Ácido úrico: saiba quais são as principais causas e quais são os tratamentos
O ácido úrico é uma anormalidade que pode surgir em nosso organismo devido ao metabolismo das purinas. Com isso, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o ácido úrico, quais são as causas, quais alimentos podem aumentar o ácido úrico, quais são os sintomas e tratamento indicado para o ácido úrico.
Qual a causa do ácido úrico elevado?
O ácido úrico se forma em nosso organismo devido ao metabolismo das purinas, ou seja, proteínas que são encontradas em determinados alimentos. Conforme os nossos rins trabalham, costumamos eliminar boa parte do ácido na urina e o restante continua na circulação na corrente sanguínea. No entanto, quando o nível de ácido úrico aumenta em nosso organismo pode se tornar um risco à saúde, pois o corpo reage a essa anormalidade. Entre os principais sintomas do ácido úrico consiste em dores, regiões inchadas, inflamações e irritabilidade nas articulações.
Quais são os perigos do ácido úrico?
Dependendo do nível que o ácido úrico se encontra pode ser apresentar sérios riscos à saúde, assim como inflamação renal, interferir no funcionamento dos rins, insuficiência renal crônica.
Conforme mencionamos no tópico anterior, o ácido úrico pode causar descamação em determinadas regiões da pele, inchaço e interferir na circulação sanguínea. As principais regiões acometidas pelo ácido úrico são: joelhos, pés, articulações, dedos, mãos e tornozelos.
Quais são os alimentos que aumentam o ácido úrico?
Alguns alimentos podem influenciar no processamento das purinas no organismo, que são proteínas que se formam devido a determinados alimentos. Confira a seguir os alimentos que aumentam o ácido úrico:
Salmão, marisco, atum e camarão;
Espaguete a carbonara;
Aveia;
Pizza.
Entre os alimentos que podem ajudar a eliminar o ácido úrico estão: laranja, abacaxi, acerola, morango e kiwi. O ideal é, além de cuidar da alimentação, ingerir de 1,5 a 2 litros de água por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário