segunda-feira, 23 de março de 2015

PELOS BLOGS DE BACABAL




NOTAS PARA COMEÇAR A SEMANA

Por Louremar Fernandes

 Trizidela do Vale terá quartel dos Bombeiros

O Médio Mearim deverá receber, ainda este ano, um quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). O processo de instalação, em definitivo, está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

A unidade será construída em um terreno doado pela Prefeitura Municipal de Trizidela do Vale, e que vai atender ainda as cidades de Pedreiras, Lima Campos, Peritoró, Esperantinópolis, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande, Poção de Pedras, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Joselândia e Santo Antonio dos Lopes. Na foto, o prefeito de Trizidela, Fred Maia, conversando com oficiais do Corpo de Bombeiros.

O prefeito de Bacabal e a impessoalidade em peças publicitárias

Termina hoje (23) o prazo dado pelo Ministério Público para que o prefeito José Alberto Veloso informe que providências adotou ou vai adotar para se enquadrar sobre a promoção pessoal que está fazendo com o dinheiro público. A constatação da irregularidade foi feita pelo promotor de Justiça Lindemberg do Nascimento Malagueta Vieria que expediu uma Recomendação ao prefeito Zé Alberto para que “se abstenha” de tal prática.
Malagueta recomendou que o prefeito deixe de divulgar o próprio nome, símbolo, imagem ou slogan que vincule as realizações públicas à sua pessoa, a fim de impedir a promoção do gestor.

Inmetro não tem competência para fiscalizar balança de farmácia

O Inmetro não é competente para fiscalizar balanças postas gratuitamente à disposição dos clientes de farmácias. Com esse entendimento, a 1ª turma do Superior Tribunal de Justiça manteve acórdão do TRF da 4ª região que anulou auto de infração emitido pela autarquia contra uma farmácia por não permitir a fiscalização da balança existente no estabelecimento.
O Inmetro sustentava que a aferição de balança instalada em farmácia faz parte da sua atribuição, pois mesmo não havendo relação de consumo, existiriam riscos efetivos de prejuízo à saúde do consumidor nos casos de pesagens realizadas em equipamentos fora dos padrões de metrologia. Leia mais.

Festival de Cinema da Juventude

Termina no dia 27 de março o prazo para inscrições no CINEJUV – Festival de Cinema da Juventude, promovido pela Prefeitura de Bacabal com tema "Drogas: Um desafio real, na sociedade atual". Os vídeos deverão ter entre 12 e 15 minutos e estarão concorrendo a uma premiação total de 5 mil reais. Os jovens podem produzir os seus vídeos do próprio celular e editá-los, assim como também de câmeras comuns. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Juventude (BR316, Km 361 - ao lado do Hotel Jainara), no horário das 8h às 14h.

93 anos de PC do B

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comemora nesta segunda-feira (23) o nonagésimo terceiro aniversário, ocasião em que serão relembrados os fatos históricos da trajetória e das lutas partidárias. A sessão solene que acontece às 10h na Assembleia Legislativa do Maranhão servirá também para comemorar os 30 anos de atuação legal do partido.

É buraco que dói

O leitor Benedito Saraiva Filiho envia em forma de versos um protesto pelas péssimas condições das ruas de Bacabal. 
Algo que não tem relação apenas com a obra de esgotamento sanitário ou com o período invernoso. Tem muito a ver com descaso. 


DEOCLIDES "SE ESCONDE" PARA NÃO SER NOTIFICADO DE DECISÃO PRÓ- ALBERTO FILHO

Por Randyson Laércio

O suplente de deputado federal Deoclides Macedo (PDT) tem sido procurado desde a semana passada para ser notificado da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que confirmou a eleição de Alberto Filho (PMDB) como titular do mandato (reveja).

Com a decisão, o pedetista, que estava no exercício do mandato – em virtude da nomeação de Julião Amin (PDT) como secretário de Trabalho do Governo Flávio Dino (PCdoB) -, volta à suplência.

Mas, para que isso ocorra, a Procuradoria Legislativa da Câmara dos Deputados precisa dar ciência oficial a Deoclides. Ele foi procurado por toda a semana passada para receber o documento.

Como não foi encontrado, será notificado por edital, publicado no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer hoje (22).
Depois disso, contam-se cinco dias e, então, a Mesa Diretora da Casa está autorizada a finalmente dar posse a Alberto Filho.

A SEMANA COMEÇA COM MAIS UM HOMICÍDIO REGISTRADO EM BACABAL

Por Sérgio Mathias


Um homem identificado como Luciano Teixeira Sousa, o Luciano Capivara, de 22 anos, foi morto a facadas nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira no bairro Trizidela.

A vítima era usuária de drogas e já tinha passagem pela polícia. Em maio do ano passado ele havia sido alvejado por dois, de três tiros disparados contra ele quando estava em  um bar (do Seu Francisco) localizado na rua Maria Helena, bairro Trizidela.

Segundo testemunhas, a vítima estava embriagada e adentrou no estabelecimento armada com um facão onde algumas pessoas jogavam bilhar. Não satisfeito, teria interrompido a partida colocando as bolas na caçapa da mesa com as mãos.

Já em via pública, em frente ao bar, ele levou os tiros que lhe acertaram as costas e o braço. Socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Luciano foi levado ao Socorrão. Devido à gravidade dos ferimentos teve que ser transferido para o Hospital Geral de Peritoró em estado de saúde é grave.

Também em 2014, Luciano Capivara foi preso acusado de implantar o terror no bairro Trizidela armado com uma perna-manca e ameaçando quem passava pelo local.

UM TAPINHA NÃO DÓI! POPULAÇÃO AGARRA E ESPANCA LADRÃO EM BACABAL


Por volta das 12h40 desta segunda-feira (23), um elemento identificado como Railton Correia Sousa, de 18 anos, foi agarrado por populares após ser flagrado tentando roubar em uma residência localizada na rua Santa Teresinha, no bairro da Areia.

O proprietário do imóvel ao perceber a intenção do acusado gritou “pega ladrão!” e seus vizinhos imediatamente se encarregaram de atender seu pedido, porém, antes da chegada da Polícia Militar, deram uma lição no ‘dono do alheio’.

Na delegacia, ainda se contorcendo de dores, Railton disse ter chegado recentemente a Bacabal para morar no bairro Setúbal vindo da terra de Bita do Barão, onde residia e para onde pretende voltar depois das "mensagens" de boas-vindas 
 

GÊMEOS PREMATUROS MORREM APÓS MÃE PEREGRINAR EM HOSPITAIS DE BACABAL E DE OUTRAS CIDADES; PAI APONTA NEGLIGÊNCIA MÉDICA


Em uma reportagem concedida ao repórter Romário Alves em frente ao Hospital Materno Infantil de Bacabal, esse jovem  da foto descreveu os momentos de desespero que passou ao lado de sua esposa para tentar salvar a vida dos primogênitos que o casal esperava ansioso.


Ele conta que no sábado (21), por volta do meio-dia, quando saia do trabalho recebeu uma ligação telefônica da sua esposa, Ana Paula Rodrigues da Silva, de 23 anos, que se encontrava no sexto mês de gestação gemelar, dizendo que sentia fortes dores no pé da barriga” (baixo ventre). Após chegar em casa a levou para o materno infantil onde, segundo ele, o médico de plantão demorou a prestar atendimento pois haviam outras pacientes.

O pai dos gêmeos disse que o médico com quem sua esposa havia feito o pré-natal, e que se encontrava viajando, chegou a conversar por telefone com o colega de plantão. Em seguida, para aliviar as dores foi receitado o remédio Buscopan.

Por volta das 19h30, ainda sentindo dores, a paciente recebeu alta e se dirigiu a casa de sua mãe, próxima ao Terminal Rodoviário de Bacabal. Pouco tempo depois as dores se intensificaram e, antes mesmo que o casal pudesse retornar ao materno, uma das bolsas do líquido amniótico da gestante se rompeu. Desesperado, Genes colocou a esposa em um táxi e se dirigiu novamente ao hospital onde a segunda bolsa também estourou.

Ele conta que diante da gravidade da situação foi orientado por funcionários a levar sua esposa para o Hospital Geral de Alto Alegre do Maranhão, pois naquela casa de saúde a gestante poderia receber um melhor atendimento.

Em um carro particular o casal seguiu para Alto Alegre do Maranhão, mas chegando lá foi avisado que não havia leito disponível e que deveria ir para a cidade de Coroatá, e assim a viagem prosseguiu.

Temendo que o pior acontecesse e já vendo que a primeira criança estava nascendo, Genes resolveu parar em Peritoró, onde também há um hospital da rede estadual de saúde e que sua equipe médica prestou todo atendimento necessário, mas, infelizmente, não conseguiu salvar a vida de nenhuma das duas crianças.

Ao retornar a Bacabal, Genes se mostrou indignado com o atendimento no materno infantil da sua cidade.

O emocionante desabafo do pai dos gêmeos que vieram a óbito vai ao ar nesta segunda-feira (23), a partir das 12h15, no programa Ronda na Difusora (canal 2), apresentado por Randyson Laércio.

A direção do Materno Infantil de Bacabal deverá se pronunciar sobre o caso ainda esta semana...

HOMEM É ALVEJADO A BALA POR COMPANHEIRO DA EX-MULHER, EM BACABAL


Discussão acabou em uma tentativa de homicídio registrada por volta das 23h30 deste domingo (22) na rua Dionísio Santos, bairro Setúbal. Valdecir José Gomes dos Reis, 49 anos, foi atingido na barriga por um tiro de revolver disparado por um individuo identificado como Vilson que, de acordo com informações, vive maritalmente com a ex-esposa da vítima e que estava com o acusado no momento do crime, tendo inclusive fugido com o mesmo em uma motocicleta Honda/Fan, cor preta.
Dois tiros foram disparados contra Valdecir quando ele estava em frente a sua residência. Socorrido  por, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, ele foi encaminhado ao Pronto Socorro Municipal e seu estado de saúde é estável.

VEICULO FICA PARCIALMENTE DESTRUÍDO APÓS BATER EM PAREDE DE ESCOLA NO CENTRO DE BACABAL

Por volta das 4 horas da manhã deste domingo (22), um Chevrolet/Onix, cor branca, placas OIX-2259, Bacabal-MA, derrubou parte da parede lateral do Colégio Batista após o motorista, que, segundo informações, dirigia em alta velocidade, perder o controle do veículo.

O acidente aconteceu na rua Magalhães de Almeida, próximo a Pop Lanches. Testemunhas garantem que o motorista estava visivelmente alcoolizado e teria deixado o local antes da chegada da policia. Sua sogra, proprietária do veículo, chegou logo em seguida, mas não quis gravar entrevista, porém, disse que o genro sofreu apenas escoriações no rosto. Ela também lamentou o ocorrido já que o automóvel é financiado e as prestações ainda não estão todas pagas, além do mais, não tem seguro.

Como se observa na imagen, a frente do veículo foi completamente destruída com o impacto na parede.

BICHINHO ESPERTO: JOVEM TOMA CELULAR DE ASSALTO E DIZ QUE SÓ QUERIA FAZER UMA LIGAÇÃO

Por Cabo Brito

Por volta das 11:20 h de hoje (23) Policiais Militares prenderam na Rua Dias Carneiro, próximo a antiga BIAZA , um jovem de nome “Cristiano Queiroz” ,  o mesmo é suspeito de na manhã de hoje ter tomado de assalto um aparelho celular de uma senhora na rua Teixeira de Freitas nas proximidade do Frigorifico Boi Gordo.

Ao ser apresentado no Plantão Central da Delegacia de Policia, o jovem confessou o crime e disse que só pegou o aparelho  para fazer uma ligação e que iria devolver após usar celular.



ALBERTO FILHO DEVE TOMAR POSSE COMO DEPUTADO AINDA ESTA SEMANA NA CÂMARA FEDERAL

 
O deputado Alberto Filho deve tomar posse ainda esta semana para o exercício do mandato na nova legislatura na Câmara Federal. No dia 16 deste mês a ministra Carmem Lúcia, do supremo Tribunal Federal (STF) negou seguimento a uma ação cautelar proposta pelo suplente de deputado federal, Deoclides Macedo (PDT), o que garantiu a posse de Alberto Filho no cargo.

O pedido de Deoclides Macedo ao STF tinha praticamente o mesmo teor de um outro recurso protocolado no início do mês no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por meio da ação, Deoclides, que teve o registro indeferido pelo TSE- e, com isso, anulados os votos recebidos em 2014- tentava reverter a decisão e obter acesso à Câmara Federal.

Com a decisão de Carmem Lúcia, no entanto, está praticamente descartada a possibilidade de ingresso do pedetista ao posto. Na semana passada, a advogada que representa Alberto Filho no processo, Ezikelly Barros, explicou que o parlamentar aguardava apenas a Mesa Diretora da Câmara notificar o pedetista da decisão, para então marcar posse de Filho.

O suplente, no entanto, não foi encontrado até o momento e por esse motivo acabou não sendo notificado da decisão. Apesar disso, Deoclides Macedo será citado hoje por edital de decisão favorável ao peemedebista, no Diário Oficial da União (DOU). A partir da publicação, portanto, conta-se cinco dias, para que Alberto Filho seja de fato empossado. A provável data da posse, é na próxima sexta-feira.
 
 

QUANTOS SÃO HOJE OS CANDIDATOS A PREFEITOS EM 2016 ?


Por Dr. Rogério Alves 
Bacabal sempre foi próspero em candidaturas nas vésperas das eleições. Já são 10 os pré-candidatos em busca da sucessão do prefeito Zé Alberto:
1. o próprio prefeito concorre a reeleição.
2. o ex-prefeito Lisboa tenta ressuscitar politicamente depois do fiasco da candidatura a deputado federal;  
3. o ex-prefeito Zé Vieira, ex-aliado de Lisboa e depois de perder 3 eleições consecutivas, ainda tenta apostar em sua esposa Patrícia, mesmo depois do fracasso nas urnas em 2014.
4. O deputado Carlinhos Florêncio mais uma vez se coloca a disposição para a sucessão municipal, mas a falta de grupo e a insistência na mesma política de valorizar apenas os parentes lhe coloca no mesmo patamar dos anteriores.
5. O deputado Roberto Costa tem sido citado como alternativa, mas não é eleitor de Bacabal e, se mudar seu domicílio eleitoral, ainda terá que disputar a vaga dentro do PMDB local onde o presidente é o filho do prefeito. Sua candidatura deve ser apenas cortina de  fumaça. 
6. O advogado Bento Vieira já se manifestou publicamente como pré-candidato e, independente do apoio de Zé Vieira, seu padrinho político, deve manter-se como alternativa aos políticos tradicionais.
7. Entre o empresariado o nome de César Brito tem sido ventilado como alternativa, mas este acredita no apoio do Governado do Estado, o que é uma realidade distante.
8. Ainda na linha empresarial surge o nome do promotor de eventos Clécio Bacabal Folia que acredita na força da juventude e da mídia.
9. Por fim, o Advogado Alberto Brito foi anunciado como um dos pré-candidatos do PSB a prefeitura de Bacabal, sob a articulação do Secretário de Estado Simplício Araújo. Segundo o Jornalista Abel Carvalho, Brito tem o papel suceder ao tio, médico oftalmologista José Carlos Reis.
10. Não dá pra esquecer que o mesmo PSB tem como pré-candidato o engenheiro Raimundo Nonato Chaves, que obteve mais de quatro mil votos nas próximas eleições.




Nenhum comentário:

Postar um comentário