quarta-feira, 30 de março de 2016

BALANÇO POLITICO DO DIA

,
zecarlosDEPUTADO ZÉ CARLOS COBRA MELHORIASB NA BR 135

O deputado federal Zé Carlos (PT/MA) utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados, na terça-feira (29), para denunciar o lamentável estado de conservação em que se encontra a BR-135 e cobrar “a retomada imediata das obras de duplicação dessa que é a única via terrestre de acesso da ilha de São Luís ao continente”.

Em sua fala, o parlamentar maranhense lembrou que a rodovia (BR-135) está totalmente intrafegável – devido aos buracos – principalmente no trecho entre São Luís e o “entroncamento” (após Santa Rita), dificultando o transito diário, e que, além de acidentes entre veículos, inclusive com mortes, o péssimo estado da rodovia também tem propiciado a prática de assaltos e até de homicídios.=
Zé Carlos mencionou a tragédia acontecida no último dia 26 com a professora e bailarina Ana Lúcia Duarte, que foi alvejada com vários tiros na altura do km 15 dessa BR quando, em razão dos buracos, reduziu a velocidade do veículo que dirigia.
Além de cobrar da Tribuna, o deputado petista também protocolou uma Indicação ao Ministro dos Transportes solicitando do Ministro, com a urgência que a situação demanda, as providências cabíveis para que o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre – DNIT retome as obras de duplicação e recuperação da BR-135, com prioridade para o trecho compreendido entre São Luís e o “entroncamento”.
Na mesma intervenção, Zé Carlos lamenta o “acordo” entre o PMDB e a oposição que, de acordo com a Band News, está sendo costurado no Congresso para salvar o mandato de Eduardo Cunha e compara o número de processos que o Presidente da Câmara responde com a quantidade de buracos em um queijo suíço.
*****************************************************************************
bira O DISCURSO DE BIRA DO PINDARÉ
 
Nesta quarta-feira (30), o principal assunto na Assembleia Legislativa foi o impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT) e a decisão tomada pelo PMDB de desembarcar do Governo Federal.
Entretanto, chamou atenção um discurso incoerente e com dois pesos e duas medidas utilizado pelo deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), que apesar do seu partido ser favorável ao impeachment, ele tem se posicionado contrário, seguindo os passos do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).
Bira ao comentar o posicionamento do PMDB e da ex-governadora Roseana Sarney, classificou a atitude como oportunista.
“Ontem, quando ouvi a declaração da ex-governadora Roseana Sarney dizendo que era o momento certo para o PMDB sair do governo, aquilo é absolutamente a comprovação do oportunismo que sempre presidiu esta aliança entre o PT nacional e o PMDB no Brasil. Isso sim é oportunismo”, declarou.
Mais tarde Bira do Pindaré voltou ao cansado discurso da Oligarquia Sarney, culpando a tal oligarquia pelo atraso do Maranhão. O que Bira não esperava foi a reação do deputado Adriano Sarney (PV).
De maneira astuta, Adriano Sarney lembrou que no atual grupo de Bira do Pindaré, comandado por Flávio Dino, existem inúmeros políticos, ou representantes deles, responsáveis pelo atraso do Maranhão, afinal integravam a Oligarquia Sarney e foram governadores, como: Luiz Rocha, José Reinaldo, João Castelo e Epitácio Cafeteira.
Acuado, Bira do Pindaré, de maneira incoerente, disse que esses são dissidentes e a saída, ou troca de lado, foi algo normal.
“Mas é bom dizer que essas pessoas que hoje estão na base do Governo Flávio Dino, que vieram para cá e assumiram o Governo a partir de então, eles são dissidentes. Estiveram lá, mas em um dado momento passaram a ser dissidentes e vieram somar força conosco”, afirmou.
Ou seja, para Bira do Pindaré quando Roseana Sarney deixa o Governo Dilma Rousseff ela é traidora e não dissidente, mas quando qualquer político deixa a tal Oligarquia Sarney e se une a Flávio Dino ele é dissidente e não traidor.
Assim sim, mas assim também não, meu caro Bira do Pindaré.
********************************************************************************

edivaldo1EDITAL DO TRANSPORTE É ELOGIADO
 
O deputado Edivaldo Holanda (PTC) ressaltou, na sessão de terça-feira (29), a importância do Edital de Licitação do Transporte Público de São Luís, lançado na segunda-feira (28). De acordo com o deputado, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior fez, com coragem e determinação, o que muitos governantes, em mais de meio século, não tiveram a coragem de fazê-lo.
 
“O prefeito mandou publicar o Edital de Licitação do Sistema de Transportes da capital quebrando assim o monopólio de mais de 50 anos das atuais empresas de coletivos da nossa cidade”, declarou o deputado, informando que empresas de todo o país poderão participar deste certame licitatório.
O deputado disse na tribuna que o edital exige ônibus novos e com ar condicionado. Exige também uma frota bem maior do que atual e que seja capaz de atender à demanda dos usuários do sistema.
“Ganha o povo, ganha São Luís agoniada com um sistema de décadas, um sistema atrasado que levava e leva ainda a agonia aos usuários do transporte coletivo. Que, diga-se de passagem, foi um sistema atingido durante oito anos por governos que demagogicamente não permitiram um realinhamento de preços nas tarifas e o sistema quebrou praticamente”, destacou.
O deputado Edivaldo Holanda explicou que o lançamento do Edital de Licitação integra o elenco das melhorias já implantadas pela gestão do prefeito Edivaldo no transporte público municipal. Segundo o deputado, a modernização do sistema tem sido contemplada com a implantação de GPS nos ônibus, a recarga embarcada; renovação de 40% da frota; biometria facial que detectou mais de 2,7 milhões fraudes no sistema; e o bilhete único.
“Com a licitação, mais de 200 ônibus fora da idade média de utilização serão retirados de circulação imediatamente. Mais do que cumprir um compromisso de campanha, o Prefeito Edivaldo Holanda Júnior está transformando em realidade um sonho de milhares de pessoas usuárias do transporte público em nossa capital. O transporte público de São Luís será reconhecido pela história em antes e depois de Holanda Júnior”, ressaltou o deputado.
Os deputados Júnior Verde (PRB), Glalbert Cutrim (PDT), Rafael Leitoa (PDT) e Othelino Neto (PCdoB) também fizeram questão, em apartes concedidos, de destacar a iniciativa inédita na capital maranhense.
**** *****************************************************************
WellingtondoCursoEPUTADO DESAFIA COLEGAS A ANDAREM DE ÇONIBUS
Ao utilizar a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para demonstrar insatisfação com aumento na tarifa do transporte público, o deputado estadual Wellington do Curso desafiou, também, o deputado estadual Edivaldo Holanda (PTC), pai do atual prefeito de São Luís e demais colegas de parlamento a utilizar emo transporte público e constatar a precariedade dos serviços que são ofertados à população.
O convite ao parlamentar foi feito devido a contradição existente entre o que o deputado Edivaldo Holanda afirma existir (ônibus novos e de ótima qualidade, por exemplo) e o que a população diariamente utiliza (ônibus velhos e sucateados além da superlotação).
“Chega a ser ridículo o que nós ouvimos de alguns parlamentares. Defender um político, a prefeitura, uma ideologia, tudo bem. Agora afirmar que o transporte público de São Luís possui uma boa qualidade? Isso é incompreensível. Aos que afirmam isso, faço o desafio: utilizem o transporte público, mas utilizem o de verdade e não o que passa nos canais midiáticos, na propaganda enganosa da prefeitura”, disse.
“Vamos lá. Peguem um ‘Cidade Operária’, um ‘Jardim Tropical’, isso por volta das 7 horas. Tenho a certeza, senhores deputados, que se vocês fizerem isso, verão quão revoltante é a situação dos ônibus em nossa capital e, talvez assim, não mais defendam esse aumento abusivo na tarifa de transporte público, mas defendam aqueles que, de fato, sabem da qualidade real do transporte público em São Luís”, finalizou.
*************************************************************************
pmdbPMDB DO MARANHÃO SEGUE DIVIDINDO OPINIÇOES SOBRE DESEMBARQUE
 
O PMDB do Maranhão era o único que defendia a permanência do partido no Governo Dilma, mas mesmo após a decisão nacional que a legenda terá que desembarcar do governo petista, o PMDB maranhense segue dividido.
 
As lideranças do partido no Maranhão dividem opiniões sobre a permanência do PMDB no Governo Dilma Rousseff. Enquanto a ex-governadora Roseana Sarney aprovou o desembarque (reveja), o senador João Alberto garante que o PMDB permanece ao lado do governo petista e assegura que esse o encaminhamento do ex-presidente da República, José Sarney.
“Houve uma pequena reunião de lideranças logo após a plenária, e ficou decidido que quem quiser sair dos cargos, sai, quem não quiser, pode ficar. Nós vamos ficar. Eu sou contra o impeachment e o presidente Sarney também. Essa é a posição dele”, declarou João Alberto ao Blog do Gilberto Leda.
Talvez isso explique a ausência de muitos peemedebistas do Maranhão, pois além do presidente de honra da legenda, José Sarney, os senadores João Alberto e Edison Lobão, e os deputados federais João Marcelo Souza, Alberto Filho e Hildo Rocha estavam ausentes.
Já o senador Lobão Filho declarou que é favorável a decisão do PMDB nacional de deixar o Governo Dilma Rousseff.
“Sou favorável à decisão porque não acredito no governo Dilma, que deixou o país em uma crise econômica que somente terá fim com a saída da da presidente. Ela não fez um bom governo nem para o Maranhão e nem para o Brasil”, afirmou Lobão Filho
E assim segue o PMDB do Maranhão, totalmente dividido sobre a decisão de desembarcar do Governo Dilma.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário