terça-feira, 14 de novembro de 2017

DIA NACIONAL DE COMBATE AO DIABETES


Dia 14 de novembro, hoje, é o Dia de Combates ao Diabetes. Diabético, não tem o que comemorar, mas, a lamentar o fato de ser portador dessa doença que mata aos poucos.

Como minha contribuição para a reflexão daqueles que fazem parte do grupo de risco, ou que já são diabéticos, vou publicar a matéria a seguir, asseguro que vale a pena ler.

No dia Mundial do Combate a Diabetes, a má notícia: cada vez mais crianças contraem a doença

=(INFOGRAFIA)= PARIS, 13 Nov 2007 (AFP) - A anunciada epidemia de diabetes, que afeta cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo, não perdoa aos mais jovens, alertam os especialistas por ocasião do Dia Mundial de Combate a Diabetes, que é comemorado nesta quarta-feira, e que este ano é dedicado a crianças e adolescentes.

A cada cinco segundos, uma pessoa desenvolve a doença e aproximadamente 380 milhões de indivíduos correm o risco de se infectarem até 2025, segundo a Federação Internacional da Diabetes (FID). Esta inquietante expansão mundial vem acompanhada de uma progressão não menos alarmante da enfermidade entre os mais jovens.

Por ano, 70.000 crianças com menos de 15 anos desenvolvem a diabetes tipo 1, cuja freqüência na população aumenta 3% a cada ano. Este tipo de diabetes é auto-imune e se caracteriza pela ausência de secreção de insulina pelas células do pâncreas.

As taxas de diabetes do tipo 1 dobraram nos últimos 20 amos em quase todos os países da Europa, alertou Claire Lévy-Marchal, pediatra e diretora de pesquisa do Inserm (Instituto Nacional de saúde e pesquisa Médica da França), no Boletim epidemiológico semanal que será divulgado nesta terça-feira.

A cientista considera que este aumento se traduz em "um deslocamento para faixas etárias mais jovens". Esta hipótese é confirmada por Jean Jacques Robert (do hospital infantil Necker de Paris), que alerta para casos de diabetes em crianças de menos de um ano.

Ao mesmo tempo, Claire Lévy Marchal esclarece que os estudos "não isolaram o fator causal", mas "o conjunto de alterações ocorridas nos hábitos saudáveis de vida poderia ser a causa da virulência precoce da doença auto-imune".

A diabetes dos adultos é majoritariamente do tipo 2 (doença metabólica caracterizada por uma resistência à insulina), enquanto que nas crianças, a proporção é inversa, sendo 90% dos casos pertencentes ao tipo 1. Por esta razão, outro tema que causa inquietação entre os especialistas é a emergência em vários países de casos de diabetes do tipo 2 em crianças e adolescentes.
Comemorado desde 1991, o Dia Mundial do Combate à Diabetes (www.idf.org) foi acolhido na ONU pela primeira vez este ano, já que foi apenas em 20 de dezembro passado que a organização adotou uma resolução que reconhece a doença como uma ameaça importante às pessoas.

Una marcha simbólica de "246 passos", representando os 246 milhões de diabéticos do mundo, está prevista para amanhã, quarta-feira em Nova York. Paralelamente, o Empire State Building se iluminará de azul.


 

Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário