quarta-feira, 22 de julho de 2020

PESQUISA POLÊMICA PARA PREFEITO DE SÃO LUIS

Pesquisa eleitoral 2020 - O que é? Como é feita? Margem de erro -
Nesta quarta-feira (22), foi divulgado os números da polêmica pesquisa DataIlha, o instituto avaliou o cenário para a disputa pela Prefeitura de São Luís.

No entanto, antes mesmo da divulgação do resultado, a pesquisa já gerou polêmica e teve a sua credibilidade totalmente questionada. Inicialmente, o levantamento colocou nove pré-candidatos, mas esqueceu de colocar os nomes de pelos menos outros três pré-candidatos: Detinha (PL), Saulo Arcangeli (PSTU) e Franklin Douglas (PSOL).

O segundo problema foi com relação a uma afirmação mentirosa na pesquisa. Uma das perguntas do levantamento faz uma afirmação mentirosa. “O ex-Presidente Lula está apoiando Rubens Júnior para a Prefeitura de São Luís. Rubens Júnior tem o apoio de Lula e é do mesmo partido do governador Flávio Dino. Sabendo dessa informação, [votaria] em [?]”, questiona o levantamento.

Só que nem o PT confirmou oficialmente apoio ao candidato Rubens Júnior e muito menos o ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

De qualquer maneira, a pesquisa DataIlha também confirmou a liderança disparada do deputado federal Eduardo Braide (Podemos). O levantamento confirmou ainda que o deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) segue na segunda colocação e sendo o melhor nome do grupo político de Flávio Dino.

Além disso, como era esperado, a pesquisa conseguiu apontar um crescimento do deputado federal Rubens Júnior, que pela primeira vez passou dos 1%, mas mesmo assim permanece atrás de outras cinco candidaturas.

De acordo com o levantamento estimulado, onde são apresentados os nomes dos pré-candidatos, lembrando que a pesquisa omitiu três nomes, o resultado foi o seguinte: Eduardo Braide com 40,1%, único a alcançar dois dígitos. Na segunda colocação, mais uma vez, apareceu Duarte Júnior com 9,5%. Na sequencia aparecem: Wellington do Curso (PSDB) 7,8%; Neto Evangelista (DEM) 6,7%; Bira do Pindaré (PSB) 4,7%; Adriano Sarney (PV) 3,9%; Rubens Júnior 3,5%; Dr Yglesio (PROS) 2,3%; Jeisael Marx (2%); Dr Madeira (Solidariedade) 1,1%; Brancos e nulos 10,7% e Não sabe ou não responderam 7,7%.
 
De acordo com o levantamento DataIlha, Eduardo Braide está no limite para vencer a eleição no 1º Turno. Deixando apenas os votos válidos, Eduardo Braide teria 49,2% das intenções de voto, ou seja, com reais possibilidades de vitória ainda na primeira etapa do pleito eleitoral.

A polêmica pesquisa DataIlha, contratada pelo Viera Press, ouviu 1.014 pessoas, entre os das 13 e 15 de julho, sendo registrada no número MA 0027/2020. A margem de erro é de 3% e o intervalo de confiança é de 95%.

Vale lembrar que no próximo fim de semana, mais um levantamento sobre o cenário eleitoral em São Luís será divulgado. Desta vez, a pesquisa será realizada pelo instituto L M Bogea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário