sexta-feira, 10 de outubro de 2025

LUIS ROBERTO BARROSO ANTECIPA A SUA APOSENTADORIA

O que já vinha sendo especulado, foi oficializado na tarde de ontem,  quinta-feira (09). O ministro Luís Roberto Barroso anunciou que antecipará sua aposentadoria no Supremo Tribunal Federal (STF), encerrando assim uma trajetória de mais de doze anos na Corte.

É hora de seguir novos rumos. Não tenho apego ao poder e gostaria de viver a vida que me resta sem as responsabilidades do cargo. Os sacrifícios e os ônus da nossa profissão acabam se transferindo aos familiares e às pessoas queridas. Foi uma decisão longamente amadurecida que nada tem a ver com fatos da conjuntura atual. Há dois anos, comuniquei o presidente da República (Lula) sobre essa possível intenção. Essa é a última sessão plenária de que participo”, anunciou.

Barroso foi indicado para o STF em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff e só se aposentaria em 2033, quando completaria 75 anos, mas acabou antecipando sua saída em oito anos.

Diante da decisão de Barroso, os bastidores do Governo Lula e do Judiciários estão movimentados.

A tendência é que o presidente Lula indique para o STF o atual advogado-geral da União, Jorge Messias, mas correm por fora o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente do TCU, Bruno Dantas, e o ministro da CGU, Vinícius Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário