sexta-feira, 27 de março de 2015

ADIEU, FANTASMA: COM DIREITO A GOL 'DE ZIDANE', BRASIL VIRA SOBRE FRANÇA E DUNGA SEGUE INVICTO




17 anos depois, o Brasil exorcizou o fantasma do Stade de France. E usando a mesma arma de Zinedine Zidane, homem que afundou a seleção na final da Copa do Mundo de 1998. Com direito a gol de cabeça muito parecido com o de "Zizou" naquele Mundial, a equipe comandada por Dunga bateu a França por 3 a 1, de virada, e manteve o treinador invicto desde seu retorno ao time: sete vitórias em sete partidas.

Vitória merecida, de um time que dominou os Bleus em plena casa do adversário e construiu o triunfo com gols de Oscar, Neymar e Luiz Gustavo, este último com uma cabeçada fatal, como as de Zidane na decisão de 98.
Para os anfitriões, o zagueiro Varane abriu o placar também cabeceando um escanteio, dando a impressão de que os fantasmas do Stade de France voltariam. No entanto, a própria seleção brasileira tratou de exorcizá-los.

Essa foi a primeira vez que a equipe verde e amarela venceu no campo do subúrbio de Saint-Denis, nos subúrbios de Paris. Antes disso, a seleção havia enfrentado os Bleus três vezes no local, com duas derrotas (uma delas a da final da Copa) e um empate.

O Brasil agora volta a campo no próximo domingo, às 11h (horário de Brasília), quando encara o Chile, em Londres, novamente em duelo amistoso. A partida serve como preparação para a Copa América, que começa no dia 14 de junho.

O jogo

Todos esperavam Fernandinho como titular do meio-campo da seleção, mas Dunga resolveu iniciar com Elias, do Corinthians, além de Roberto Firmino no ataque e Jefferson no gol. O Brasil, no entanto, iniciou a partida nervoso e quase viu a França abriu o placar logo aos 7 minutos, quando Benzema cabeceou escanteio a queima-roupa, para grande defesa do arqueiro botafoguense.

Aos poucos, a seleção foi se reencontrando em campo e criou boa chance aos 19, quando Neymar recebeu pela direita em boa posição, mas finalizou fraco e parou nas mãos do goleiro Mandanda. O castigo veio quase na sequência: após escanteio, Varane ganhou de Miranda pelo alto e cabeceou no canto de Jefferson, que, assim como Taffarel em 1998, nada pôde fazer.

Os comandados de Dunga não se abateram e foram para cima, tentando igualar nas tabelas rápidas. Na primeira que saiu certa, Roberto Firmino recebeu na entrada da área e arriscou cruzado, para boa espalmada de Mandanda. Cinco minutos depois, o próprio jogador do Hoffenhein enfiou ótima bola para Oscar, que chegou batendo de bico, de perna esquerda, para igualar e levar a partida empatada para o intervalo.

No segundo tempo, Dunga voltou com a mesma formação e o Brasil seguiu dominando. Aos 10 minutos, Luiz Gustavo ganhou no alto após escanteio e Thiago Silva por muito pouco não conseguiu desviar para as redes. Mas o gol estava maduro, e saiu na sequência.

Aos 11, Elias e Oscar recuperaram bola no meio-campo e abriram a jogada para Willian. Com ótima visão de jogo, o meia do Chelsea achou Neymar completamente livre na esquerda. Sem dar bola para o goleiro, o atacante do Barcelona enfiou uma bomba de perna esquerda, no alto do gol, e calou o Stade de France com o gol da virada.

Na base do abafa, a França foi atrás do empate, tentando manter o tabu de nunca ter perdido para o Brasil no estádio de Saint-Denis. E ele quase veio aos 14 minutos, quando Benzema apareceu totalmente livre nas costas de Filipe Luís após cruzamento da esquerda e pegou de primeira, mas isolou por cima do gol - o lance lembrou muito o gol de Thierry Henry nas quartas de final da Copa do Mundo de 2006, quando os Bleus eliminaram a seleção brasileira de Carlos Alberto Parreira na Alemanha.

Só que a equipe verde e amarela era bastante superior, e achou o gol da tranquilidade logo em seguida. Após Oscar dar ótimo chute colocado e o goleiro francês mandar para escanteio, Willian cobrou escanteio na cabeça de Luiz Gustavo, que foi no terceiro andar e, tal qual um verdadeiro "Zinedine Zidane", testou firme para o fundo das redes e liquidou a fatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário