domingo, 22 de julho de 2018

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - SARAMPO

 
Erradicada há mais de duas décadas, o sarampo volta com toda força e é preciso ter cuidado.

Os sintomas iniciais de sarampo desenvolvem cerca de 10 dias depois que você está infectado. Estes podem incluir:

  • sintomas de resfriado
  • olhos vermelhos e sensibilidade à luz
  • uma alta temperatura (febre)
  • acinzentadas manchas brancas na boca e garganta


Depois de alguns dias, irá aparecer uma erupção manchada de vermelho-acastanhada. Isso geralmente começa atrás das orelhas e depois se espalha em torno da cabeça e pescoço, antes de espalhar para o resto do corpo.

Quando consultar o seu médico


 

Deve contactar seu médico logo que possível se você suspeitar que você ou seu filho pode ter sarampo.

É melhor telefone antes de sua visita como sua cirurgia médico pode precisar de tomar providências para reduzir o risco de propagação da infecção para os outros.

Seu médico geralmente será capaz de diagnosticar sarampo da combinação de sintomas, apesar de uma amostra de saliva pode ser testada para confirmar o diagnóstico.

Como se transmite o sarampo




O vírus do sarampo é contido em milhões de gotículas que saem do nariz e da boca, quando uma pessoa infectada tosse ou espirra.

Você pode facilmente pegar sarampo por essas gotículas a respirar ou, se as gotas se instalaram em uma superfície, por tocar a superfície e, em seguida, colocando as mãos perto do seu nariz ou boca. O vírus do sarampo pode sobreviver em superfícies por algumas horas.

Quando dentro de seu corpo, o vírus multiplica-se no fundo de sua garganta e pulmões antes de espalhar por todo o corpo.

As pessoas com sarampo são contagiosos de quando os primeiros sintomas se desenvolvem até cerca de quatro dias após a erupção aparece pela primeira vez. Portanto, a escola ou do trabalho deve ser evitado pelo menos quatro dias, a partir de quando a erupção apareceu pela primeira vez limitar a propagação da infecção.

Quem é afetado




Qualquer pessoa pode ter sarampo, se eles ainda não foram vacinados ou não tiveram antes, embora seja mais comum em crianças entre um e quatro anos de idade.

Uma vez que você teve sarampo, é muito raro para desenvolver a infecção novamente no futuro, porque seu corpo cria imunidade (resistência) para o vírus.

Como prevenir o sarampo




A maneira mais eficaz de prevenir o sarampo é ter o sarampo, caxumba e rubéola (MMR) vacina.

A primeira vacinação MMR rotineiramente é dada quando a criança é de cerca de 13 meses de idade e um segundo é dado antes que seu filho começa a escola.

Adultos e crianças de 6-13 meses de idade também podem ter a vacina tríplice viral, se eles estão em risco de pegar sarampo. Por exemplo, a vacinação pode ser recomendada se houver um surto de sarampo na sua área local, ou se você esteve em contato próximo com alguém com sarampo.

Tratamento de sarampo




Não há nenhum tratamento específico para o sarampo, mas seu sistema imunológico deve combater a infecção dentro de 7-10 dias.

Há várias coisas que você pode fazer para ajudar a tornar a sua recuperação mais confortável, incluindo:

  • fechar as cortinas para ajudar a reduzir a sensibilidade à luz
  • usando lã de algodão úmido para limpar os olhos
  • tomar paracetamol ou ibuprofeno para aliviar a febre, dores e dores (aspirina não deve ser dada a crianças menores de 16 anos de idade)
  • beber bastante água para evitar a desidratação



Em casos graves de sarampo, especialmente se houver complicações, você pode precisar ser internado em hospital para tratamento.

Complicações do sarampo




Sarampo pode levar a complicações muito sérias que às vezes podem ser fatais. Estes incluem infecção bacteriana nos pulmões (pneumonia) e o cérebro (encefalite).

Pessoas mais em risco de desenvolver complicações graves incluem bebês menores de 12 meses, as crianças na saúde pobre, adolescentes e adultos.

Estima-se que cerca de um em cada 5.000 pessoas com sarampo vai morrer como resultado de uma complicação séria.

Por Dr. Otávio Pinho Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário