quarta-feira, 6 de novembro de 2013

DIOCESE DE BACABAL ORDENA SEUS PRIMEIROS DIÁCONOS PERMANENTES



No último dia 01 de novembro, Solenidade de Todos os Santos e aniversário de 45 anos da Diocese de Bacabal, foi celebrada no largo da Catedral de Santa Teresinha uma Missa solene para celebrar a ocasião. 

Se não bastassem todas as prerrogativas, esse dia tornou-se mais especial ainda pelo fato de ter-se ordenados Diáconos Permanentes 12 homens: Airton de Sousa Lima, Almir Alves de Sousa, Ariosvaldo Dias Neres, Antonio Alves de Sousa, Benevaldo de Castro dos Reis, Cecílio da Costa Frasão Filho, Gileno Soares Rocha, João Bosco de Melo e Silva, José Antonio Pereira, José Raimundo da Silva, Osvaldo de Amorim Corrêa e Ronaldo Batista Araújo, após 5 anos de formação na Escola Diaconal Santo Estêvão. Iniciada em 2008, receberam o ministério de Leitor no dia 1º de novembro de 2012 e o ministério de Acólito no dia 30 de maio de 2013, seguirão a vivência desse ministério, que pela primeira vez é realizado na Diocese, uma experiência que rendeu muitos frutos. Com o lema: “Estou no meio de vós, como aquele que serve (Lc 22,27)”, essa primeira turma de Diáconos Permanentes demonstrou o seu desejo de seguir o Mestre e Senhor e entregar suas vidas ao Senhor do Reino, buscando a santidade e esperando que a cada dia esta vivência se torne tão plena e autêntica que o ápice de todas as ações sejam o reflexo da vontade do Pai.


O Ministério do Diaconato


Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja latina restabeleceu o Diaconato “como grau próprio e permanente da hierarquia”, a passo que as igrejas do Oriente sempre o mantiveram. Esse Diaconato Permanente, que pode ser conferido a homens casados, constitui importante enriquecimento para a missão da Igreja. De fato, ser útil e apropriado que aqueles que cumprem na Igreja um ministério verdadeiramente diaconal, quer na vida litúrgica e pastoral, quer nas obras sociais e caritativas, “sejam corroborados e mais intimamente ligados ao altar pela imposição das mãos, tradição que nos vem desde os apóstolos. Destarte desempenharão mais eficazmente o seu ministério mediante a graça sacramental do diaconato”. (Informações Paróquia de Sant'Ana)

Do Blog do Sérgio Mathias

Nenhum comentário:

Postar um comentário