó Alves)
Precipuamente os pequenos empresários e
a classe laboral é que sofre os primeiros impactos da crise econômica, e neste
caminho, é necessariamente conhecer o próprio negócio para desenvolver a
eficiência e consequentemente alvejar a eficácia. Veja-se os principais
elementos que compõe o seu negócio:
- 1. – São os Agentes Econômicos
Individuais, as organizações empresariais, famílias e pessoas que possuem
capacidade empreendedora e técnica para a realização do empreendimento. Agentes
capacitados de ação racional e com objetivos de maximização do resultado e do
esforço produtivo, no curto, médio e longo prazo.
Os agentes possui um pensamento com fim
pré-estabelecido no cotidiano da produção, ou seja, maximizar os resultados da
produção. Os agentes na tomada de suas decisões têm como finalidade as
influenciadas em suas trocas (trade - offs). Geralmente as pessoas e as
famílias têm como principal função consumir, enquanto que as empresas têm a
função de produção de bens e serviços.
- 2. – A produção consiste em um
processo de transformação de fatores produtivos em um mix de bens e ou serviços
com valor econômico, produzido por decisão de um ou mais agente empreendedor,
com o objetivo de realizar através de um determinado processo produtivo bens e
ou serviços que lhe agregue valor (mix de produtos). Ex: transformação
agrícola, industrial e serviços etc.
A ação dos agentes empreendedores com
capacidade técnica, planejamento e finalidade, definindo um mix de bens e ou
serviços, transformando os fatores produtivos (insumos) em produtos.
- 2. – Processo Produtivo é a juntada
do conhecimento técnico, saberes e sua capacidade especifica que a empresa
reúne para combinar fatores produtivos (insumos), para construir o bem
planejado e ou desejado com suas finalidades.
Cada empreendedor, de forma criativa,
planeja “o quê” e o “como fazer”, e isso define o processo produtivo. O “como
fazer” tem mais influencia sobre consumidor, devido aos novos tempos, com
grandes quantidades de produtos da mesma linha e o fator criatividade é fundamental
para o produto ter sucesso. Exemplo, gordura zero, produtos orgânico, na
prestação de serviço, a rapidez e o bom atendimento. Enquanto no comércio
promoções que são as antecipações de vendas e etc.
Neste sentido o conhecimento adquirido
em toda experiência do agente, pode evitar erros passados e buscar o resultado
maximizado do esforço produtivo, verificando produtividade e receitas, media,
marginal, total, ponto de equilíbrio e fatores variáveis para definir os preços
competitivos de mercado.
- 3. – Função de Produção é a coisa que
se apresenta graficamente como uma regra combinada que resultam em maximização
do produto, controlando o preço e o produto final, é a juntada de atividades
voltada para a combinação e transformação de fatores produtivos, no sentido que
possibilita a criação de bens e serviços e seus resultados, preços, quantidade,
qualidades em busca de maximizar a produção. Sempre implicará a percepção de
ceteris paribus.
O processo de produção e comercio
inicialmente precisa de um projeto, um conhecimento aprofundado sobre o
assunto, ou seja, sobre aquilo que o empreendedor deseja implantar como empresa
e posteriormente produzir, assim à questão “o que fazer” definir
o tipo de negocio que pretende investir,“onde fazer” definir a
escolha do local, visando o mercado pretendido de acordo com as condições
estabelecidas no projeto.
Já “com o quê fazer” “com a
ajuda de quem fazer”, neste sentido o empreendedor estabelece os elementos
capacitados para atuar na produção, como também os insumos para a possível
transformação e maximização dos produtos. “para quem faze” visando
certo perfil de consumidor a produção se destinará para que seja consumido.
E por fim, o “quando
fazer” Estabelece o momento ideal para investimento na produção,
visando o período de curto e longo prazo, a sazonalidade de inverno e verão. “o
que fazer” “para quem faze” ao definir o tipo
de negocio que pretende investir, que seja necessário para produção,
estabelecendo investimentos na produção no tempo certo de curto e longo prazo,
visando área de mercado e perfil de consumidor, que consumirá o produto, com
ajuda de colaboradores comerciais. Influenciando consumidores que definirão
possíveis demandas. Que Deus nos abençoe!
Claudson Alves oliveira – Bacharel em
Direito, American College of Brazilian Studies, 37 N Orange Avenue, Suite 500,
Downtown Orlando, Florida, 32801.