domingo, 22 de junho de 2025

COM A PALAVRA - OS TRÊS HOMENS MAIS IMPORTANTES QUE HABITARAM ESTE PLANETA - POR JÚNIOR PACÍFICO DE PAULA

 


OS TRÊS HOMENS MAIS IMPORTANTES QUE HABITARAM ESTE PLANETA

Júnior Pacífico de Paula – Engenheiro – Empresário – Ambientalista

Ao longo dos últimos 150.000 anos, desde que os primeiros hominídeos (ancestrais dos seres humanos) surgiram no Planeta Terra, acredita-se que mais de 100 bilhões de pessoas já viveram aqui. Atualmente, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a população mundial é de aproximadamente 8,1 bilhão de pessoas.

Durante toda essa história, mentes notáveis surgiram, tais como: Albert Einstein, físico alemão que criou a Teoria da Relatividade, revolucionando os estudos sobre o espaço e o tempo e fundando a física moderna; Thomas Alva Edison, inventor e empresário americano que registrou mais de 2.000 patentes, entre elas a lâmpada elétrica incandescente, o mimeógrafo, o fonógrafo, a câmera cinematográfica, a bateria alcalina, além de ter aperfeiçoado o telégrafo, o cinescópio, dentre outros, e fundado uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a GE (General Eletric);e Leonardo da Vinci, considerado o maior gênio que já nasceu na Terra. Da Vinci foi pintor, escultor, cientista, engenheiro, inventor, matemático, arquiteto, poeta, músico, botânico, químico, físico, cartógrafo, anatomista, escritor, dentre outras atividades.

Entre suas muitas invenções, podemos destacar os princípios do helicóptero, da asa-delta, do paraquedas, do escafandro (roupa de mergulho), do rolamento, da metralhadora, o tanque de guerra, da tração em veículos, diversas armas como catapulta e facas, a ponte giratória, o relógio, o anemógrafo, a cardadeira (máquina têxtil), o guindaste, o sistema de roldanas – e ainda teve tempo de pintar a Monalisa e a Santa Ceia. Tudo isso, por volta de 1452, ou seja, há cerca de 570 anos atrás.

Com certeza, ao longo da nossa história tivemos pessoas fantásticas, com mentes supercriativas, que mudaram completamente a nossa existência e ajudaram a humanidade a alcançar o estágio tecnológico atual. Porém, será que esses brilhantes seres humanos foram realmente os mais importantes da nossa breve existência neste planeta?

Na realidade, as três pessoas mais importantes da história foram: Buda, Maomé e Jesus – pois conseguiram que bilhões de pessoas seguissem seus ensinamentos e doutrinas espirituais.

BUDA

Siddharta Gautama foi um príncipe que nasceu na Índia, na região onde hoje se localiza o sul do Nepal. Após renunciar ao trono, dedicou sua vida à busca pelo motivo do sofrimento humano e dos animais, criando um caminho de luz e paz por meio de seus ensinamentos. Acredita-se que Buda tenha nascido cerca de 500 anos antes de Jesus.

“Buda” significa “o iluminado” em sânscrito (antiga língua falada na Índia). Foi o único mestre que nunca se declarou filho ou enviado de Deus. Ele afirmava ser apenas um ser humano comum, sem alegar nenhuma inspiração divina. Pregava que o ser humano é seu próprio mestre, que nenhum ser superior pode julgar ou influenciar o destino das pessoas, e defendia o princípio da responsabilidade individual. Para ele, cada pessoa tem sua própria verdade e deve fazer o bem e ajudar o próximo. Pregou esses ensinamentos por 45 anos.

Uma frase sua inspiradora e que resume bem seus princípios é: tudo o que somos é resultado do que pensamos.

Cerca de 800 milhões de pessoas seguem o budismo, principalmente no Japão, China, Tailândia, Coreia do Norte, Camboja, Laos. Apenas 1% da população dos Estados Unidos se declara budista, embora seja a religião que mais cresce naquele país atualmente.

MAOMÉ

Abu Alcácime Maomé ibne Abedalá ibne Abedal Motalibe ibne Haxime – esse era o extenso nome completo em português tradicional e lusofonizado do profeta Maomé, que nasceu em Meca, na Arábia Saudita, cerca de 632 anos depois de Jesus. Maomé pregava a existência de um único Deus, Alá, e rejeitava a qualquer um outro. O Islã, religião fundada por ele, é monoteísta. Segundo a tradição islâmica, Maomé recebeu as revelações de Alá por meio do Arcanjo Gabriel. Essas revelações deram origem ao Alcorão, o livro sagrado do islamismo.

Os preceitos básicos do Islã são: oração, caridade, testemunho de fé, jejum no Ramadã (nono mês no calendário islâmico) e a peregrinação à cidade de Meca (Arábia Saudita). É importante salientar que Maomé reconhecia Jesus como sendo um mensageiro enviado por Deus.

Estima-se que o islamismo possua 1,8 bilhão de seguidores, sendo a segunda maior religião do mundo e a que mais cresce atualmente. Os principais países mulçumanos são Irã, Paquistão, Arábia Saudita, Indonésia, Egito, Malásia e a Nigéria.

Apesar de existirem grupos radicais que defendem a guerra santa como justificativa para a violência, o Islã, em sua essência, prega a paz, a caridade e a harmonia entre as pessoas.

JESUS

O nome original de Jesus em aramaico, língua falada na Galiléia, onde nasceu há cerca de 2000 anos atrás, era Yeshua, que significa “Deus salva” ou a “Salvação”.

Também é chamado de Jesus Cristo e de Jesus de Nazaré.  Jesus foi um profeta carismático, cujos ensinamentos estão registrados no evangelhos, onde se relatam sua vida e doutrina. Esses ensinamentos fundamentam a maior religião do mundo que é o cristianismo, cujo princípio central é a crença  vida após a morte e na salvação por meio da fé em Jesus Cristo.

O cristianismo passou por algumas divisões ao longo do tempo. Atualmente,  há três grupos principais, sendo esses o protestantismo, a igreja ortodoxa russa e o Catolicismo Romano. Além deles, existem outros grupos importantes, como: as igrejas ortodoxas orientais (nãovcaledonianas), a igreja do oriente e os movimentos restauracionista, como os Mórmons e os Testemunhas de Jeová.

Estima-se que 2,6 bilhões de pessoas sejam cristãos no mundo, sendo 1,4 bilhão de católicos e 900 milhões de evangélicos. Os países com maior número de cristãos incluem Estados Unidos, Brasil, México, Filipinas e Itália – sendo o Brasil um dos países com a maior população cristã do mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário