quarta-feira, 25 de setembro de 2013



Por Sergio Mathias

Agentes da Polícia Federal estão de volta a Bacabal para cumprirem Mandado de Busca e Apreensão nas residências de pelo menos quatro ex-integrantes da gestão municipal passada. Informações ainda não confirmadas dão conta que a ação tem relação com a sangria dos cofres públicos realizada no governo Raimundo Nonato Lisboa.

O caso também pode está relacionado as investigações que apuram a morte do jornalista Décio Sá, executado a tiros em 2012, que desmontaram um esquema milionário envolvendo uma quadrilha de agiotas e várias prefeituras maranhenses. De acordo com a Polícia e o Ministério Público, o bando montava empresas de fachada para vencer licitações direcionadas e utilizava ‘laranjas’, entre eles pessoas que já faleceram.

A quadrilha também agiu fornecendo medicamentos para os hospitais da cidade.

Documentos apreendidos na casa do chefe da quadrilha, Gláucio Alencar, mostram que ele usava pelo menos 35 empresas que teriam sido montadas só pra participar de esquemas desse tipo.

Segundo a polícia, 41 prefeituras estariam envolvidas nas fraudes (o nome de Bacabal aparece na relação). Alguns prefeitos, endividados, chegavam a assinar cheques em branco da prefeitura para pagar os agiotas ou preenchidos e endossados pelo prefeito para que os agiotas pudessem fazer os saques. O dinheiro saía direto de contas de programas federais – como o programa nacional de alimentação escolar (Pnae) e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Tudo levar a crer que a presença dos agentes federais hoje (25) em nosso município é resultado dessa investigação.


Aguardem maiores informações...
***********************************************************************
Do Blog do Louremar Fernandes

Josival Cavalcante da Silva, o Pacovan, foi levado par
a a sede da Polícia Federal. Agentes da PF cumpriram mandado de busca e apreensão na casa de Pacovan. A operação é resultado das informações repassadas pela polícia civil após a prisão dos agiotas preso pelo crime que tirou a vida do jornalista Décio Sá.




POLÍCIA FEDERAL CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO NA REGIÃO DO MEARIM

Delegado da PF colhe depoimento na casa de Gilberto Gomes em Bacabal. Conhecido como Gilberto do Banco do Brasil, por ser funcionário do BB. Ele é assessor direto do prefeito Zé Alberto Veloso. 
Delegados e agentes da Polícia Federal estão na cidade de Bacabal em municípios vizinhos. Eles cumprem mandados de prisão de pessoas envolvidas com agiotagem e com a Administração Pública.

Os alvos são pessoas ligadas à administração do ex-prefeito Lisboa. Um dos envolvidos, segundo o blog apurou, assessora também o atual prefeito Zé Alberto Veloso.

A operação realizada pela Polícia Federal é a ‘Usura II’, que tem o objetivo de investigar recursos públicos de prefeituras do Estado. A PF estima que R$ 7 milhões foram desviados através de uma rede de agiotagem. 
Daqui a poucos mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário