sexta-feira, 1 de abril de 2016

GIRO GERAL

EdivaldoJuniorEDIVALDO VENCE PREMIO “PREFEITO EMPREENDEDOR”

O prefeito Edivaldo foi um dos vencedores da IX edição do prêmio Prefeito Empreendedor 2015. A premiação, realizada pelo Sebrae, já está em sua 9ª edição e premia gestores municipais cujas práticas inovadoras estimulem o empreendedorismo, fomentando a geração de emprego e renda nas cidades que administram. O prefeito Edivaldo conquistou a premiação na categoria “Pequenos Negócios no Campo”. A solenidade de premiação dos gestores foi realizada no centro de convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma).
O projeto “Fomento aos negócios do Campo”, inscrito pela Prefeitura de São Luís para participar do prêmio, está inserido no contexto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), de iniciativa do governo federal e executado pela Prefeitura de São Luís, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa) e em articulação com as secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).
O PAA já contabiliza cerca de 300 agricultores e 30 mil pessoas beneficiadas. A compra, por parte do governo, dos produtos da agricultura familiar, tem o objetivo de gerar emprego, renda e estimular o empreendedorismo na zona rural de São Luís, ao mesmo tempo em que beneficia famílias de baixa renda com o acesso à alimentação saudável.
O prefeito Edivaldo atribuiu a conquista ao esforço de sua equipe de governo e disse que a premiação, na verdade, pertence ao povo de São Luís. “Este é um projeto ousado, que enxergou no pequeno agricultor uma forma de desenvolvimento para a zona rural da nossa cidade. O reconhecimento do sucesso desta nossa iniciativa é uma conquista não da pessoa do prefeito Edivaldo, mas sim de todos os milhares de pessoas que já foram beneficiadas por esse projeto”, disse Edivaldo.
***********************************************************************
edivaldonovinhaCENARIO ELEITORAL FAVORAVEL A EDVALDO JUNIOR

A coluna Estado Maior desta sexta-feira (1º), fez um levantamento interessante sobre a quantidade de pré-candidatos à Prefeitura de São Luís em 2016. O levantamento aponta até 14 pré-candidatos, mas a expectativa é que pelo menos dez disputem as eleições.
O número deve repetir as eleições de 1992, quando, pela quantidade de candidatos, praticamente não existiram coligações na disputa eleitoral daquele ano e culminou com a eleição de Conceição Andrade a prefeita de São Luís.
Neste ano, além do prefeito Edivaldo Júnior (PDT) que busca a reeleição, existem 13 interessados. As três legendas da “ultra-esquerda” – PSTU, PSOL e PCB – que, tradicionalmente, lançam nomes ao pleito. Além desses, também se lançaram pré-candidatos Eliziane Gama (PPS), Wellington do Curso (PP), Rose Sales (PMB) e João Bentivi (PHS).
Outros três grandes partidos – PMDB, PSDB e PSB – possuem pelo menos dois pré-candidatos e devem participar da disputa eleitoral com cabeça de chapa.
O cenário eleitoral apresentado hoje é amplamente favorável a Edivaldo, afinal a grande quantidade de candidatos deve beneficiar a eventual reeleição do prefeito. Além disso, Edivaldo segue bem articulado e com no mínimo dez partidos ao seu lado, sendo que esse número deve aumentar nas próximas semanas com o embarque de duas grandes legendas no Governo Edivaldo.
Com essas articulações e com essas quantidades de pré-candidatos, Edivaldo também deve assegurar algo em torno de 50% do horário gratuito da propaganda eleitoral no rádio e na TV.
Esse é o atual cenário político eleitoral em São Luís, sem tirar e nem pôr.
************************************************************************,
GilCutrimGIL CUTRIM, SERÁ UM DOS COORFDENADFORES DO PDT EM  SÃO LUIS
O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, será um dos coordenadores do PDT nas eleições municipais deste ano na Grande Ilha de São Luís.
Cutrim, juntamente com outros membros do diretório estadual, tem como missão contribuir com a organização da sigla visando fortalece-la, cada vez mais, elegendo, inclusive, considerável número de candidatos ao cargo de vereador, por exemplo.
“Foi com muita honra que aceitei o convite. Agradeço o apoio e confiança dos companheiros de partido, em especial do deputado federal e presidente do diretório regional, Weverton Rocha”, afirmou o prefeito ribamarense.
Em praticamente todos os municípios, o PDT, de acordo com Cutrim, já fechou questão quanto ao seu apoio aos candidatos a cargos majoritários.
Em São José de Ribamar, onde possui quatro vereadores de mandato com amplas chances de reeleição, a sigla apoia a pré-candidatura do tucano e ex-prefeito, Luis Fernando Silva.
Na Raposa, o PDT estará no palanque da jovem Talita Laci, do PC do B. Em Paço do Lumiar, o partido integra a administração do atual prefeito, Josemar Sobreiro (PSDB), e seguirá com o mesmo no seu projeto de reeleição.
Em São Luís, a legenda terá como candidato próprio o atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
Em municípios próximos da Ilha, o partido também estará engajada no processo eleitoral, como é o caso de Bacabeira, onde apoiará a reeleição de Alan Linhares (PC do B).
“O PDT é um dos partidos que mais vem crescendo no Maranhão. Iremos, nestas eleições, marcar posicionamento firme em todas as regiões do estado elegendo candidatos a prefeito e um expressivo número de vereadores”, finalizou Gil Cutrim.
******************************************************************************
litiaMINISTÉRIO PÚBLICO ENTRA COM AÇÃO CONTRA REAJUSTE DE TARIFAS

A 2ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Consumidor ingressou, nesta sexta-feira (1º) com uma Ação Civil Pública contra o Município de São Luís e o Estado do Maranhão, na qual requer a suspensão do aumento de tarifas dos transportes urbanos e semiurbanos de São Luís e região metropolitana. Os reajustes, que chegam a 15,78%, começaram a vigorar em 25 de março.
Na ação, a promotora de justiça Lítia Teresa Costa Cavalcanti ressalta que a situação dos transportes em São Luís vem sendo acompanhada pelo Ministério Público desde 2010. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), inclusive, foi firmado entre a Promotoria e a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em 2011, com três aditivos posteriores.
O documento previa, entre outros pontos, a concessão do serviço de transporte coletivo por meio de licitação, a redução do Imposto Sobre Serviço (ISS) de 5% para 1%, a contratação de empresa especializada em identificação biométrica de passageiros e o combate aos veículos clandestinos.
O não cumprimento das cláusulas do termo levou o Ministério Público a executar judicialmente o TAC. Apesar da existência de decisão judicial determinando o cumprimento das obrigações, a Prefeitura não tomou as medidas necessárias.
“O Município de São Luís não priorizou o transporte coletivo como política de governo, adotando apenas medidas cíclicas e paliativas”, avalia, na ação, Lítia Cavalcanti.
********************************************************************************
Antônio-Cândido-RibeiroPREFEITO DE SASNTA RITA É ACIONASDO POR IMPROBIDADE

Devido a fraudes em um procedimento licitatório, o Ministério Público do Maranhão ajuizou, Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito do município de Santa Rita, Antônio Cândido Ribeiro, a empresa BFX Construções e Comércio LTDA, o empresário Gérnedes Getúlio Brito Targino e a funcionária municipal Josivânia Serra.

A manifestação ministerial foi formulada pela promotora de justiça Karine Guará Brusaca Pereira, da Comarca de Santa Rita.
Consta nos autos que a administração ministerial celebrou convênio, em 7 de janeiro de 2014, com o Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, para a construção de uma ponte de concreto e metal sobre o Rio Itapecuru, que banha o município, interligando o povoado de Areias e o de Porto Alegre. O convênio previa o repasse de R$ 4.882.296,34.
O aviso de licitação (edital de concorrência) foi publicado no Diário Oficial, em 17 de janeiro de 2014. A sessão pública ocorreu no dia 21 de fevereiro de 2014, tendo saído vencedora a empresa BFX Construções e Comércio LTDA.
Na avaliação do Ministério Público do Maranhão, a empresa vencedora já estava previamente definida pelo prefeito e demais requeridos, porque, durante as investigações, foi atestado que não houve publicação do edital de concorrência em jornal de grande circulação, conforme exige a legislação. “Este fato frustra indubitavelmente o caráter competitivo do certame por não atender ao princípio da publicidade em sua integralidade. A desobediência a tal princípio gerou clara situação de desvantagem ao ente público”, afirmou, na ação, a promotora de justiça.
*************************************************************************
wellingtonWELLINGTON DO CURSO VAI COMEÇANDO A CONHECER WALDIR MARANHAO
O deputado estadual Wellington do Curso, que vai se destacando no seu primeiro mandato como parlamentar, infelizmente parece não ter feito uma escolha indo para o PP, do enrolado vice-presidente da Câmara Federal, Waldir Maranhão.
 
Wellington do Curso deseja disputar a Prefeitura de São Luís e por esse motivo deixou o partido que se elegeu, o PPS, pois a legenda preferiu apostar na volta de quem lhe abandonou, a deputada federal Eliziane Gama, do que apostar em Wellington.
Entretanto, Wellington do Curso vai começar a conhecer Waldir Maranhão, presidente do PP no Estado, e muito provavelmente se arrepender da escolha que fez. A edição desta sexta-feira (01), do Jornal O Estado do Maranhão, já apresenta o primeiro grande baque que sofrerá Wellington.
Os dois vereadores de São Luís do PP – Manoel Rego e Francisco Chaguinhas, por mais absurdo que possa parecer, vão apoiar a pré-candidatura de Eliziane Gama (PPS) para a Prefeitura de São Luís.
Os dois vereadores pediram ao comando partidário liberação para continuar apoiando Gama, em vez de seguir com o nome do próprio PP. Segundo o vereador Manoel Rego, a autorização foi concedia.
“Uma das soluções era nós dois deixarmos o PP. Mas isso não ocorrerá. Nós vamos ficar no PP, mas fomos autorizados a votar na Eliziane Gama”, declarou.
Francisco Chaguinhas também comentou a situação. Ele disse que foi levado a apoiar Eliziane pelo próprio Waldir Maranhão, sugeriu ainda que Wellington do Curso não tem “densidade eleitoral” e criticou o fato de não haver sido comunicado da decisão do partido.
“Foi o deputado Waldir quem me apresentou a Eliziane. Eu tenho um trabalho aqui na minha região e já trouxe ela para olhar. Além disso, eu preciso de um candidato a prefeito com densidade eleitoral para poder fazer a campanha. Eu abandonei o Edivaldo a um ano e pouco e, de repente, não fui nem comunicado, e chega o Wellington do Curso”, declarou.
Definitivamente Wellington do Curso está começando a conhecer Waldir Maranhão e pelo visto se arrependendo da escolha que fez.
***********************************************************************PTN TERÁNOVOCOMANDO NO MARANHÇAO A PARTIR DE AMANHÁ
ptnO novo diretório estadual do Partido Trabalhista Nacional (PTN) no Maranhão, que será presidido pela prefeita e ex-deputada Maura Jorge, será empossado neste sábado (2), às 9hs, em ato que acontecerá no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa. O evento contará com a participação de líderes nacionais da legenda, entre eles os deputados Aluisio Mendes e Renata Abreu (vice-presidente do PTN), e de todas as regiões do estado.
 
“O PTN é um dos partidos que mais cresce no Brasil. Na Câmara Federal, a nossa bancada aumentou de quatro para 13 deputados. O nosso partido obteve um crescimento superior a 200% no período da janela partidária. Juntos, continuaremos fortalecendo as bandeiras trabalhistas em todo o Brasil, e no Maranhão, em especial”, enfatizou Aluisio Mendes, que foi o responsável pelo ingresso de novas lideranças políticas no PTN, tanto na Câmara Federal quanto no Maranhão.
Atendendo a convite de Aluisio Mendes, Maura Jorge assumirá a presidência do diretório estadual do PTN com a missão de promover o crescimento e o fortalecimento do partido no estado. “Teremos, com certeza, forte participação já nas eleições municipais deste ano no Maranhão, e estaremos ainda mais fortalecidos para a disputa eleitoral de 2018”, ressaltou Mendes.
Reconhecido como símbolo da luta por uma política limpa e que representa exemplarmente os ideais democráticos da população, o PTN tem 70 anos de existência no Brasil. A ideologia e as ações do PTN estão voltadas para eleição de candidatos que possuam propostas políticas sérias, inovadoras e comprometidas com o bem estar do cidadão.
*********************************************************************
DEPUTADO JOÃO MARFCELO INTEGRA COMISSAO DA CAMARA FEDERAL QUE INVESTIGARÁ DIRIGENTES DA FIFA E CBF

O Deputado Federal João Marcelo de Souza (PMDB-MA) é membro titular da CPI- Comissão Parlamentar de Inquérito - instalada na última terça-feira (3) em Brasília, para investigar denúncias envolvendo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e FIFA.

Serão investigados nessa CPI sete dirigentes da FIFA e os ex-presidentes da CBF José Maria Marin, que cumpre prisão domiciliar nos EUA, Ricardo Teixeira, além do presidente licenciado da entidade, Marco Polo Del Nero. Entre as acusações estão denúncias de crimes como fraude, suborno e formação de quadrilha.

A CPI instalada pela Câmara dos Deputados conta com 28 deputados, e tem Laudívio Carvalho (SD-MG) como Presidente e o deputado Fernando Monteiro (PP-PE) como relator.
]
Para o deputado maranhense João Marcelo essa é uma pauta importante, e que merece muita atenção: "O brasileiro tem o futebol como paixão nacional. É importante que as entidades que são a representação máxima desse esporte ajam com integridade e respeito aos torcedores. Considero essencial e urgente essa investigação", afirmou.
*********************************************************************
DEPUTADO ROBERTO COSTA HOMENAGEIA CRIANÇAS MORTAS ELETROCUTADAS

Consternado, o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) solicitou um minuto de silêncio no plenário da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (31) em homenagem póstuma às três crianças vítimas da tragédia ocorrida na tarde da última quarta-feira (30) e que comoveu toda a população de Bacabal.

“Solicitei 1 minuto de silêncio, na sessão de hoje, em memória às crianças que morreram eletrocutadas no bairro Vila das Almas, em Bacabal. Aos familiares das crianças Victor Tiago, de 6 anos, David José, de 8 anos e José Armando, de 11 anos, meus sinceros sentimentos. A cidade de Bacabal está consternada com essa tragédia e meu coração está dilacerado com essa dor”, disse o parlamentar. “Foi uma notícia que abalou a cidade de Bacabal e comoveu toda a população, que ajudou no apoio às famílias. Foi um momento de muita tristeza para a cidade de Bacabal e para a população. Serve também para que a gente possa refletir e chamar atenção para a situação. A forma irresponsável como foi colocada a cerca acabou por tirar a vida de três crianças. Que sirva de exemplo para que a gente possa evitar essas tragédias”, finalizou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário