segunda-feira, 9 de maio de 2016

COLUNA DO DODÓ ALVES



ECONOMIA: CONHECENDO OS AGENTES ECONÔMICOS INDIVIDUAIS, A PRODUÇÃO, O PROCESSO PRODUTIVO E A FUNÇÃO DE PRODUÇÃO...

Por Claudson Alves Oliveira (Dodó Alves)

Precipuamente os pequenos empresários e a classe laboral é que sofre os primeiros impactos da crise econômica, e neste caminho, é necessariamente conhecer o próprio negócio para desenvolver a eficiência e consequentemente alvejar a eficácia. Veja-se os principais elementos que compõe o seu negócio:
- 1. – São os Agentes Econômicos Individuais, as organizações empresariais, famílias e pessoas que possuem capacidade empreendedora e técnica para a realização do empreendimento. Agentes capacitados de ação racional e com objetivos de maximização do resultado e do esforço produtivo, no curto, médio e longo prazo.
Os agentes possui um pensamento com fim pré-estabelecido no cotidiano da produção, ou seja, maximizar os resultados da produção. Os agentes na tomada de suas decisões têm como finalidade as influenciadas em suas trocas (trade - offs). Geralmente as pessoas e as famílias têm como principal função consumir, enquanto que as empresas têm a função de produção de bens e serviços.
- 2. – A produção consiste em um processo de transformação de fatores produtivos em um mix de bens e ou serviços com valor econômico, produzido por decisão de um ou mais agente empreendedor, com o objetivo de realizar através de um determinado processo produtivo bens e ou serviços que lhe agregue valor (mix de produtos). Ex: transformação agrícola, industrial e serviços etc.
A ação dos agentes empreendedores com capacidade técnica, planejamento e finalidade, definindo um mix de bens e ou serviços, transformando os fatores produtivos (insumos) em produtos.
- 2. – Processo Produtivo é a juntada do conhecimento técnico, saberes e sua capacidade especifica que a empresa reúne para combinar fatores produtivos (insumos), para construir o bem planejado e ou desejado com suas finalidades.
Cada empreendedor, de forma criativa, planeja “o quê” e o “como fazer”, e isso define o processo produtivo. O “como fazer” tem mais influencia sobre consumidor, devido aos novos tempos, com grandes quantidades de produtos da mesma linha e o fator criatividade é fundamental para o produto ter sucesso. Exemplo, gordura zero, produtos orgânico, na prestação de serviço, a rapidez e o bom atendimento. Enquanto no comércio promoções que são as antecipações de vendas e etc.
Neste sentido o conhecimento adquirido em toda experiência do agente, pode evitar erros passados e buscar o resultado maximizado do esforço produtivo, verificando produtividade e receitas, media, marginal, total, ponto de equilíbrio e fatores variáveis para definir os preços competitivos de mercado.
- 3. – Função de Produção é a coisa que se apresenta graficamente como uma regra combinada que resultam em maximização do produto, controlando o preço e o produto final, é a juntada de atividades voltada para a combinação e transformação de fatores produtivos, no sentido que possibilita a criação de bens e serviços e seus resultados, preços, quantidade, qualidades em busca de maximizar a produção. Sempre implicará a percepção de ceteris paribus.
O processo de produção e comercio inicialmente precisa de um projeto, um conhecimento aprofundado sobre o assunto, ou seja, sobre aquilo que o empreendedor deseja implantar como empresa e posteriormente produzir, assim à questão “o que fazer” definir o tipo de negocio que pretende investir,“onde fazer” definir a escolha do local, visando o mercado pretendido de acordo com as condições estabelecidas no projeto.
 “com o quê fazer” “com a ajuda de quem fazer”, neste sentido o empreendedor estabelece os elementos capacitados para atuar na produção, como também os insumos para a possível transformação e maximização dos produtos. “para quem faze” visando certo perfil de consumidor a produção se destinará para que seja consumido.
E por fim, o “quando fazer” Estabelece o momento ideal para investimento na produção, visando o período de curto e longo prazo, a sazonalidade de inverno e verão. “o que fazer” “para quem faze” ao definir o tipo de negocio que pretende investir, que seja necessário para produção, estabelecendo investimentos na produção no tempo certo de curto e longo prazo, visando área de mercado e perfil de consumidor, que consumirá o produto, com ajuda de colaboradores comerciais. Influenciando consumidores que definirão possíveis demandas. Que Deus nos abençoe!
Claudson Alves oliveira – Bacharel em Direito, American College of Brazilian Studies, 37 N Orange Avenue, Suite 500, Downtown Orlando, Florida, 32801.

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