domingo, 29 de julho de 2018

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - CATAPORA


 

A catapora é uma doença de fácil contágio, provocada por um vírus. Seu nome científico é varicela e atinge as crianças, na maioria dos casos. Ela causa muito desconforto porque provoca feridas e manchas vermelhas no corpo, as quais geram uma coceira intensa. Apesar destes sintomas, é preferível ter a doença durante a infância, momento em que não acontecem complicações.

Catapora

Uma pessoa que teve catapora está livre da doença para sempre. Porém, estão mais expostas ao contágio as pessoas com baixa imunidade e que apresentam outras doenças imunodepressoras, como o vírus HIV (neste caso, a doença pode se complicar ainda mais e se tornar mais inconveniente e difícil de suportar).


Vacina Contra Catapora

A vacina serve como forma de prevenir a doença. Ela pode ser aplicada em campanhas do Governo Federal ou de forma particular, em centros de vacinação e clínicas de pediatras ou dermatologistas. Em média, a dose da vacina custa 65 reais e pode ser aplicada em crianças com idade superior a 1 ano, assim como em adultos e adolescentes que ainda não tiveram a doença.

Como se transmite a catapora

O contágio da catapora acontece com mais frequência durante o período de frio e chuva, porque nestes momentos as pessoas estão mais vezes em lugares fechados e ficam muito próximas.

Também é muito comum que a catapora se espalhe entre crianças em escolas e creches,  sendo o motivo sempre o mesmo: o contato direto em lugares fechados.

O vírus da catapora entra no organismo humano e depois passa por um período de incubação, que pode levar de 14 a 21 dias. Somente depois deste período é que os sintomas começam a aparecer.

Os sintomas da catapora

O primeiro sinal da contaminação do vírus da catapora são os pontinhos vermelhos que começam a se espalhar pelo corpo do infectado. No início, são muito parecidos com picadas de inseto, o que leva a uma confusão quanto ao diagnóstico.

Depois de pelo menos três dias com as manchinhas, elas começam a mudar de forma, crescem e o aspecto fica muito diferente. De supostas pequenas mordidas de inseto passam a vesículas (bolhas cheias de um líquido transparente). O corpo pode ficar cheio de manchas ou simplesmente uma parte dele, lembrando-se que a doença também pode atacar nariz, boca e olhos.

Manchas Causadas Pela Catapora

Um dos grandes desconfortos provocados pela catapora é a coceira intensa, mas além disso, o contaminado pode ter febre baixa e dores de cabeça. Durante o período de instalação da doença é aconselhável muito repouso e são receitados remédios para fazer banhos, os quais aliviam as coceiras.

A transmissão acontece enquanto o paciente infectado está com as feridas e somente depois de secas é que a doença não representa mais um risco de contágio.

O médico deverá ser consultado para prescrever a medicação correta.

Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário