terça-feira, 29 de abril de 2014

ARTISTAS BACABALENSES QUEREM ARRAIAL NA PRAÇA SÃO JOSÉ


Bolo, um Imbroglio trapalão

José Clecio, Sec. de Cultura

Em clima de expectativa, muitos artistas locais, principalmente da música, esperam uma decisão do secretário municipal de cultura, José Clécio e do prefeito José Alberto Veloso, quanto a realização de um arraial municipal na praça São José, a praça do Bolo.

Dezenas de artistas são favoráveis a retirada do famoso bolo para que a praça ganhe mais espaço e o palco fique visível, pois o artefato, tanto enfeia como  inviabiliza a visualização de quem se apresenta.

Maestro Victor Paraiba

É notório que irá aparecer quem seja contra, mas, uma coisa tão insignificante e tão  inútil, tudo em nome da tradição, não pode se perpetuar em detrimento a outros fins, principalmente os culturais. O maestro, professor e diretor da escola de música Santa Cecília tem uma opinião formada sobre a retirada do bolo e a realização de um arraial na praça. “Se querem continuar com a tradição, tudo bem, quebrem aquele que está lá e façam um palco em formato de bolo pois com a viabilidade, centralização e todos os atributos que a praça tem,  um arraial ali seria de relevante importância para Bacabal e para seus artistas “afirma o maestro Victor Paraiba.


Cantor e compositor Perboire
A simbologia “bolo”, ao ponto de vista tradição, pode até significar alguma coisa para o apelido da praça, mas a olhos nus, é um amontoado de pedra e cimento que vandalizado, já virou canteiro de oportunistas gramíneas (capim), local de pichação,  o que pode ser constatado com um simples olhar. “Nós, artistas, precisamos de um espaço aconchegante para nossos shows, nossas apresentações e a praça São José é o melhor que temos, isso pela sua estrutura e sua localização”, diz o cantor e compositor Perboire Ribeiro.

Na matéria postada por esse blog, no domingo passado, 27/4, PRAÇA SÃO JOSÉ NA PAUTA DO SÃO JOÃO - SEM O BOLO, um leitor anônimo, comentou: “Olha Zé Lopes, é com grande insatisfação que leio esta matéria. Por mais que aquele bolo atrapalhe uma comemoração de alguns dias, ou supostas apresentações é preciso que se leve em conta que a cidade é detentora de três grandes espaços para se idealizar eventos de grande porte, como no caso as festanças juninas. A praça conhecida por Do Bolo, já faz parte da memória

Palco inativo
arqueológica do município, é de indignar a postura de uma minoria em querer tornar essa praça um clube. Agora não sei se por trás de tal fato, derrubar o bolo, se esconde mais uma falcatrua para economizar dinheiro para que assim não se gaste muito estruturando o Centro Cultural. A praça tem sim seus atributos e contribuições para a prática de manifestações culturais. Reafirmo, a intenção do projeto da praça em questão não foi feito para acatar grandes eventos. Por que não reestruturar a praça Cleomenes falcão? Que hoje abriga latas de brinquedo? Circos? Isso é inadmissível!!!!

O que se conclui no comentário do  anônimo, é um certo ar de revolta, não pela otimização da praça, mas pelo lado político, o que não representa a luta dos artistas. Já que ele leu com insatisfação a matéria, poderia muito bem encabeçar um movimento a favor da otimização de outras praças que ele mesmo citou. Os artistas agradeceriam. Quem visita a praça São José, pode constatar a sua depredação, tudo quebrado, enferrujado, escuro, pichado, pista de skate, abrigo de desocupados, quadra de futebol, coisas que não condizem com o seu objetivo. Que romantismo é esse?

Músico Antônio Carlos

O músico, compositor e cantor Antônio Carlos, também vê com bons olhos, a retirada do bolo e a realização de um arraial municipal na praça:”É um excelente lugar para as manifestações culturais, é um espaço bem centralizado e com tudo que um artista precisa para se apresentar. Espero que o secretário José Clécio e o prefeito José Alberto, se sensibilizem e fiquem do lado dos artistas, pois só assim teremos, realmente, uma cultura com visibilidade e forte, pois para isso, o que falta é espaço adequado e a praça sem o bolo é um” declara Antônio Carlos.


Empresária Janete

Já para a comerciante Janete Waléria, o arraial municipal fica bem melhor na enormidade da avenida de acesso, pois para o seu tipo de negócio, venda de comida típica, é mais viável que a praça do Bolo.


O certo é que esse “bolo” literalmente generalizado, ainda vai dar muito bolo e a classe artística já prepara um documento com assinaturas, para que a praça São José sofra modificações e se adeqüe ao moderno, virando realmente, um espaço para que nossos artistas possam mostrar sua arte. 
Bolo pichado, quebrado, canteiro de capim









Nenhum comentário:

Postar um comentário