sexta-feira, 14 de junho de 2024

INVERSAO DE VALORES EM HOMENAGENS NO MARANHÃO

Infelizmente, no Maranhão, temos visto uma lamentável inversão de valores nas homenagens feitas ou pretendidas no estado. Somente nesta semana tivemos quatro situações que devem nos levar a reflexão.

Dois parlamentares tentam fazer homenagens desnecessárias ou sem sentido algum. Na Câmara de São Luís, o vereador Gutemberg Araújo tenta criar o “Dia Municipal do Fusca” na capital maranhense. Qual o sentido??? Qual a necessidade??? Qual a ligação de São Luís com o fusca???

Na Assembleia Legislativa, o deputado Juscelino Marreca queria transformar o São João da Thay em “Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão”. No entanto, as críticas recebidas e a falta de fundamentos fizeram com que a tentativa pífia e desnecessária morresse no nascedouro.

O São João da Thay, excepcional evento e que muito tem contribuído com o Maranhão, principalmente com a divulgação do nosso estado, mesmo com todo o relevante serviço prestado, não se enquadraria para ser classificado como “Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão”.

Outro exemplo nesta semana foi a Medalha Manuel Beckman, maior honraria da Assembleia Legislativa do Maranhão, que depois de homenagear tantas pessoas, muita gente foi surpreendida com a solicitação do deputado Roberto Costa para conceder a honraria ao ex-presidente da República, José Sarney.

Apesar de já ter sido homenageado em boa parte dos países no mundo, Sarney, maior político que o Maranhão já teve e maranhense mais ilustre, nunca tinha sido lembrado para receber tal honraria.

Por fim, mas não menos importante, a Cultura do Maranhão foi surpreendida com a decisão de integrantes do Cacuriá de Dona Teté, nascido no Laborarte, de mudar o nome. A brincadeira passa a se chamar de Cacuriá Balaio das Rosas. O anúncio foi feita pela cantora e compositora Rosa Reis. A mudança acaba por desfazer uma justa homenagem a quem deu fama e nome a brincadeira.

É uma pena que no Maranhão esteja acontecendo a banalização e inversão de valores nas homenagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário