segunda-feira, 17 de abril de 2017

BACABAL - AQUI JÁ TEVE ATÉ FESTIVAIS - HISTÓRIA DE TODOS OS FESTIVAIS DE BACABAL


          Tudo começou pelo 1º FIM - FESTIVAL INTERMUNICIPAL DA CANÇÃO em 1971. Organizado por Iranize Lemos  O primeiro festival aconteceu na Associação Atlética Vanguard e reuniu uma gama de novos talentos, cantores, compositores, músicos, arranjadores e daí nomes como Chico das Molas, Raimundo Sérgio, Fabricio de Moraes, Cicero Dias Filho, Lula, Chico Lacerda, Zeneide Miranda, Zé Carlos Carbajal, Sabará, Zé Jardim, Laurindo,jesus Meiota, entre outros foram lançados no mercado musical. Regido pelo maestro Carlos Miranda, o compositor Chico das Molas sagrou-se o primeiro ganhador de festivais em Bacabal com a canção de sua autoria "Vai Maranhão".


Zé jardim - Primeiro a vencer o festival carnavalesco 1972

 No ano seguinte, 1972, Zé Trabulsi organizou o 1º FESTIVAL BACABALENSE DE MÚSICA CARNAVALESCA que aconteceu no Clube Recreativo Icaraí  e que foi vencido por Zé Jardim com o samba "Hoje quem gargalha sou eu".

Em 1973, novamente Iranize Lemos arregaçou as mangas e promoveu no Clube Recreativo Icaraí o 1º FESTIVAL SECUNDARISTA DE BACABAL onde a classe estudantil se organizou em três dias de muita disputa musical onde a canção "Um pouco de nós", composta e interpretada por Mário Moraes, sagrou-se a grande campeã.

Galego, Zé Lopes, Abel, Macaxeira, Assisinho e laurindo 1981
          Com a política alheia à cultura, os festivais de música foram banidos das programações festivas de Bacabal, voltando somente a acontecer oito anos depois, em 1981, com  organização do Lions Clube de Bacabal e retomando o nome de II - FIC, FESTIVAL INTERMUNICIPAL  DA CANÇÃO,  no Estádio Municipal José Correa, o Correão. Novas caras, novos nomes, novos talentos despontavam e cantores e compositores como Li Fancko, Beny Carvalho, Perboire Ribeiro, R. Cavalcante, Josemá Leandro, Rony Tijupá, Luizinho, Nonato Silva, Dalva Lopes, Farias, Cledy Maciel e outros, mostravam suas canções e o grande vencedor desta edição foi Beny Carvalho com a canção  "Carolina", de sua própria autoria.

Chicopel ladeado por Osvaldino e Lifanco
Em 1982, também no Estádio Correão, aconteceu o III - FIC, FESTIVAL INTERMUNICIPAL  DA CANÇÃO praticamente os mesmos compositores participaram e desta vez o vencedor foi Josemá Leandro, o Josa, com a balada "O preço da paz", de autoria de Antônio Perboire e R. Cavalcante.

Com um ano de ausência, o IV FIC, FESTIVAL INTERMUNICIPAL  DA CANÇÃO voltou a acontecer em 1984 trazendo talentos como Herivelton Lago, Oswaldino Pinho, Otavio Filho, Abel Carvalho, Zé Lopes, Assis Filho, Wilmarck Correa, Paulo Sergio Duarte, Laurindo, Assis Viola, Flavio Souza  onde Herivelton Lago defendendo de sua autoria "A bomba H", conquistou o primeiro lugar.

Festival de Musica carnavalesca  1985
          Em 1985, sob a batuta de Dona Bebê Leite, foi realizado o SEGUNDO FESTIVAL BACABALENSE DE MUSICA CARNAVALESCA. Compositores de varias gerações, artistas conhecidos e iniciantes, travaram na praça da Bavepel um duelo musical recheado de alegria. Raimundo Sergio, R. Cavalcante, Galego, Masa Pagodinho, Josa, Otavio Filho, Oswaldino Pinho, Tchaka, Laurindo, Wellington Campos participaram deste festival onde o campeão foi Perboire Ribeiro com o samba"Carnaval dos meus Sonhos".
Festival no correão 1985

          Em 1985,  o Lions Clube realizou no Estádio Correão o V FIC - FESTIVAL INTERMUNICIPAL DA CANÇÃO que trouxe velhos conhecidos como Nonato Silva, Zeneide Miranda,  Perboire Ribeiro, R. Cavalcante, Li Fancko,Cledy Maciel, Zézé Veras,Péricles Augusto e Zé Lopes foi o grande vencedor com a canção de sua autoria "Acorda Cidade".

Festivalno Icaraí 1988
Dando uma parada, o VI FIC - FESTIVAL INTERMUNICIPAL DA CANÇÃO só voltou a acontecer três anos depois, em 1988, na quadra do Clube Recreativo Icaraí. Considerado  como o mais polêmico, o VI FIC - Festival Intermunicipal da Canção começou a renovar mostrando nomes como Marcos Boa Fé, Tânia Tomaz, Guerreiro Junior, Charles Brito, Assis Viola,Diana Miranda, Osvaldino Pinho e Chicopel. Zé Lopes venceu esta edição com o reggae de sua autoria "Fagulhas de África".

           
Festival no Correão 1989
Em 1989, o Lions Clube levou de volta o VII  FIC - FESTIVAL INTERMUNICIPAL DA CANÇÃO para o Estádio Correão. Desta vez firmou uma geração de cantores e compositores onde Davi Faray, Ray Lima, Abel Carvalho, Assis Viola, Marcus Maranhão, Marcos Boa Fé, Otavio Filho, Dalva Lopes, Zé Carlos Reis, etc... inovaram na maneira de compor. Zé Lopes mais uma vez obteve o primeiro lugar  com a balada de sua autoria,"Canção, saga e sina do Destino África".
Festival no Icaraí 1988

             Em 1993, a senhora Bebê Leite, presidente do departamento Municipal de Cultura na administração Raimunda Loiola, promoveu  o I FESTIVAL REGIONAL DE TOADAS, realizado na quadra de esportes da Cohab e o vencedor foi o trio Zé Lopes, Marcus Maranhão e Perboire Ribeiro com a toada “Eternamente Coxinho” de autoria de Perboire e Zé Lopes.
                 
Campeões do I e II festival de toadas 1993 e 1994
Dando continuidade ao seu plano cultural, em 1994, a senhora Bebê Leite promoveu o II FESTIVAL REGIONAL DE TOADAS, também realizado na quadra de esportes da Cohab e mais uma vez o trio Zé Lopes, Perboire e Marcus maranhão foi o vencedor com a toada “Folia de todos os bois”, de autoria de Zé Lopes.

                     Fazendo parte do calendário cultural da administração Raimunda Loiola, aconteceu o III FESTIVAL REGIONAL DE TOADAS, continuando a ser realizado na quadra de esportes da Cohab onde o resultado foi uma surpresa para todos. O amo Bixim, com o improviso feito para o na época, cinegrafista,hoje blogueiro Sérgio Mathias, “Companheiro não me filme”, sagrou-se o campeão daquela edição.

         
Nova safra
Com um jejum de seis anos, em 1995, o VIII FIC - FESTIVAL INTERMUNICIPAL DA CANÇÃO voltou a acontecer na AABB - Associação Atlética Banco do Brasil. Desta vez várias cidades foram representadas e velhos e novos compositores se encontraram. Marcus Maranhão, Davi Faray, Zé Lopes, Fran Cruz, Tânia Tomaz, Osmarzinho, Marcos Boa Fé, Assis Viola entre outros  O vencedor foi Ivandro Coelho e Daffé com a canção"Às Alimárias" de Ivandro Coelho e Antônio José".

Emanuel de Jesus campeão do canta Mearim 2000
Cinco anos depois, em 2000, o festival retomou seu posto com o nome de CANTA MEARIM, e trouxe concorrentes de toda a região e o vencedor foi o estreante Emanoel de Jesus com a toada"Folgança"de autoria de Marcelo Duarte.

No ostracismo, Bacabal só teve outro evento competitivo na gestão de Dr. Lisboa no ano de 2009, sob a direção da então secretária de cultura Carmem Xavier. Intitulado FESTIVAL DE MÚSICA 17 DE ABRIL que comemorou o aniversário da cidade, apenas concorrentes locais participaram e neste evento destacaram-se os novatos  Manu Lopes, Paul di Anca, Iudson Cassio, Carol e Kelly Cristina. O vencedor foi mais uma vez Zé Lopes com a canção “Escombros”
Zé Lopes 2009

Com a boa intenção de resgatar o festival de marchinhas, o então secretário de cultura de Bacabal, José Clécio, em 2013, promoveu o “I FESTIVAL DE MÚSICA CARNAVALESCA DE BACABAL” prêmio Zé de Brito. Dirigido pelo maestro Victor Emanoel, foi um evento marcado por denúncias, substituições, desistências, e aconteceu na Praça São José, a praça do “Bolo”. mas que no final deu tudo certo e o grande vencedor foi mais uma vez Parboire Ribeiro com o samba tradicional “O estandarte da tradição”.

Cantora Sarah Sarute

Em 2014, ainda sob a presidência do secretário José Clécio, e direção do maestro Victor Emanoel, o “II FESTIVAL DE MÚSICA CARNAVALESCA DE BACABAL” Prêmio Almir Garcez Assaí, aconteceu no salão de baile da AABB – Associação Atlética banco do Brasil e quem abocanhou o primeiro lugar foi a cantora Sarah Sarute com a marchinha de “ O homem do guarda chuva” de autoria do maestro Victor Emanoel, o popular Victor Paraíba.

          Em 2016, organizado pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura, aconteceu na Praça São José, a Praça do Bolo,  o “III FESTIVAL DE MÚSICA CARNAVALESCA DE BACABAL” onde cantores e compositores deram o tom da alegria n'uma harmonia de canções, ritmos, vozes, sons e vibrações. A grande campeã foi "Controlando a Cabeça"  de autoria de André do Cavaco na belíssima interpretação de Masa pagodinho.

Esperamos que a cultura de Bacabal retome os velhos tempos culturais, mas, partindo do principio de que nenhum artista local foi lembrado justamente no dia do aniversário da cidade, esse tempo vai ficar mesmo no passado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário