sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

SEMIPRESIDENCIALISMO SERÁ DEBATIDO

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, durante evento em Davos, na Suíça, falou que o sistema semipresidencialismo será debatido em 2025 no Brasil.

Gilmar Mendes afirmou que a adoção do sistema semipresidencialista no Brasil é um tema que “está na agenda de 2025”.

“Há reformas institucionais que também precisam ser discutidas. Michel [Temer], eu e outros discutimos no Brasil um pouco lá atrás e chegamos a formular um projeto de semipresidencialismo. […] É um tema que certamente já está na agenda de 2025 e sobre qual nós teremos que nos debruçar”, afirmou.

Segundo o ministro, o modelo atual do Brasil — o presidencialismo — precisa de ajustes. Gilmar citou a situação das emendas parlamentares como um dos problemas resultantes desse sistema e disse que os parlamentares executam as verbas “sem qualquer responsabilidade”.

As emendas parlamentares têm produzido atritos na relação entre os Três Poderes por permitirem que congressistas direcionem recursos públicos para projetos específicos sem necessariamente prestar contas ou serem responsabilizados pela execução.

O semipresidencialismo é um sistema de governo em que o Presidente da República divide o poder com um primeiro-ministro, eleito pelo Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário