domingo, 13 de abril de 2025

COM A PALAVRA - TRUMP, O XERIFE DO MUNDO - POR JUNIOR PACÍFICO DE PAULA

 


TRUMP, O XERIFE DO MUNDO

Júnior Pacífico de Paula – Engenheiro – Empresário – Ambientalista

Com pouco mais de 60 dias no poder, o presidente americano de nome, Donald John

Trump, conseguiu a façanha de mudar este planeta, principalmente a economia e a geopolítica.

Ser presidente dos Estados Unidos, por si só, já torna o ocupante da cadeira presidencial, a pessoa mais importante do mundo, a questão é, o Trump sabe disto e utiliza deste poder de forma plena e absoluta, não só fazendo mudanças radicais e estruturais no seu País, como também colocando o mundo em estado de alerta com suas bravatas, loucuras e delírios.

Com a derrocada da extinta União Soviética nos anos de 1990, a Rússia que a sucedeu.

Hoje é apenas uma potência militar, com uma economia menor que a brasileira, a nova candidata a superpotência é a China, porem está longe de galgar este posto. Segundo

especialistas, para um país ser uma superpotência, além do poderio econômico, é necessário atender três princípios básicos, que são: autossuficiência militar, energética e alimentar.

Atualmente só os Estados Unidos atendem estes preceitos.

Abaixo será feito um comparativo, entre os Estados Unidos (USA) e a china em cada um destes quesitos:

AUTOSSUFICIÊNCIA MILITAR

Tanto os USA quanto a China, são potências neste ponto, os USA tem o maior orçamento militar do mundo, tem 1,3 milhão de soldados e o maior número de veículos militares, aeronaves e navios de guerra do planeta, além de ser uma potência nuclear, tem cerca de 800 bases militares no exterior. Já a China tem 2 milhões de soldados, é uma potência nuclear, além de dominar de forma surpreendente a mais moderna tecnologia na área militar, a China ainda conta com um dos maiores contingentes de militares reservistas do mundo, cercde dois milhões.

AUTOSSUFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Os Estados Unidos são altamente o maior produtor de Petróleo do mundo, principalmente obtido pela extração do xisto betuminoso, já a China é o maior importador de petróleo do mundo, mesmo sendo líder no desenvolvimento de energias eólica e solares, porém é totalmente dependente da importação de petróleo e gás.

AUTOSSUFICIÊNCIA ALIMENTAR

Os USA são um dos maiores produtores e exportadores de alimentes do mundo, já a

China apesar de ser o maior produtor de grãos do Mundo, produz basicamente arroz, para alimentar sua imensa população, porém é a maior importadora de grãos energéticos do planeta (soja e milho), que são utilizados para alimentar seus rebanhos (aves e porcos), que são a base para suprir de proteína animal seu contingente populacional.

O Sr Donald Trump, sabe qual é o poder dos USA, com um PIB de 29 trilhões de Dólares, o que representa 27% do PIB mundial, apenas o estado da California, tem um PIB de quase o dobro do Brasil, que é a décima maior economia do planeta, o Trump versão 2025, começou seu mandato me forma alucinante e vertiginosa, apenas no primeiro dia de mandato assinou 46 decretos e conseguiu abalar os alicerces dos USA, como também do mundo. Além do mais, tem um tripé de apoio enorme que são a maioria dos deputados e senadores, além do fato que a maioria da suprema corte americana é conservadora, portanto, alinhada com seus pensamentos e doutrinas.

Em pouco mais de 30 dias, já foram assinados 66 decretos, dentre eles os seguintes:

• Perdão total e incondicional aos invasores do capitólio;

• Revogação dos decretos que promoviam a equidade racial, dos programas de combate a COVID-19, e acabou com as políticas que combatiam a discriminação de gênero e sexual, dos programas que estudavam os riscos da IA (Inteligência Artificial);

• Congelou todas as contratações federais de pessoal e obrigou todos os

funcionários públicos federais a retornarem aos postos de trabalho de forma

presencial e integral e demitiu milhares de funcionários públicos;

• Acabou com os subsídios na utilização de carros elétricos;

• Autorizou o retorno da prospecção e exploração de petróleo e gás, no Estado

Americano do Alaska, que estava proibido por problemas ambientais;

• Definiu que a classificação biológica é imutável, só existindo homem e mulher;

• Acabou com a cidadania automática de bebês filhos de imigrantes nascidos no

USA;

• Orientou os estados americanos a aplicarem de forma mais contudente a pena de

morte;

• Restringiu o uso da energia eólica;

• Acabou com os programas de ajuda e assistência externa;

• Começou a temporada de caça e deportação aos imigrantes;

• Acabou com os programas federais para contratações que privilegiavam a etnia e sexo, como também de inclusão e diversidade, e os programas que financiavam o procedimento do aborto e os programas de diversidade das Forças Armadas.

Na área externa as mudanças também foram acentuadas, os USA saíram do acordo climático de Paris, da OMS (Organização Mundial da Saúde), decretou emergência nacional nas fronteiras (México e Canadá), suspendeu a entrada de refugiados, revogou todas as políticas voltadas para a sustentabilidade e o uso de fontes renováveis de energia, tirou os USA dos acordos da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), decretou que o Golfo do México passe a ser chamado de Golfo da América, colocou sobretaxas aduaneiras (aumento de impostos de importação), sobretudo contra China, México e Canadá, quer tomar o Canal do Panamá e a Groelândia, e por último, diante da saúde frágil do Papa, quer interferir no conclave de escolha do Papa, para colocar o próximo pontífice mais conservador e menos progressista.

Em 60 dias no cargo ele conseguiu abalar as estruturas do planeta, imagine o que fará nos próximos 1400 dias que faltam para a conclusão do seu mandato, a sorte é que, nos USA só se pode ser presidente apenas duas vezes, e ele já foi presidente entre 2017 e 2021, o mundo agradece.

q

Nenhum comentário:

Postar um comentário