segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

SÃO LUÍS TERÁ O I FESTIVAL INTERNACIONAL DO FOLCLORE EM SETEMBRO


Além do patrimônio histórico e arquitetônico tombado pela Unesco, São Luís é reconhecida internacionalmente pela sua diversidade cultural. Durante as festas juninas, milhares de turistas vêm à capital maranhense para conhecer de perto a riqueza folclórica presente nas festas, brincadeiras e formas de expressão da região. Este ano, a cidade vai entrar na rota turística dos grandes festivais culturais com a realização do I Festival Internacional do Folclore, entre os dias 08 e 12 de setembro.
No sábado (25), foi feito o lançamento do evento, às 9h, no auditório do Hotel Abbeville, somente para representantes institucionais das áreas de Cultura, Educação, Turismo, empresários, jornalistas culturais e demais convidados. O festival é uma promoção da União dos Bois de Orquestra do Maranhão (UBOMAR) e do Conselho Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (CIOFF), organização não-governamental vinculada à Unesco, em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func).
Na ocasião foi apresentada a proposta do festival e também foram apresentados e empossados os delegados e dirigentes do CIOFF. A ideia da reunião foi sensibilizar, sobretudo, os empresários, agentes culturais e representantes dos grupos folclóricos da dimensão internacional do evento. “A ideia da reunião é também para apresentar os trabalhos que vamos desenvolver pelo CIOFF e promover a inserção dos grupos de folclore do Maranhão no mercado internacional de eventos nesta área”, explicou Cláudio Sampaio, representante do CIOFF.
O principal objetivo do festival é promover a difusão das manifestações populares do Maranhão para o resto do mundo, abrindo campos para diálogos e troca de experiências entre diferentes culturas de outras regiões brasileiras e mundiais. “No festival de São Luís, vamos ter a participação de grupos culturais de outros estados, como Rio Grande do Sul, Paraíba, São Paulo, Ceará, e também de grupos de países da Europa e América do Norte”, afirmou Cláudio Sampaio.
O evento terá início no dia do aniversário da cidade, 08 de setembro, e vai prosseguir até o dia 12, com várias atividades. Ainda será definido o local de realização do festival. A reunião serviu também para esclarecer de que forma os grupos folclóricos, artistas e artesãos compreendam melhor a área de atuação do CIOFF e de que maneira todos poderão ser beneficiados com um evento de grande porte em São Luís.
SOBRE O CIOFF

Há 40 anos o CIOFF trabalha para a salvaguarda, promoção e difusão da cultura tradicional, com o objetivo de promover o patrimônio imaterial, através de formas de expressão, tais como dança, música, jogos, rituais, costumes e outras artes, além de promover diversas ações em favor da diversidade cultural, diálogo intercultural e cultura de paz através da implementação de programas específicos bienal ou a organização de reuniões, workshops e conferências cultural. A organização realiza cerca de 250 festivais em mais de 50 países, envolvendo mais de 50 mil artistas. O evento promove uma rede mundial de contatos e trocas culturais entre os diversos países integrantes, propiciando o enriquecimento da própria realidade local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário