terça-feira, 29 de abril de 2014

WORKSHOP SOBRE EDITAL DE CONTRATAÇÃO ARTÍSTICA DO SÃO JOÃO EM SÃO LUIS, TERMINA EM FUÁ




O Workshop  que seria uma orientação para tirar dúvidas sobre o Edital Nº06/2014. terminou em confusão
Acontecido ontem, segunda feira,  as 15h, no auditório do Prédio de Arquitetura da UEMA, um grande numero de artistas, proprietários e diretores  de manifestações culturais, foram de encontro a alguns itens do edital e logo formou-se a confusão.
Moraes tenta acalmar os mais exaltados

Depois das técnicas  explicarem a primeira parte do edital e abrir para as  perguntas, tudo foi mal interpretado, logo muitos quiseram dissertar sobre orçamento, o que não estava em pauta e quanto mais os técnicos tentavam explicar, mais os ânimos se exaltaram e com muita zoada, todos levantaram e esvaziaram o auditório.
O diretor de programação do município, Moraes, explicou que o edital estava pronto e quem ali estava, era para ouvir explicações de como proceder para cumpri-lo.  
             
 O EDITAL
Auditório lotado
De acordo com o edital, poderão se inscrever espetáculos artísticos de grupos e manifestações da cultura popular (grupos de bumba-meu-boi, tambor de crioula, danças, grupos alternativos, grupos mirins de cultura popular), propostas de shows musicais e forró pé de serra, espetáculos cênicos (teatro, contação de história, intervenções artísticas), que já tenham apresentações prontas para o período junino, obedecendo ao critério de 60 minutos de duração máxima de cada espetáculo.
“A abertura de contratação de propostas artísticas para além dos grupos tradicionais, como é o caso dos espetáculos cênicos e shows musicais, é, por exemplo, uma das propostas de montar programação mais ampla e diversificada, que vai atender a alguns espaços previstos no Arraial destinado a atividades lúdicas”, complementou.
Participante exaltada
Cada proponente deverá organizar um material que inclui portfólio ou currículo artístico que inclua notícias e fotos sobre o grupo, texto descrevendo a história e relevância do grupo para a cultura maranhense, CD ou DVD com algum registro, repertório musical coerente com as propostas de show musical ou apresentações de bandas de forró pé de serra, entre outros requisitos que constam no edital.
O período de inscrição vai de 22 de abril a 16 de maio, das 13h às 19h (segunda à quinta), e das 8h às 14h (sexta-feira), na sede da Func, localizada na Rua Isaac Martins, s/n, Centro. O edital completo está disponível no Blog da Fundação, pelo endereço: http://www.funcsl.wordpress.com.
São João 2014 – Este ano, o São João tem como objetivo continuar o trabalho em torno da festa e cultura popular, ampliando a sua forma de realização e fomentando as tradições populares, sem perder de vista os aspectos contemporâneos das culturas. No ano da Copa, o arraial promovido pela Prefeitura pretende atrair visitantes do Brasil inteiro, a partir do tema “São João de São Luís – O Arraial do Brasil é Aqui”.
Novamente a Praça Maria Aragão concentrará parte da programação, onde será montado o arraial “Terreiro da Maria”, com barracas de alimentação, artesanato, institucionais e espaço para atividades lúdicas, brincadeiras, oficinas populares e contação de histórias, além de outras atividades que vão integrar o arraial.
O evento acontecerá no período de 13 a 29 de junho, com 350 apresentações juninas que serão contratadas por meio do edital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário