domingo, 12 de janeiro de 2014

QUANDO TUDO É IMPORTANTE



RECADINHO LIGEIRO: REFORMA ORTOGRÁFICA

Hoje eu queria fazer um pequeno comentário sobre a reforma ortográfica que assola o país. Já que o negócio é avacalhar com o modelo atual, por que não acabam com o plural. Por exemplo, poderíamos dizer um chops e dois pastel sem errar, sem errar também com as mina e os mano. Eliminar o "s" nas palavras obrigatórias. Poderíamos dizer tranquilamente "vamo", "temo", "acabamo", sem incorrer em erro gramatical. Acabar com o gênero masculino ou feminino onde a regra é básica. Poder dizer menas no lugar de menos. Permitir o uso indiscriminado do "a gente" no lugar do "nós": a gente fomos, a gente somos, todos aqueles agentes do "Casseta e Planeta". Incorporar, ainda, o "caraca" e o "tchau" no dicionário com seu significado peculiar e característico.

Outra coisa, esse negóci o de ficar muito inflexível com o "ez", como acontece com os mineiros. Poderia passar a ser "eis". Eles falam vez, português, arroz, nós, freguês. Como no geral, principalmente aqui no nordeste, o povo fala veiz, portugueis, arroiz, ficaria tudo certo, tudo de bom tamanho, como dois e dois são cinco. 
Esse negócio de querer ser sempre certinho no Português "já era". Precisamos acabar com os erros de português. Todo mundo falaria da maneira que mais lhe conviesse, afinal de contas somos um país de nuances e costumes diferentes, cada um poderia estabelecer sua norma particular. Nada de rigor na correção de provas dos vestibulares, para que enrijecer e engessar o idioma(?), o pessoal dos jornais da televisão não respeitam as regras mais simples do vernáculo (não estão nem aí para o futuro do indicativo), por que nós, simples mortais, teremos que ficar consultando dicionário e a gramática querendo escrever certo por linhas tortas, querendo ser o melhor na língua pátria?!!! 
É muita pretensão!



Nenhum comentário:

Postar um comentário