sábado, 31 de dezembro de 2016

BACABAL – A DIVINA COMÉDIA DE DANTES, D’AGORA E DEPOIS


Quem pensa que já viu tudo na justiça, se enganou redondamente. Quem pensa que já viu tudo em Bacabal, também. Enquanto a população achava que o primeiro dia de 2017 seria atípico, isso por não empossar o prefeito, mais uma vez  Zé Vieira surpreende e consegue uma manobra, via advogados, dinheiro e ministro, e derruba uma liminar que lhe impedia de assumir e seu deferimento lhe capacita a tomar posse,. Atentem bem para esse termo “Tomar posse” .   E a indústria da liminar existe mesmo. Liminar ou limilhões?
Em uma decisão monocrática, provisória, de caráter liminar, o ministro plantonista do TSE, Gilmar Mendes, em 29 de dezembro, época de recesso no judiciário, época em que o Plenário das Cortes não se reúne para tomar decisões definitivas, o que se chama no popular de “apagar das luzes”, deu para Zé Vieira o direito de tomar posse, isso não significa que se manterá no cargo.
E não soltem todos os foguetes, ainda tem muita festa pela frente.
A primeira reunião do TSE em 2017, está marcada para 02 de fevereiro e como deve ter inúmeros casos para serem julgados na frente do de Bacabal, esse julgamento pode até demorar mais tempo, ou não, isso ninguém sabe. O certo é que no dia que for julgado pelo pleno do TSE, serão sete ministros. Se for o vencedor, Zé vieira fica, se for o perdedor teremos novas eleições”, explica o advogado Dr. Luiz Eufrásio Ribeiro Filho.
“ É uma liminar para julgar o mérito da ação, são sete ministros e no recesso tem sempre que ficar um de plantão e toda ação que chega, é ele quem resolve, então, onde teve essa situação no Brasil todo, o Ministro Gilmar Mendes dá uma liminar favorável. No caso de Bacabal, com essa liminar, o TRE e a Justiça Eleitoral de Bacabal , estão na obrigação de empossar o Zé Vieira até que seja julgado o mérito, isso é, não estão mandando expedir o diploma dele, não estão mandando aceitar o registro de sua candidatura, isso só vai ser discutido em outro momento”, esclarece o advogado Dr. Bento Vieira.
Quando o TSE voltar a sua normalidade, os seis ministros estarão sob a presidência da linha dura, Dra. Carmem Lúcia, a maior inimiga dos "Fichas Sujas". Aí o bicho pega de novo. Ô Bacabal sem sorte.
Ao contrário do que muita gente pensa, inclusive os vereadores, essa manobra de Zé Vieira e seus advogados, deixa o presidente da câmara mais prefeito do que nunca. Com o esfriamento da eleição para presidir a casa e muitos edis fumaçando de raiva, pois entrariam o ano com a conta bancária recheada, nem atentaram que seus votos dobraram de preço. Como essa liminar não se sustenta, o presidente da casa terá muito mais tempo na frente da prefeitura do que teria se Bacabal entrasse o ano sem prefeito. ,
Alguém  tem dúvida que essa estada do Senador da Republica João Alberto de Souza, alinhavando, costurando, fazendo acordos e isolando Coronel Egidio e Serafim Reis para eleger Edvan Brandao a presidente da câmara é só porque gosta dele?
Quem mais uma vez poderá se frustrar é o vereador César Brito que tem como sonho de consumo, assumir a cadeira numero um de Bacabal. A hora é essa, daqui até a hora da eleição ainda tem muito tempo. O que ele não pode contar é com o apoio do prefeito interino Zé Vieira, nem dos Florêncios. Esses não gostam dele.
E olhem que teve assessor arrependido e devolvendo dinheiro que supostamente iria para um vereador. Não era compra de voto, era apenas um presentinho de ano novo.
O que se pode esperar até que essa situação se resolva definitivamente é um Bacabal travado, pior do que o que Zé Alberto deixou. Esse leva e traz de ações, liminares, advogados, viagens,m inistro, custou fortunas e se alguém está de olho no erário para cobrir esse rombo, se engana redondamente.
 Durante esse tempo de balbúrdia, enquanto não se resolver esse imbróglio, o Ministério Público Municipal, o Ministério Público Estadual e a Policia Federal, farão um plantão permanente dentro da prefeitura de Bacabal.

Um feliz ano novo   

Nenhum comentário:

Postar um comentário