terça-feira, 23 de junho de 2026

JORDELIA É CONDENADA A MAIS DE 66 ANIS DE CADEIA


Depois de um ano de um crime que ganhou repercussão em todo Brasil, Jordélia Pereira Barbosa, acusada de envenenar e matar com um ovo de Páscoa duas crianças em Imperatriz, foi condenada em júri popular a mais de 66 anos de prisão.

Em abril de 2025, Jordélia enviou um ovo de páscoa envenenado para Mirian Lira, que seria companheira do ex-namorado de Jordélia, que por ciúmes praticou o crime. Só que além de Miriam Lira, seus dois filhos Luiz Fernando (7 anos) e Evelyn Fernanda Rocha Silva (13 anos), também comeram o ovo de páscoa envenenado. Miriam ficou em estado grave e precisou ser internada, mas as duas crianças não resistiram e morreram.

Jordélia foi condenada a uma pena de 66 anos, oito meses e sete dias de prisão pelo homicídio da duas crianças e pela tentativa de homicídio contra a mãe das vítimas.



ORLEANS BRANDÃO REUNE COM MAIS DE 60 PREFEITOS E ALINHA CAMPANHA

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite de ontem, segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.

O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.

Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

Unidade – O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.



VEM AÍ NOVA PESQUISA SEM O NOME DE LAHÉSIO BONFIM PARA GOVERNADOR

O INOP será o primeiro instituto a divulgar pesquisa eleitoral depois da mudança de rota do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), que desistiu de disputar o Governo do Maranhão e pretende disputar uma vaga ao Senado.

O levantamento contratado pelo Jornal Pequeno ouviu 2.604 eleitores, entre os dias 12 e 20 de junho. A tendência é que a pesquisa seja divulgada na segunda-feira, dia 29 de junho.

Para o Governo do Maranhão, o levantamento disponibilizou cinco nomes: André Luís (Missão), Eduardo Braide (PSD), Enilton Rodrigues (PSOL), Felipe Camarão (PT) e Orleans Brandão (MDB). O nome que não entrou foi de Saulo Arcangeli (PSTU).

Para o Senado, a pesquisa disponibilizou doze nomes ao eleitor: André Fufuca (PP), Antonia Cariongo (PSOL), Duarte Jr. (Avante), Eliziane Gama (PT), Hilton Gonçalo (Mobiliza), Lahesio Bonfim (Novo), Pedro Lucas (União Brasil), Roberto Rocha (Novo), Roseana Sarney (MDB), Simplício Araújo (DC), Weverton Rocha (PDT) e Franklin Douglas (PSOL)

ROBERTO ROCHA PODE SER CANDIDATO AO GOVERNO DO MARANHÃO

Depois da mudança de rota de Lahésio Bonfim (Novo), que trocou a pré-candidatura ao Governo do Maranhão para ser pré-candidato ao Senado, o ex-senador e pré-candidato ao Senado, Roberto Rocha (Novo), tem sinalizado com a possibilidade de disputar o Governo do Maranhão e manter um palanque no estado maranhense para a Direita nas eleições deste ano.

Roberto Rocha, durante o último fim de semana, chegou a gravar um vídeo “O cenário mudou, mas meu compromisso não”, onde chegou a levantar a possibilidade de disputar o Governo do Maranhão.

Já no dia de ontem,  segunda-feira (22), Roberto Rocha voltou a sinalizar com essa possibilidade em postagem feita nas redes sociais, onde

Os maranhenses precisam tirar o freio do Maranhão. O estado tem potencial para crescer, em quatro anos, o que não cresceu em décadas. Não prometendo milagres, mas libertando as forças produtivas do nosso Estado. Se o Estado deixar de atrapalhar quem produz, já estará ajudando”, afirmou Roberto Rocha com uma logomarca que promete 30 anos em quatro, mas, ao que parece, poderemos ter outra mudança de rota nas eleições de 2026 no Maranhão



CONTO " O HOMEM NU - FERNANDO SABINO


    O homem nu

Ao acordar, disse para a mulher:

— Escuta, minha filha: hoje é dia de pagar a prestação da televisão, vem aí o sujeito com a conta, na certa. Mas acontece que ontem eu não trouxe dinheiro da cidade, estou a nenhum.

— Explique isso ao homem — ponderou a mulher.

— Não gosto dessas coisas. Dá um ar de vigarice, gosto de cumprir rigorosamente as minhas obrigações. Escuta: quando ele vier a gente fica quieto aqui dentro, não faz barulho, para ele pensar que não tem ninguém. Deixa ele bater até cansar — amanhã eu pago.

Pouco depois, tendo despido o pijama, dirigiu-se ao banheiro para tomar um banho, mas a mulher já se trancara lá dentro. Enquanto esperava, resolveu fazer um café. Pôs a água a ferver e abriu a porta de serviço para apanhar o pão. Como estivesse completamente nu, olhou com cautela para um lado e para outro antes de arriscar-se a dar dois passos até o embrulhinho deixado pelo padeiro sobre o mármore do parapeito. Ainda era muito cedo, não poderia aparecer ninguém. Mal seus dedos, porém, tocavam o pão, a porta atrás de si fechou-se com estrondo, impulsionada pelo vento.

Aterrorizado, precipitou-se até a campainha e, depois de tocá-la, ficou à espera, olhando ansiosamente ao redor. Ouviu lá dentro o ruído da água do chuveiro interromper-se de súbito, mas ninguém veio abrir. Na certa a mulher pensava que já era o sujeito da televisão. Bateu com o nó dos dedos:

— Maria! Abre aí, Maria. Sou eu — chamou, em voz baixa.

Quanto mais batia, mais silêncio fazia lá dentro.

Enquanto isso, ouvia lá embaixo a porta do elevador fechar-se, viu o ponteiro subir lentamente os andares… Desta vez, era o homem da televisão!

Não era. Refugiado no lanço da escada entre os andares, esperou que o elevador passasse, e voltou para a porta de seu apartamento, sempre a segurar nas mãos nervosas o embrulho de pão:

— Maria, por favor! Sou eu!

Desta vez não teve tempo de insistir: ouviu passos na escada, lentos, regulares, vindos lá de baixo… Tomado de pânico, olhou ao redor, fazendo uma pirueta, e assim despido, embrulho na mão, parecia executar um ballet grotesco e mal ensaiado. Os passos na escada se aproximavam, e ele sem onde se esconder. Correu para o elevador, apertou o botão. Foi o tempo de abrir a porta e entrar, e a empregada passava, vagarosa, encetando a subida de mais um lanço de escada. Ele respirou aliviado, enxugando o suor da testa com o embrulho do pão.

Mas eis que a porta interna do elevador se fecha e ele começa a descer.

— Ah, isso é que não! — fez o homem nu, sobressaltado.

E agora? Alguém lá embaixo abriria a porta do elevador e daria com ele ali, em pêlo, podia mesmo ser algum vizinho conhecido… Percebeu, desorientado, que estava sendo levado cada vez para mais longe de seu apartamento, começava a viver um verdadeiro pesadelo de Kafka, instaurava-se naquele momento o mais autêntico e desvairado Regime do Terror!

— Isso é que não — repetiu, furioso.

Agarrou-se à porta do elevador e abriu-a com força entre os andares, obrigando-o a parar. Respirou fundo, fechando os olhos, para ter a momentânea ilusão de que sonhava. Depois experimentou apertar o botão do seu andar. Lá embaixo continuavam a chamar o elevador. Antes de mais nada: “Emergência: parar”. Muito bem. E agora? Iria subir ou descer? Com cautela desligou a parada de emergência, largou a porta, enquanto insistia em fazer o elevador subir. O elevador subiu.

— Maria! Abre esta porta! — gritava, desta vez esmurrando a porta, já sem nenhuma cautela. Ouviu que outra porta se abria atrás de si.

Voltou-se, acuado, apoiando o traseiro no batente e tentando inutilmente cobrir-se com o embrulho de pão. Era a velha do apartamento vizinho:

— Bom dia, minha senhora — disse ele, confuso. — Imagine que eu

A velha, estarrecida, atirou os braços para cima, soltou um grito:

— Valha-me Deus! O padeiro está nu!

E correu ao telefone para chamar a radiopatrulha:

— Tem um homem pelado aqui na porta!

Outros vizinhos, ouvindo a gritaria, vieram ver o que se passava:

— É um tarado!

— Olha, que horror!

— Não olha não! Já pra dentro, minha filha!

Maria, a esposa do infeliz, abriu finalmente a porta para ver o que era. Ele entrou como um foguete e vestiu-se precipitadamente, sem nem se lembrar do banho. Poucos minutos depois, restabelecida a calma lá fora, bateram na porta.

— Deve ser a polícia — disse ele, ainda ofegante, indo abrir.

Não era: era o cobrador da televisão.


Fernando sabino 



POESIA - PELO MENOS 5 HORAS - ABEL CARVALHO


 Pelo menos 5 horas


Queria passar pelo menos 5 horas sem pensar em ti,

mas só durmo 4, e sonho contigo mesmo assim,

Nesse sono torpe.

Queria ter te dado os meus melhores dias,

Como queria, mas o tempo que me resta preciso

Viver para ti, preciso de ti.

Talvez por castigo faça deste estranho amor, longevo.

Dizem que, para os que tem vida longa,

Lhes sobra o peso da solidão,

A dor de vê partir todos os amigos

E amores.

Ah! Veja quantas dores...

Falam que os velhos vivem de favores,

Vivem dissabores, desamores, desconforto

E ingratidão.

Qual triste fim, se vier a viver tanto,

Eu que já verti tantos prantos,

Vivi tantos desencantos, sinas,

Desencontros, enfim te encontro no

Fim em que me encontro.

Então, me resta aceitar o desafio,

Seguir e seguir mais uma vez o coração,

Voltar a viver de emoção,

Como um garoto dizer sim

Sabendo que devo dizer não.

Deixar, de novo, para trás,

O que construí

Como o sonho que não vivi.

Filho insone da eternidade

Queria passar pelo menos 5 horas sem

Pensar em ti...


Abel Carvalho



segunda-feira, 22 de junho de 2026

SÃO JOÃO DE BACABAL CHEGA AO FIM COM SUCESSO DE PUBLICOE GERAÇÃO DE RENDA, DESTACA ROBERTO COSTA

São João de Bacabal chega ao fim com sucesso de público e geração de renda, destaca Roberto Costa

O São João da Nova Bacabal encerrou sua programação oficial em grande estilo neste domingo (21). O último dia de festa levou milhares de pessoas ao Corredor Junino, reunindo famílias de Bacabal e de cidades da região em uma programação marcada pela cultura, segurança, organização e valorização das tradições populares.

Idealizado pelo prefeito Roberto Costa, o novo formato da festa voltou a encantar o público e consolidou-se como uma das maiores programações juninas do interior do Maranhão. Durante quatro noites, mais de 30 grupos culturais passaram pelo palco principal, levando ao público apresentações de quadrilhas juninas, grupos de bumba meu boi, danças tradicionais e atrações musicais.

Além do espetáculo cultural, o arraial contou com uma ampla estrutura preparada para receber os visitantes, incluindo praça de alimentação com cardápio variado, Vila Junina para visitação e registros fotográficos, estacionamento, banheiros, equipes de saúde, segurança reforçada e apoio de diversos órgãos municipais.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a apresentação do tradicional Boi de Nina Rodrigues. Com um repertório marcante, figurinos exuberantes e coreografias que encantaram o público, o grupo protagonizou um verdadeiro espetáculo de cores e tradição. Durante a apresentação, o prefeito Roberto Costa recebeu uma homenagem especial da presidente e fundadora do grupo, Concita Braga.

Ao entregar um chapéu de campeador ao gestor, símbolo de um dos personagens mais importantes do Bumba Meu Boi, Concita destacou a parceria e o compromisso com a cultura popular. “Mas o símbolo maior vem dos campeadores. Venho presenteá-lo com este chapéu para que você faça parte também deste grupo”, disse a presidente.

Outro momento de destaque foi a apresentação do Boi Unidos de Santa Fé, comandado pelo mestre Zé Olhinho, nome consagrado da cultura maranhense e uma das maiores referências do Bumba Meu Boi no estado. Fundador do tradicional grupo, o mestre saudou o público bacabalense e agradeceu ao prefeito Roberto Costa pelo incentivo à cultura popular. “Obrigado, Roberto Costa, pelo convite. É uma alegria estar em Bacabal junto com você, que faz a diferença na nossa cultura popular”, agradeceu.

A programação da última noite contou ainda com show da banda Letícia e Ruan, Bumba Meu Boi Esperança, do Projeto Vamos Criança, Junina Os Sapequinhas Show, Junina Os Penetras Show e da cantora Eva Gomes, garantindo animação do início ao fim da festa.

Ao fazer um balanço do evento, o prefeito Roberto Costa destacou o sucesso da programação e a participação popular durante os quatro dias de festa. “Chegamos ao final, último dia do nosso São João. Foram quatro dias de uma presença enorme do nosso público, que prestigiou mais de 30 grupos que se apresentaram aqui no nosso arraial. Além da cultura e da festividade, foi uma oportunidade para centenas de pais e mães de família, que vivem do comércio informal e que, através do nosso São João, garantiram uma renda para o sustento de suas famílias”, disse.

O gestor ressaltou ainda que o maior resultado do São João da Nova Bacabal foi proporcionar um ambiente de confraternização para as famílias e, ao mesmo tempo, gerar renda para centenas de trabalhadores do comércio informal.

“Para mim, o mais importante deste São João foi a confraternização do nosso povo, a presença de todas as famílias, nesse ambiente de muita alegria, tranquilidade e segurança, fazendo dessa festividade um grande momento da cultura de Bacabal. Está encerrando hoje, mas eu quero dizer que a estrutura vai continuar, porque teremos jogo do Brasil no dia 24, e essa estrutura estará aqui, com o telão, esperando vocês para torcermos juntos pelo Brasil”, finalizou.

O prefeito também anunciou a próxima grande programação festiva da cidade. Nos dias 25 e 26 de julho, o Centro Cultural receberá o Festival de Verão da Nova Bacabal, com dois dias de festa, música, lazer e entretenimento para toda a população.



ELEIÇÃO EM RORAIMA - PRA FLAVIO DINO RESOLVER


Ontem, domingo (21), o governador em exercício de Roraima, Soldado Sampaio (Republicanos) perdeu a eleição para o Governo do Estado para o ex-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), mas o resultado ainda está sub judice. O vencedor teve um pouco mais de 60% dos votos válidos, contra 35% do segundo colocado.

Apesar da derrota, o maranhense Soldado Sampaio pode se tornar ainda governador de Roraima, graças a uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.

A candidatura de Arthur Henrique foi indeferida por Dino, contrariando até uma decisão do TRE-RR, que entendeu que, como foi uma eleição inesperada pela cassação do governador, todos aqueles que deixaram cargos públicos até 24 horas após a cassação, poderiam disputar o pleito. No entanto, Dino decidiu que o prazo precisaria ser igual das eleições normais, entre três a seis meses antes da data do primeiro turno. Como Arthur Henrique só renunciou o cargo após a cassação, teve sua candidatura invalidada.

A defesa do vencedor do pleito defende que o ex-prefeito não tinha como prevê o resultado do julgamento, que culminou com a cassação do governador Antonio Denarium, e, por esse motivo, só renunciou ao cargo após a confirmação de novas eleições em Roraima.

Além do questionamento jurídico, Dino também foi criticado pelo fato de sua decisão ter beneficiado Soldado Sampaio, que foi seu colega de partido quando ambos estavam no PCdoB

JAQUES WAGNER, LULA E VORCARI, HÁ UM ELO?

A situação pode se complicar para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afinal em reportagem exclusiva, neste fim de semana, o Estado de São Paulo afirma mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, citam o senador Jaques Wagner (PT-BA) como possível intermediário para o envio de recados ao presidente Lula.

Os diálogos integram as investigações da Operação Compliance Zero e reforçam suspeitas sobre a relação entre integrantes do Banco Master e figuras influentes da política em todo o Brasil. Jacques Wagner, Líder do Governo Lula no Senado, foi o alvo principal de uma nova fase da operação conduzida pela Polícia Federal.

As mensagens confirmam que Vorcaro também tinha relação com o senador, teve encontros com ele e tinha acesso direto ao seu telefone celular.

A conversa que cita Lula foi mantida entre Vorcaro e um funcionário seu no Banco Master, Fernando Mascarenhas Filho, em 17 de julho de 2024. Nas mensagens, Vorcaro comemora ao receber a informação de que estava sendo citado como alguém próximo ao Governo Lula: “igual aos irmãos Batista”, uma referência aos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos do grupo J&F.

“Única coisa que falaram que somos próximos do governo, igual irmãos Batista são. O que é verdade rsrs”, escreveu Mascarenhas. Após compartilharem risadas, Vorcaro diz: “Isso aí é marketing pra nós. Manda pro Lula e pra base aliada”.

Em resposta, Mascarenhas Filho afirmou: “Vou mandar então pra tio Guiga e Jaques”. De acordo com a PF, Guiga seria o publicitário baiano Guilherme Sodré, considerado amigo muito próximo do senador petista e citado pela investigação com seu operador financeiro.

Na investigação, a PF apontou que Daniel Vorcaro também foi responsável por dar vantagens indevidas ao senador baiano em troca da sua atuação parlamentar em favor do Banco Master



SETE ESTADOS PEDEM REFORÇOS DA SEGURANÇA FEDERAL NAS ELEIÇÕES


Faltando menos de quatro meses para as eleições deste ano, os Tribunais Regionais Eleitorais de sete estados brasileiros já formalizaram pedidos de apoio logístico e de segurança das Forças Armadas.

Os estados querem reforçar a Segurança nas eleições no seu primeiro turno, que está previsto para ocorrer no dia 04 de outubro. A solicitação é um direito dos tribunais regionais, mas o pedido por si só não é suficiente para a autorização do envio de tropas federais.

Até o momento, o auxílio das tropas federais foi solicitado pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Roraima.

O processo começa com o mapeamento das vulnerabilidades locais feito por cada TRE. Na sequência, as solicitações são centralizadas e avaliadas pelo TSE, que através do Plenário da Corte Eleitoral vai autorizar ou não o envio das Forças Armadas.

Depois do aval da Justiça Eleitoral, o pedido ainda precisa ser encaminhado ao Presidente da República, que, se autorizar, aciona o Ministério da Defesa para o planejamento e a execução das operações militares