Em resposta aos efeitos das fortes chuvas no Maranhão, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) iniciou uma força-tarefa para monitorar áreas afetadas pelos grandes volumes de água nas rodovias estaduais.
Na Grande Ilha, o período chuvoso causou vários transtornos em estradas e pontes, como alagamentos e interdição de vias por causa de erosões. No entanto, a Sinfra tem mobilizado equipes para atender a essas demandas com rapidez, como o caso da recuperação da erosão na cabeceira da Ponte da Juçara, na MA-204, Paço do Lumiar.
Os serviços na plataforma foram feitos com concreto e pedra rachão, usada para dar mais resistência e impedir que o solo se rompa novamente. A obra tem o objetivo de manter o tráfego no local até com as condições climáticas mais densas.
Outro exemplo de ação preventiva contra enchentes na Grande São Luís são as obras na MA-201, próximo ao ponto da Transágua. Por lá, as equipes da Sinfra executam os serviços de limpeza dos dispositivos de drenagem.
Fora da Grande Ilha, os serviços da Sinfra de limpeza de córregos e riachos como Cacau, Bacuri, Santa Teresa, Capivara e Riacho do Meio, na cidade de Imperatriz, iniciaram imediatamente após a assinatura da Ordem de Serviços, no último dia 9.
O secretário da Sinfra, Aparício Bandeira, lembra que essa é uma ação feita todos os anos nas cidades e que considera de grande importância esses trabalhos em conjunto com as gestões estadual e municipal, pois, segundo ele, amplia a capacidade de atuação e potencializa os resultados dos projetos.
“Essa é uma ação que fazemos anualmente. Contamos com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil atuando, inclusive, na região da Grande São Luís. Essa parceria com outras pastas de dentro do governo e com os municípios serve para aumentar nossa capacidade de atuação nos locais afetados. No final, quem sempre sai ganhando é a população”, reforçou o chefe da pasta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário